Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

02/05/2013 – Surto de Febre Tifoide atinge 144 pessoas em Kabwe (Zâmbia)
Resumo: Em Zâmbia, ao menos 144 pessoas foram diagnosticadas com Febre Tifoide na localidade de Chindwin, em Kabwe – município localizado na região central do país. A notícia foi divulgada pelo chefe do Departamento de Saúde do município, Abel Kabalo, em entrevista à agência de notícias Zambia Daily Mail. Segundo o gestor, a principal suspeita é a de contaminação dos reservatórios de água, cujas amostras foram encaminhadas para análise laboratorial. Durante a entrevista, Kabalo pediu aos moradores de Chindwin que redobrem a atenção em relação às medidas de higiene, sobretudo, quanto ao preparo da água para o consumo.
03/05/2013 – Arábia Saudita notifica mais três casos de infecção pelo Novo Coronavírus
Resumo: Segundo a Organização Mundial de Saúde (MS), mais três casos de infecção pelo Novo Coronavírus (nCoV) foram detectados ao longo da semana, na Arábia Saudita. A notícia foi divulgada na última sexta-feira (03/05), dois dias após a confirmação de cinco mortes associadas à doença no país. De acordo com as primeiras informações, dois destes três novos casos poderiam ser da mesma família. Desde que foi detectada pela primeira vez, em meados de 2012, a nova cepa viral já infectou 27 casos no país, incluindo 16 óbitos. O nCoV é similar ao vírus que causou a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na China em 2003, a qual resultou na morte de mais de 800 pessoas, gerando um alerta sanitário em escala mundial.
04/05/2013 – México confirma quinta morte por Febre Maculosa no país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde mexicano confirmou a quinta morte por Febre Maculosa no país, neste ano. A vítima é uma menina de oito anos, moradora de San Pedro de las Colonias, no estado de Coahuila – norte do país. O óbito ocorreu no final do mês passado, porém os laudos dos exames ficaram pronto somente neste fim de semana. Além deste, outro caso foi confirmado entre um morador de Parras de la Fuente, o que totaliza 34 confirmações em Coahuila. Os laudos divulgados neste fim de semana foram emitidos pelo Instituto Nacional de Diagnóstico e Referência Epidemiológica (Indre, sigla em espanhol), onde as amostras haviam sido encaminhadas.
04/05/2013 – Aplicativo descreve perfil epidemiológico da Febre Q na Espanha ao longo dos últimos anos
Resumo: Recentemente, o aplicativo on-line de atualização de agravos circulantes no mundo, conhecido como Guideon®, descreveu em sua página na internet o perfil epidemiológico da Febre Q na Espanha ao longo dos últimos anos. Durante a análise, constatou-se que os primeiros casos da doença no país foram relatados em 1950. Por outro lado, a maior incidência do agravo é registrada na Região Basca e em Navarra, as quais respondem por 60% das Pneumonias adquiridas na comunidade. Desde o início da década de 80, pelo menos seis notáveis surtos foram registrados na Espanha, sendo o último no ano passado, em um rebanho de ovelhas.
05/05/2013 – MS colombiano fortalece vigilância após surto de Raiva Bovina em Bolívar
Resumo: No fim de semana, o Ministério da Saúde (MS) colombiano emitiu um alerta aos municípios localizados na Região Sul do Estado de Bolívar, cobrando o fortalecimento das ações de Vigilância da Raiva, após a detecção de um surto em rebanhos (bovinos) de uma propriedade local. Segundo Orlando Paz Cañadas, médico veterinário do Programa de Zoonoses do MS, o surto ocorreu em uma fazenda situada no município de san Juan Nepomuceno – Região de Montes de Maria. De acordo com a nota, os municípios que devem redobrar a atenção são: Mahates, Arroyo Hondo, San Jacinto, Lula, María la Baja, Arjona e San Juan Nepomuceno. Como medida preventiva, o MS da Saúde está convocando os proprietários de cães e gatos, além dos agricultores do município, a vacinar seus animais, tendo em vista a prevenção de novos casos.
05/05/2013 – Detectado caso suspeito de Leptospirose em Uberaba (MG)
Resumo: Nesta semana, mais um caso suspeito de Leptospirose foi detectado em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Trata-se de um morador do bairro Amoroso Costa, o qual permanece internado em estado grave na UTI do Hospital Universitário de Uberaba (HU). “O caso dever ser encarado como suspeita, até mesmo porque temos que aguardar o retorno dos exames realizados e exigidos pelos órgãos governamentais, porém, os resultados podem demorar até um mês para serem divulgados”, afirmou a Drª Daniele Borges Maciel, infectologista do HU. Equipes de Saúde do Departamento de Zoonoses já foram enviadas ao local para proceder as ações de investigação e controle da doença, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
06/05/2013 – Surto de Febre Tifoide atinge aldeia na costa oeste da Índia
Resumo: Na última quinzena, pelo menos 25 pessoas foram diagnosticadas com Febre Tifoide na aldeia de Jamnagar, localizada na costa oeste da Índia – Estado de Gujarat. Dentre o total de infectados, estão incluídas 12 crianças. Ao mesmo tempo, autoridades sanitárias locais denunciaram a precariedade nas condições de higiene da região, onde há um deposito com mais de 200 toneladas de lixo oriundo de diversas partes da cidade de Dhunvav. O local fica a menos de um quilômetro do famoso Santuária dos Pássaros Khijadia, considerada área de preservação ambiental. Ao menos cinco pessoas infectadas permanecem hospitalizadas.
06/05/2013 – Paquistão registra primeiro caso de Pólio em zonas tribais após ameaça do talibã
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde paquistanesas registraram o primeiro caso de Poliomielite deste ano nas zonas tribais situadas no noroeste do país. Esta foi a primeira notificação após a onda de atentados e ameaças do talibã contra equipes de vacinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que atuam na região, perpetrados no final do ano passado. “O caso foi detectado em Waziristão do Norte, onde em junho do ano passado os vacinadores tiveram o acesso proibido. É o primeiro caso desde que suspendemos a campanha no ano passado”, afirmou Elias Durry, coordenador da campanha de vacinação da OMS no país. Waziristão do Norte é um dos sete distritos tribais semiautônomos do noroeste paquistanês, na fronteira com o Afeganistão, que serve de refúgio ao grupo fundamentalista islâmico talibã e outros grupos vinculados a Al-Qaeda. Ao longo dos últimos anos, estes grupos vêm repudiando as práticas de vacinação acreditando que esta seria capaz de provocar infertilidade, sendo imprópria para os muçulmanos. O Paquistão é um dos três países onde a Poliomielite ainda é endêmica – Nigéria e Afeganistão completam a lista.
06/05/2013 – Santa Catarina já registra 13 casos de Influenza neste ano
Resumo: Desde o início do ano, a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) registrou 13 casos confirmados de Influenza. Segundo o gerente de imunopreveníveis, Eduardo Macario, foram confirmados 05 casos de Influenza A H1N1, 06 de Influenza A H3N2 e 02 de Influenza B. Nesta segunda-feira (06/05), confirmação de um caso em Joinville, no nordeste do Estado, foi divulgada pelas autoridades de saúde catarinenses. A vítima é uma mulher de 56 anos, portadora de doença crônica – Diabetes Mellitus e problemas cardiovasculares -, a qual permanece internada em estado grave na UTI do Hospital Municipal São José.
07/05/2013 – Jundiaí (SP) confirma primeira morte do ano por Gripe A H1N1
Resumo: Nesta segunda-feira (06/05), a Secretaria de Saúde de Jundiaí, no interior paulista, confirmou a primeira morte do ano por Gripe A H1N1 no município. A vítima foi um homem de 32 anos, portador de doença crônica, conforme informou o diretor de Vigilância em Saúde de Jundiaí, José Luiz Francischinelli. Diante do ocorrido, a prefeitura reforçou a campanha de vacinação, iniciada no dia 15 de abril e que foi prorrogada até o próximo dia 10/05. Neste ano, o município contabiliza duas confirmações de infecção pela cepa viral H1N1. Além disso, outros três casos estão sendo investigados. No ano passado, foram registrados cinco casos positivos em Jundiaí, incluindo um óbito.
07/05/2013 – China contabiliza mais quatro mortes causadas pelo vírus Influenza H7N9
Resumo: Nesta segunda-feira (06/05), autoridades de saúde chinesas confirmaram mais quatro mortes provocadas pelo Vírus Influenza H7N9. Até agora, o país já contabiliza 129 casos, incluindo 31 óbitos. Dentre as mortes confirmadas nesta semana, duas ocorreram na província de Jiangsu, no leste; uma em Zhejiang, também no leste; e outra em Anhui, na região central do país. Segundo a OMS, até o momento não existe nenhuma evidência de que a cepa viral seja transmitida entre humanos. Todavia, cerca de 40% das pessoas infectadas não referiram contato com aves, segundo ressaltou a entidade.
07/05/2013 – Pesquisa traça evolução do DENV-2 no país
Resumo: Visando mapear a diversidade filogenética e filogeográfica do sorotipo viral 2 da Dengue (DENV-2), ou seja, seu caminho histórico evolutivo trilhado em diferentes regiões do país, pesquisadores realizaram o sequenciamento completo de 12 amostras de pacientes atendidos em São José do Rio Preto (SP) – no interior paulista -, durante a epidemia de 2008. Os achados foram comparados com bancos de dados genéticos da Dengue do Brasil e do mundo. A pesquisa foi coordenada por Mauricio Lacerda Nogueira, do Laboratório de Pesquisas em Virologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O trabalho foi publicado recentemente na revista científica PloS One, podendo ser acesso através do segundo link abaixo.
07/05/2013 – Cingapura registra aumento dos casos de Chikungunya
Resumo: Em Cingapura, autoridades de saúde lançaram um alerta sanitário diante do aumento do número de casos de Chikungunya no país, verificado desde o início do ano. Até o momento, mais de 100 pessoas foram infectadas pelo vírus, número que supera exorbitantemente a média anual de 12 a 26 casos, registrada nos últimos três anos. A maioria dos casos foi detectada na região de Kranji-Sungei Kadut, considerada o epicentro do surto. No entanto, um novo foco da doença foi detectado na região de Bukit Timah, ao sul do país.
07/05/2013 – SESPA promove curso de capacitação para investigação de DTHA
Resumo: No Pará, cerca de 50 profissionais das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental de diversos municípios participam, nesta semana, do curso de capacitação para investigação de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). O objetivo é capacitar os profissionais para detectar, investigar e adotar medidas de controle adequadas e oportunas durante a ocorrência de surtos DTHA. O evento é promovido pela Divisão de Alimentos do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), e acontece até sexta-feira (10/05) no auditório do Laboratório Central do Estado (LACEN-PA).
07/05/2013 – Indonésia detecta 165 casos de Chikungunya no leste de Jacarta
Resumo: Na Indonésia, autoridades de saúde já detectaram 165 casos de Chikungunya este ano no leste de Jacarta, principal cidade do país, localizada na ilha de Java. Até o momento, nenhum óbito foi atribuído ao agravo. De acordo com o Departamento de Saúde local, os distritos mais atingidos foram: Makasar (25 casos), Pondokkopi (24 casos) e Cakungbarat (22 casos). Em resposta, as autoridades sanitárias intensificaram a campanha de prevenção e controle do mosquito transmissor junto à população.
08/05/2013 – Autoridades de saúde norte-americanas investigam surto de gastroenterite por E. coli O157:H7 no Texas
Resumo: Em Brazos, condado localizado no estado norte-americano do Texas, autoridades de saúde estão investigando um surto de gastroenterite por E. coli sorotipo O157:H7. Segundo o diretor do Departamento de Saúde local, Dr° Eric Wilke, ainda não foi possível identificar uma fonte comum de contaminação entre os cinco casos confirmados. No total, 08 casos foram notificados, sendo 06 adultos e 02 crianças menores de cinco anos, as quais permanecem internadas no Hospital Infantil do Texas, em Houston.
08/05/2013 – Cabinda enfrenta surto de Cólera desde o final de abril (Angola)
Resumo: Em Cabinda, província angolana situada na costa leste da República Democrática do Congo, autoridades de saúde registraram 89 casos de Cólera desde o final do mês passado. As informações foram divulgadas pelo Secretário de Saúde da província, Carlos Zeca, em entrevista à agência de notícias Angop. Ainda segundo o gestor, pelo menos seis mortes ocorreram na localidade em decorrência do agravo. Ao menos 15 pessoas permanecem internadas no Hospital Vinte e Oito de Agosto, diagnosticadas com a doença.
08/05/2013 – Japão já registra mais de 5,4 mil casos de Rubéola neste ano
Resumo: A epidemia de Rubéola que atinge o Japão parece não dar sinais de que está chegando ao fim. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 5.442 casos em todo o país, o que representa um aumento de 34 vezes em relação ao total de notificações do ano passado. Segundo relatório do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, desde o início de abril, as autoridades de saúde japonesas têm registrado mais de 500 casos novos por semana. Quase 90% dos infectados estão incluídos na faixa etária acima dos 20 anos, a maioria homens entre 20 e 40 anos e mulheres em torno dos 20 anos. Diante desta situação, o Ministério da Saúde japonês fez um alerta geral pedindo total atenção, sobretudo, com as gestantes. Além disso, o órgão está convocando a população adulta para comparecer às unidades de saúde para tomar a vacina.
08/05/2013 – Autoridades de Saúde venezuelanas investigam surto de H1N1 em clínica privada no noroeste do país
Resumo: Em Santiago de los Caballeros de Mérida, cidade localizada no noroeste da Venezuela, autoridades de saúde investigam um surto de Gripe A H1N1 em uma clínica privada. Segundo informações do Secretário Municipal de Saúde, Luis Martinez, pelo menos 31 casos foram detectados, a maioria dos quais são funcionários da instituição. Até agora, nove casos foram confirmados, sendo 08 adultos e 01 criança. Do total, 04 casos suspeitos permanecem sob investigação e 18 casos testaram negativo para Gripe.
08/05/2013 – Hospital no sul do Malawi notifica mais de 30 mil casos de Febre Tifoide
Resumo: Em Blantyre, município localizado no sul do Malawi, autoridades de saúde vêm registrando um surto de Febre Tifoide desde o começo do ano. Segundo o diretor do Hospital Central Rainha Elizabeth (popularmente conhecido como “qech”), Dr° Andrew Gonani, foram diagnosticados mais de 30 mil casos pela instituição, desde o início de janeiro. “O hospital tem recebido um número crescente de casos de Febre Tifoide, sobretudo, envolvendo crianças”, afirmou o gestor. Além disso, Gonani lembrou que o “qech” atende não apenas os moradores de Blantyre, mas também de toda a região sul do país, o que torna difícil prevê a dimensão da doença.
08/05/2013 – Punjab totalizou quase 11 mil casos de Sarampo nos últimos cinco meses (Paquistão)
Resumo: Nos últimos cinco meses, ao menos 10.929 casos de Sarampo foram registrados em Punjab, município localizado no nordeste do Paquistão – província de Lahore. De acordo com o Ministério da Saúde, foram relatadas 64 mortes durante o período. Além disso, cerca de 140 casos foram detectados apenas nos dias 06 e 07 deste mês. Conforme destacou o diretor-geral de saúde de Punjab, Dr° Tanveer Ahmed, a maioria das mortes associadas a doença foram causadas por Pneumonia Grave ou por demora na procura pelo Serviço de Saúde.
08/05/2013 – Kasai-Occidental já registra 48 mortes por Febre Tifoide neste ano (RDC)
Resumo: Em Kasai-Occidental, província localizada no sudoeste da República Democrática do Congo (RDC), autoridades de saúde já registraram 48 mortes em decorrência de Febre Tifoide, desde o início do ano. Segundo o ministro provincial de saúde, Nicolas Kanyonga, em apenas 14 dias o número de mortes saltou de 31 para 48. Ainda segundo o ministro, foram registrados 29 casos de perfuração intestinal associados à doença. Em comunicado, o inspetor provincial de saúde, Edmond Mulamba, afirmou que 871 casos foram detectados em apenas três zonas de saúde localizadas no território de Ilebo. Em entrevista a Rádio Okapi, Nicolas Kanyonga fez um apelo ao governo congolês pedindo uma intervenção “urgente” na região para controlar a doença.
08/05/2013 – França registra 1º caso de infecção por Novo Coronavírus (nCoV)
Resumo: No último dia 08/05, o Ministério da Saúde francês confirmou a detecção do primeiro caso de infecção pelo Novo Coronavírus (nCoV) no país. Segundo as investigações, a vítima retornou recentemente dos Emirados Árabes, no Oriente Médio, aonde casos da doença vêm sendo registrados desde setembro do ano passado, sobretudo, no leste da Arábia Saudita. O ministério abriu uma investigação para analisar o que está sendo considerado o primeiro e único caso confirmado do vírus na França. “A pessoa foi colocada em isolamento em uma enfermaria de cuidados intensivos”, informou o órgão através de um comunicado.
08/05/2013 – Vigilância Epidemiológica de SC promove ações de combate a Leishmaniose em Itajaí
Resumo: Na última semana, Equipes de Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES-SC) estiveram em Itajaí, no Vale do Itajaí, para identificar a presença do mosquito-palha, transmissor da Leishmaniose. Há um mês, a SES iniciou às ações de controle depois que um cão foi diagnosticado com a doença no município. O caso foi detectado no mês de março e, segundo as investigações, o animal teria sido infectado em outro estado. Os agentes da VE fizeram uma varredura pela cidade para identificar cães infectados. Eles coletaram amostras de sangue de 82 cães domésticos que vivem perto da casa onde ficava o animal que foi vítima da doença. Os exames apontaram que nenhum dos animais estava infectado.
09/05/2013 – Governo mexicano determina o abate de 55 mil aves após surto de Gripe
Resumo: Nesta quinta-feira (09/05), o governo mexicano determinou o abate de 55 mil aves de uma granja no estado de Puebla, região central do país, após a detecção de um surto de Gripe Aviária no local. Segundo comunicado da Secretaria Estadual de Agricultura, o vírus pode ter sido introduzido na região a partir de aves infectadas procedentes de outros estados atingidos pela doença. Desde que um novo surto de Influenza Aviária foi detectado no país, em fevereiro deste ano, as autoridades de saúde já ordenaram o sacrifício de mais de 4 milhões de aves no estado de Guanajuato - também na região central do país. No ano passado, um surto sem precedentes resultou no abate de 22 milhões de aves em Jalisco, estado localizado na costa oeste do país.
09/05/2013 – Governo chinês confirma 32ª morte em decorrência do vírus H7N9
Resumo: Na última quinta-feira (09/05), o governo da China confirmou a 32ª morte em consequência do vírus H7N9, o mesmo que causa a Influenza Aviária. A vítima é um homem de 56 anos, morador de Zhengzhou, cidade localizada na província de Henan. Segundo comunicado do Departamento de Saúde local, divulgado pela agência estatal de notícias Xinhua, a vítima havia sido diagnosticada com a doença há duas semanas. No mês passado, a OMS já havia enviado especialistas à China para avaliar a situação. As primeiras investigações revelaram que, embora 40% dos infectados não haviam tido contado com aves, ainda “não há evidências de que o vírus seja transmitido entre humanos”. Até o momento, foram registrados 129 casos em todo o país.
09/05/2013 – Departamento de Saúde da Carolina do Norte confirma novo caso de Sarampo associdado a evento esportivo
Resumo: Na última quinta-feira (09/05), o Departamento de Saúde da Carolina do Norte, na costa leste dos Estados Unidos, confirmou um novo caso de Sarampo. Assim como o primeiro caso, detectado no início da semana, a vítima havia assistido a duas partidas de beisebol na Associação Atlética da Juventude Hillsborough, realizadas nos dias 03 e 04 deste mês. Em virtude das ocorrências, as autoridades de saúde locais lançaram um alerta à população, sobretudo para àqueles que estiveram nos jogos, no sentido de solicitar atendimento médico caso apareçam quaisquer sintomas da doença. Uma vez presentes os sintomas, o Departamento de Saúde aconselha que os moradores permaneçam em suas casas e solicitem a visita de um médico.
09/05/2013 – CDA investiga suposto surto de Raiva Equina na Região de Ribeirão Preto (SP)
Resumo: Nesta semana, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) anunciou que está investigando um suposto surto de Raiva Equina na Região de Ribeirão Preto – interior paulista. Até o momento, quatro cavalos morreram com suspeita da doença, sendo três em Guatapará e um em Sata Rita do Passa Quatro. Caso os resultados dos exames sejam positivos, passará para sete o total de animais mortos pela doença desde janeiro deste ano – outras três ocorrências já foram confirmadas, sendo duas em Cajuru e uma em Santa Rosa de Viterbo. O diretor do escritório regional da CDA, o médico veterinário Benedito Carlos Dias, informou que um cavalo e um bezerro de uma propriedade particular de Guatapará também estão sendo monitorados, uma vez que apresentaram sintomas da doença nesta quinta-feira (09/05), porém ainda não morreram.
09/05/2013 – Estudo descreve surto de gastroenterite por Rotavírus em Réunion (Oceano Índico)
Resumo: Nesta semana, um estudo publicado na revista científica Eurosurveillance descreveu um surto de gastroenterite por Rotavírus ocorrido no ano passado em Réunion, arquipélago francês localizado no Oceano Índico. A partir de amostras de fezes, análises virológicas comprovaram que o vírus responsável pelo surto foi mesmo o Rotavírus. Por outro lado, a genotipagem do patógeno revelou ainda a circulação dos sorotipos G3P [8] e G12P [8] durante o evento. Entre agosto e novembro de 2012, mais de 50 mil casos da doença foram registrados no arquipélago, sobretudo, em crianças.
09/05/2013 – Total de casos de Gripe A H1N1 dobra no RS em uma semana
Resumo: No Rio Grande do Sul (RS), o número de casos de Gripe A H1N1 dobrou em apenas uma semana. De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (09/05) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS), foram confirmados 14 casos da doença neste ano. Até o momento, a cidade com o maior número de casos é São Gabriel, com cinco. A seguir,vem o município de Arvorezinha com dois casos. Por outro lado, também foram registrados 10 casos de Gripe A H3N2 e 04 de Influenza B. Neste ano, a única morte registrada no estado envolveu uma paciente de 86 anos.
09/05/2013 – SES-PE investiga três casos suspeitos de Meningite no Recife (PE)
Resumo: Na última quinta-feira (09/05), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou que está investigando três casos suspeitos de Meningite no Recife (PE). Segundo comunicado da Vigilância Epidemiológica (VE), os casos foram registrados nas últimas duas semanas e um deles evoluiu para óbito no dia 05/05. A vítima foi um aluno de 12 anos da Escola Motta e Albuquerque, no bairro Tamarineira, Zona Norte da capital. As aulas na instituição foram retomadas somente na tarde desta quinta-feira (09/05). Desde o início do ano, foram confirmados nove casos de Meningite no município. No mesmo período do ano passado, foram confirmadas sete ocorrências.
10/05/2013 – Campanha de vacinação contra a Gripe termina com resultado abaixo da meta estabelecida pelo MS
Resumo: Terminou nesta sexta-feira (10/05) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Segundo balanço preliminar do Ministério da Saúde (MS), o número de pessoas imunizadas ficou abaixo da meta inicialmente estabelecida. No total, 29,59 milhões de pessoas inseridas nos grupos prioritários foram vacinadas, o que equivale a 94,53% do previsto, de 31,3 milhões. Ainda segundo o órgão, dez estados já conseguiram atingir a meta de imunizar pelo menos 80% do público-alvo: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – que atingiu a maior cobertura do país, com 90,79% do público-alvo.
10/05/2013 – Pesquisa descreve bloqueio na cadeia de transmissão da Malária através da imunização do mosquito
Resumo: Uma pesquisa publicada na última sexta-feira (10/05), na edição impressa da revista Science, descreveu uma técnica bem-sucedida de bloqueio na cadeia de transmissão da Malária através da imunização hereditária do vetor. A técnica, já utilizada com êxito para controle da Dengue, parece promissora para reduzir o número de casos de Malária, doença que mata 600 mil pessoas por ano no mundo. Para imunizar os mosquitos Anopheles, transmissor da doença, cientistas do Instituto Americano de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, sigla em inglês) utilizaram bactérias do gênero Wolbachia. O trabalho mostrou que, após a infecção, a bactéria se mantinha estável, sendo capaz de ser transmitida de forma consistente entre as gerações de mosquitos. Paralelamente, a Wolbachia promove a destruição do parasita (Plasmódio) tanto no interior do mosquito, quanto em suas glândulas salivares, bloqueando a transmissão da doença.
10/05/2013 – Doenças infecciosas causaram 1.260 mortes na China no mês passado
Resumo: De acordo com as autoridades de saúde chinesas, pelo menos 1.260 pessoas morreram em consequência de doenças infecciosas no país, em abril. Segundo o comunicado, foram registrados 611.580 casos associados a estes tipos de agravo durante o mês passado. Do total, 327.876 casos foram identificados pela Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar como Doenças Contagiosas da Classe B, dos quais 1.229 foram fatais. No período, cinco agravos – Hepatite, Tuberculose, Sífilis, Disenteria e Gonorreia – ocasionaram 93% das mortes registradas por Doenças Contagiosas da Classe B no país. Quanto às Doenças Contagiosas da Classe C, foram registrados 31 mortes, sendo HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) e Caxumba as mais letais.
11/05/2013 – Confirmados três novos casos de LVA em Bauru (SP)
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, no interior paulista, através do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou mais três casos novos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) no município. Os casos são referentes a 2013 e foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, na capital. As vítimas são um homem de 51 anos, morador de Jardim Araruna; um jovem de 20 anos de Jardim Bela Vista; e uma crianças de 02 anos, moradora de Pousada da Esperança. Desde o início de janeiro, foram registrados 10 casos de LVA em Bauru, incluindo um óbito. Em 2012, o município totalizou 35 casos e três óbitos – dois deles com sintomas iniciados em 2011, e um com início em 2012.
11/05/2013 – OMS investiga caso de infecção por Poliovírus Selvagem tipo 1 no sudeste da Somália
Resumo: Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que está investigando um caso de infecção por Poliovírus Selvagem tipo 1, recentemente detectado no sudeste da Somália – Região de Banaadir. O vírus foi isolado a partir de amostras de uma crianças de 2 anos e 8 meses, coletadas no dia 21 do mês passado. A vítima havia desenvolvido quadro de Paralisia Flácida Aguda (PFA) em 18/04. Ainda segundo a entidade, o sequenciamento genético do vírus isolado está em andamento, a fim de determinar sua origem. Este foi o primeiro caso Poliomielite registrado no país desde 25 de março de 2007. Tendo em vista que, desde 2009, não vem sendo realizadas quaisquer atividades de vacinação em importantes áreas do centro e do sul da Somália, a confirmação do caso como autóctone representaria um grave risco para saúde pública tanto a nível nacional, quanto internacional.
11/05/2013 – Encefalite Japonesa mata quatro pessoas no nordeste da Índia
Resumo: Em Dibrugarh, distrito localizado no nordeste da Índia, autoridades de saúde registraram a 4ª morte em decorrência de Encefalite Japonesa na província de Assam. Atualmente, pelo menos 38 pessoas diagnosticadas com a doença estão sendo tratadas nas diversas unidades de saúde da província. As outras vítimas fatais eram moradoras dos distritos de Barbaruah, Nahoroni e Lahowal. Segundo o diretor-adjunto do Departamento de Saúde de Dibrugarh, Dr° DN Bangthai, equipes de saúde estão realizando campanhas de conscientização nas localidades mais vulneráveis. Além disso, outras ações de prevenção e controle da doença estão sendo desenvolvidas nestes locais, as quais incluem a realização de bloqueios vacinais, a distribuição gratuita de repelentes e a aplicação de inseticidas de ultra-baixo volume (UBV) para controle químico da população de vetores.
12/05/2013 – OMS afirma que Novo Coronavírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa
Resumo: Neste fim de semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o Novo Coronavírus (nCoV) pode ser transmitido entre humanos por meio de contato próximo. O a nova cepa viral já provocou a morte de 18 pessoas no Oriente Médio, desde setembro do ano passado. Porém, segundo o diretor-geral assistente da OMS, Keiji Fukuda, não há evidências de que o vírus seja capaz de sustentar uma “transmissão generalizada em comunidades”. O pronunciamento do porta-voz foi feito durante visita a Riad, na Arábia Saudita, palco do maior número de infecções registradas.
12/05/2013 – Crescem os casos de Doença de Lyme em Nova Iorque (EUA)
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde novaiorquinas lançaram um alerta sanitário diante do aumento do número de casos de Doença de Lyme no estado norte-americano. Segundo o Departamento Estadual de Saúde, desde 2005, a incidência da doença vem crescendo ano a ano. Em 2011, apenas no condado de Tompkins foram registrados 145 casos, enquanto que no de Onondaga, foram contabilizadas 86 notificações. Nos últimos oito anos, nenhum condado da região central do estado havia registrado mais do que 10 casos por ano. Recentemente, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) lançou um Guia de Referência de Doenças Transmitidas por Carrapatos para profissionais de saúde, tendo em vista a prevenção e controle desta e de outras doenças. Ainda segundo o Departamento de Saúde local, Nova Iorque encabeça a lista dos estados norte-americanos com maior índice de infestação por carrapatos, sobretudo, infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi, causadora da doença.
12/05/2013 – Casos de SRAG disparam no Pará
Resumo: Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA), nos quatro primeiros meses do ano, o número de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já é o dobro do registrado em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2013, a SESPA contabilizou 121 casos confirmados de SRAG, incluindo 09 mortes, em comparação com os 61 casos e duas mortes, registradas no mesmo período de 2012. Neste ano, cinco mortes foram provocadas pelo vírus H1N1 – quatro delas aconteceram na capital paraense. Belém já é a segunda cidade brasileira onde mais se registram óbitos pelo vírus neste ano. A primeira é São Paulo, que até a última quinta-feira (09/05), havia contabilizado 25 mortes, segundo informações do Instituto Evandro Chagas (IEC).
15/05/2013 – Ministério da Saúde de Angola confirma primeira epidemia de Dengue na história do país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde de Angola afirmou que, atualmente, o país enfrenta a primeira epidemia de Dengue em sua história. Segundo comunicado do ministro da saúde, José Van-Dúnem, pelo menos 275 casos foram registrados até o momento, dos quais 197 já estão confirmados. Desse total, 273 casos foram detectados na capital Luanda, e outros dois em Malanje, província situada no norte do país. Quase 200 ocorrências foram registradas entre os dias 12 de março e 09 de abril. Além disso, 33 pessoas ainda permanecem internadas em virtude da doença.
16/05/2013 – SES-MS confirma primeiro caso de Gripe A H1N1 este ano no Estado
Resumo: Nesta quinta-feira (16/05), a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul (SES-MS) confirmou o primeiro caso de Gripe A H1N1 este ano no Estado. O caso foi registrado em Campo Grande. Até o último sábado (11/05), haviam sido notificados 56 casos em todo o Estado, segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela SES. Quanto à distribuição dos casos, 39 destes ocorreram na capital, 10 em Três Lagoas, 02 em Naviraí, 02 em Nova Andradina, enquanto que Fátima do Sul, Dois Irmãos do Buriti e Dourados completam a lista com uma notificação cada.
16/05/2013 – SESA orienta médicos e população acerca da Meningite (Ceará)
Resumo: No Ceará, os profissionais de saúde da atenção básica e a população em geral estão sendo orientados acerca da prevenção e tratamento da Meningite, como parte das ações de enfrentamento da doença adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Embora o número de casos da doença venha decrescendo de forma sustentada desde 1995, segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado em abril pela SESA, no ano passado a incidência da doença voltou a atingir os níveis verificados em 2006 e 2007. Em 2012, foram notificados 382 casos em todo o Estado. Neste ano, o Estado já soma 55 notificações. Além disso, três óbitos já foram confirmados no interior – em Juazeiro do Norte, Pacatuba e Fecheirinha.
16/05/2013 – México registra surto de Brucelose entre moradores de Cerrito Colorado
Resumo: Durante a semana, ao menos seis casos de Brucelose foram registrados entre moradores das colônias situadas próximo à Cerrito Colorado, município localizado na Região Central do México – Estado de Guanajuato. De acordo com o secretário municipal de saúde, Filisberto Rodriguez Martinez, a situação foi agravada há alguns dias nas colônias de Carrillo Puerto, Alameda e El Pipila, onde outros casos suspeitos já haviam sido detectados no início do ano. O secretário afirmou ainda que os rebanhos da localidade estão sendo monitorados em relação à doença, e que o governo federal irá oferecer apoio econômico aos proprietários que tiverem que sacrificar seus animais. A Brucelose, também conhecida como Febre de Malta, é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Brucella, transmitida ao homem principalmente por laticínios não pasteurizados.
16/05/2013 – Vigilância Sanitária do RJ multa restaurante no bairro Cidade Nova após detectar diversas irregularidades
Resumo: Nesta quinta-feira (16/05), a Vigilância Sanitária do RJ multou um restaurante no bairro da Cidade Nova após encontrar diversas irregularidades durante uma fiscalização. A vistoria foi realizada a partir da denúncia de uma cliente que teria encontrado uma lesma em um prato composto por salada de rúcula. No local, cerca de 25 kg de alimentos foram inutilizados por serem considerados impróprios para o consumo. A cozinha do estabelecimento foi parcialmente interditada por apresentar condições inadequadas de limpeza. No total, a empresa recebeu três multas no valor de R$ 1.207,00 cada. As multas foram referentes à falta de asseio no local, a utilização de alimentos impróprios e a presença de falhas no controle de temperatura, o que também influencia na conservação dos alimentos. O restaurante tem um prazo de 15 dias para se adequar às normas da Vigilância Sanitária. (Assista ao vídeo da reportagem exibida no portal R7 através do link abaixo).
16/05/2013 – Índia registra novo caso de Doença da Floresta de Kyasanur
Resumo: Na Índia, autoridades de saúde confirmaram um caso de Doença da Floresta de Kyasanur – também conhecida como Febre do Macaco - em Wayanad, distrito localizado no estado de Kerala – sudoeste do país. A vítima é um jovem de 18 anos, morador da colônia Noolpuzha-Aalathoor, o qual segue internado em estado grave no Governmente Medical College Hospital, em Calicute (Kerala). Segundo comunicado do Ministério da Saúde à agência de notícias The Hindu, este foi o primeiro caso da doença registrado em Kerala. Descrita pela primeira vez em 1957, na Floresta de Kyasanur - estado de Karnataka (Índia) -, a doença cursa com febre elevada, dores de cabeça, vômitos epistaxe e gengivorragia. Em algumas regiões, a taxa de mortalidade pode alcançar 10% dos casos. Ratos, porcos-espinho e macacos são os principais reservatórios da doença, que tem como vetor ninfas de carrapatos da espécie Haemaphysalis spinigera.
16/05/2013 – Menina de 04 anos é diagnosticada com Raiva no Cazaquistão
Resumo: Na última semana, uma menina de 04 anos foi diagnosticada com Raiva no Cazaquistão, segundo informou o Ministério de Situações de Emergência do país. A vítima residia em um vilarejo próximo a Talsuat, na província de Kyzylorda – sul do país, e teria sido mordida por um cão infectado. A confirmação da doença ocorreu no último dia 08/05 e a vítima atualmente permanece internada em estado grave na UTI de um hospital local. Nos últimos cinco anos, foram registrados 39 casos de Raiva Humana no Cazaquistão, dos quais 30 ocorreram na região sul do país.
16/05/2013 – Zonas tribais no noroeste do Paquistão registram mais de 1,3 mil casos de Leishmaniose Cutânea
Resumo: Entre janeiro e março deste ano, autoridades de saúde paquistanesas registraram 1.335 casos de Leishmaniose Cutânea nas zonas tribais no noroeste do país. Portanto, houve um aumento de 270 casos em relação ao mesmo período do ano passado. Em resposta, vários lotes de medicamentos estão sendo fornecidos pelo grupo de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras para tratar os infectados. Apenas na última semana, foram distribuídos mais de 1.200 frascos da droga Antimoniato de Meglumina, mais conhecida como Glucantime. Desde que o primeiro surto da doença foi detectado, em 2002, autoridades de saúde lançaram um programa de combate à doença na região. No ano passado, ao menos 298 pacientes foram tratados somente no Hospital Sadda Tehsil, em Kurram.
16/05/2013 – Surto de gastroenterite acomete 140 clientes de um restaurante no sudeste da Austrália
Resumo: Em Território da Capital Australiana (ACT, sigla em inglês), região localizada no sudeste da Austrália, autoridades de saúde estão investigando um surto de gastroenterite no qual 140 pessoas foram acometidas após frequentar um restaurante local. Até o momento, pelo menos 15 pessoas ainda permanecem hospitalizadas. Embora os exames ainda estejam em andamento, a principal suspeita é de infecção por Salmonella spp., a partir da contaminação da maionese utilizada em um prato conhecido como The Copa Brazilian Churrasco, servido no último fim de semana.
16/05/2013 – Surtos de Gripe Aviária atingem fazendas no sul do México e no Tibete
Resumo: Neste mês, dois importantes surtos de Gripe Aviária foram registrados no México e no Tibete. Em Puebla, cidade mexicana localizada no sul do país, um surto causado pelo sorotipo viral H7N3 resultou no abate de 55 mil aves. Além disso, a vigilância da doença foi reforçada na região. Equipes de Saúde do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar (SENASICA) vistoriaram 271 fazendas no estado. Pelo menos 12 mil amostras de aves foram coletadas, mas até agora nenhuma apresentou teste positivo para a doença. A agência distribuiu ainda mais de 33 milhões de doses da vacina entre 100 granjas avícolas da região. Por outro lado, enquanto o governo chinês continua a luta contra o vírus H7N9, a região autônoma do Tibete detectou um importante surto em aves causado pelo vírus H5N1, em uma fazenda localizada no vilarejo de Qionglin, em Linzhi. De acordo com o Ministério da Agricultura, pelo menos 35 aves morreram em decorrência da infecção. No total, 341 frangos e 31 gansos foram abatidos na tentativa de conter a propagação do vírus.
16/05/2013 – Aumento da população de capivaras preocupa moradores de Ribeirão Preto (SP)
Resumo: O aumento da população de capivaras, verificado nos últimos anos, tem sido alvo constante de preocupação por parte dos moradores de Ribeirão Preto, no interior paulista. Apesar das inúmeras cobranças por providencias junto às autoridades de saúde, até agora nenhum órgão tomou a iniciativa de solucionar o problema. Os animais aparecem em várias regiões da cidade, sobretudo, perambulando pelos diversos córregos que cortam o município. O único local onde há controle populacional destes roedores é no campus da Universidade de São Paulo (USP), cujo trabalho foi iniciado em 2011 devido a elevada infestação do carrapato-estrela, transmissor da Febre Maculosa. Estes artrópodes infestam várias espécies de animais, dentre eles a capivara, potencializando a transmissão da doença.
16/05/2013 – Programa de prevenção e controle reduz 80% dos casos de Leishmaniose em cinco cidades pernambucanas
Resumo: Em Pernambuco, um programa de prevenção e controle implantado desde 2003 reduziu em 80% o número de casos de Leishmaniose em cinco cidades do Estado – São Vicente Férrer, Macaparana, Goiana, Água Preta e Timbaúba. O projeto faz parte do Programa Multidisciplinar de Saúde, elaborado pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães de Pernambuco, e foi exposto na última quarta-feira (15/05) no Congresso Mundial de Leishmaniose, realizado em Porto de Galinhas – litoral sul do Estado. Durante a implantação do projeto, a ideia inicial foi minimizar alguns problemas estruturais que dificultavam tanto o acesso das equipes de saúde à população acometida, quando desta aos três centros de referência, para tratamento da doença, localizados no Recife. A união do setor privado com o centro de pesquisa permitiu o envio de pesquisadores para as áreas críticas, com o intuito de realizar o mapeamento do agravo e o transporte dos infectados até os locais de referência no tratamento. A Leishmaniose integra a lista dos agravos mais negligenciados do mundo e em menos de dez anos atingiu cerca de 600 ml pessoas no Brasil.
16/05/2013 – OPAS/OMS recomenda fortalecimento na vigilância acerca dos casos de SRAG em face ao nCoV
Resumo: Ao longo da semana, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendaram aos Estados-Membros que fortaleçam a vigilância dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em face à maior circulação do Novo Coronavírus (nCoV). Até o último dia 09 de maio, haviam sido confirmados 33 casos, incluindo 18 óbitos – letalidade de 55%. Os casos foram detectados nos seguintes países: Arábia Saudita (25 casos), Qatar (02 casos), Jordânia (02 casos), Reino Unido (02 casos), Emirados Árabes Unidos (01 caso) e França (01 caso). Informações disponíveis de 31 dos 33 casos mostram predomínio de adoecimento no sexo masculino (81% das ocorrências), com variação na faixa etária de 24 a 94 anos, e uma mediana de 56 anos. Ainda que a vigilância necessite ser reforçada, ambas as entidades não recomendam qualquer tipo de triagem nos pontos de entra e saída de pessoas nos territórios, tampouco qualquer restrição á viagens ou comércio internacional.
17/05/2013 – Equipes de Saúde do Quênia investigam caso de Poliomielite na fronteira com a Somália
Resumo: Na última sexta-feira (17/05), equipes de saúde do Quênia foram enviadas a Dadaab, no leste do país, para investigar um caso de infecção humana por Poliovírus Selvagem tipo 1 (WPV 1, sigla em inglês). O município localiza-se próximo à fronteira com a Somália, país que recentemente detectou um caso de infecção por WPV 1 - Região de Banaadir. Em Dadaab, localiza-se uma dos mais importantes campos de refugiados do “Corno da África”, o qual abriga cerca de 500 mil pessoas procedentes de vários países, incluindo a Somália. Na próxima semana, uma campanha de vacinação em massa será promovida em Dadaab, assim como ocorreu em Banaadir, na tentativa de evitar a disseminação da doença. Desde 2005, o vírus vem se espalhando a partir do “Corno Africano” e Golfo do Aden, que dentre outras consequências, provocou um surto devastador no Iêmem, onde 479 crianças foram infectadas.
17/05/2013 – Surto de Caxumba atinge universitários em Oxford (Reino Unido)
Resumo: No Reino Unido, autoridades de saúde estão investigando um surto de Caxumba entre estudantes da Universidade de Oxford, no sul do país. Até o momento, pelo menos três faculdades relataram casos da doença – St. Hilda (casos confirmados), Corpus Christi (casos confirmados) e St. John Cherwell (casos suspeitos). Na última quinta-feira (16/05), três atletas universitários foram impossibilitados de participar de uma competição de remo na Corpus Christi College Boat Club, após terem sido diagnosticados com a doença. Segundo a porta-voz da Universidade de Oxford, Judith Maltby, ainda não é possível confirmar quantos alunos foram infectados, porém “qualquer aluno com suspeita da doença está sendo acompanhado pela equipe de saúde da instituição, em parceria com a Agência de Proteção à Saúde britânica (HPA, sigla em inglês)”.
17/05/2013 – Registrados 14 casos de Antraz em Bangladesh
Resumo: Em Tangil Sadar Upazila, distrito localizado na Região Central de Bangladesh, ao menos 14 pessoas foram diagnosticadas com Antraz neste mês. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde e Planejamento Familiar de Upazila, Drº Putul Roy, as vítimas trabalhavam em um estabelecimento de abate e processamento de carne de bovinos, onde supostamente teriam manipulado uma vaca infectada. Além disso, seis pessoas infectadas referiram ter consumido o produto em casa. Segundo o chefe do Departamento de Pecuária do Município, Drº Habibur Rahman, pelo menos 1.468 animais foram vacinados contra a doença, nos últimos três dias.
17/05/2013 – Fayetteville já registra 51 casos de Salmonelose (Arkansas – Estados Unidos)
Resumo: Pelo menos 51 pessoas já foram diagnosticadas com Salmonelose em Fayetteville, cidade localizada no estado norte-americano do Arkansas. As vítimas foram acometidas após frequentar dois restaurantes no hotel Holiday Inn Bordeaux: o All American Sports Bar and Grill e o The Café Bordeaux. O Departamento de Saúde do Arkansas disponibilizou um telefone (910-433-3638) para que a população possa esclarecer eventuais dúvidas sobre a doença, assim como notificar casos suspeitos. Atualmente, cinco pessoas permanecem hospitalizadas.
17/05/2013 – Departamento de Saúde de Serrana (SP) investiga duas mortes suspeitas de H1N1
Resumo: O Departamento de Saúde de Serrana, município localizado no interior paulista, está investigando duas mortes suspeitas de Gripe A H1N1. As duas vítimas eram moradoras do município, mas faleceram em unidades de saúde de Ribeirão Preto: um homem de 35 anos, que morreu na madrugada do dia 17/05 na Santa Casa; e uma mulher de 48 anos, que morreu há duas semanas no Hospital das Clínicas. Segundo a diretora de saúde de Serrana, Miriam de Souza Marcelani, amostras foram colhidas dos pacientes e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital. Em Ribeirão Preto, dois casos de H1N1 já foram confirmados neste ano. A cidade ainda não tem registros de casos fatais associados à doença, porém, os índices de cobertura vacinal seguem muito abaixo da meta. Apenas 36,81% da população-alvo foi imunizada, o que levou a Secretaria Municipal de Saúde a prorrogar a campanha de vacinação até o dia 29 de maio.
20/05/2013 – Distrito proletário no sudoeste da Rússia notifica caso de CCHF
Resumo: Nesta semana, um caso de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês) foi detectado no distrito proletário de Rostov, no sudoeste da Rússia. Durante atendimento nas unidades de saúde distritais, 403 pessoas afirmaram ter sido picadas por carrapato no distrito, segundo estimativas do Departamento de Saúde de Rostov. Destas, 124 ocorrências foram registradas em menores de 14 anos. Ainda segundo o departamento, a maioria dos municípios de Rostov concentram áreas de foco da doença. Especialmente comum na África Ocidental e Oriental, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%.
21/05/2013 – Coréia do Norte confirma surto de Gripe Aviária H5N1 na capital do país
Resumo: Nesta terça-feira (21/05), autoridades de saúde norte-coreanas confirmaram a detecção de um surto de Gripe Aviária H5N1 em uma propriedade rural na capital do país – Pyongyang. No local, foram detectados patos infectados pela cepa viral, provavelmente transmitida a partir de aves migratórias oriundas de regiões endêmicas do sudeste asiático, segundo informou a agência estatal de notícias KCNA – Korean Central News Agency. Embora a informação tenha sido divulgada mais de duas semanas após a expedição do laudo dos exames laboratoriais, ocorrida no dia 07/05, o governo coreano garante que está tomando todas as providências necessárias para evitar a propagação do vírus. Além da quarentena instituída na propriedade afetada, mais de 160 mil aves foram abatidas na região.
21/05/2013 – SP registra 90% das mortes por Gripe A H1N1 no país este ano
Resumo: De 1º de janeiro ao dia 12 de maio deste ano, o Estado de SP concentrou 90% dos óbitos por Gripe A H1N1 no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Estado respondeu por 55 das 61 mortes registradas no Brasil, durante o período. Durante uma entrevista, o ministro da saúde Alexandre Padilha manifestou preocupação em relação à situação e disse que enviou uma equipe ao Estado. Até o momento, foram contabilizados 328 casos da doença em SP – em todo o país foram 388 ocorrências. Em 2011, foram registrados 2614 casos, incluindo 351 mortes.
21/05/2013 – Vigilância Epidemiológica faz bloqueio contra a Meningite em Itapetininga (SP)
Resumo: A morte de uma criança de 04 anos, vítima de Meningococcemia, ocorrida no último domingo (19/05), motivou uma ação de bloqueio por parte da Vigilância Epidemiológica no município de Itapetininga, no interior paulista. Desde a terça-feira (21/05), alunos e professores da escola onde a vítima frequentava estão recebendo a profilaxia medicamentosa contra a doença. A criança estava internada no Hospital Samaritano, em Sorocaba (SP), onde foi confirmada a doença.
21/05/2013 – Tunísia registra três casos e uma morte por nCoV
Resumo: Na terça-feira (21/05), autoridades de saúde tunisianas confirmaram a detecção de três casos de infecção humana pelo Novo Coronavírus (nCoV) no país, incluindo um óbito. A vítima fatal foi um homem de 66 anos, que adoeceu após ter visitado a Arábia Saudita e o Catar, onde provavelmente contraiu o vírus. Além disso, dois de seus filhos também foram infectados, segundo informou o Ministério da Saúde da Tunísia. Os filhos do tunisiano foram medicados e já se recuperam, mas o restante da família continua sob observação médica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou os casos, os primeiros registrados na Tunísia, indicando que o vírus está lentamente avançando para além do Oriente Médio. Dos 40 casos registrados até o momento, cerca de 20 foram fatais.
21/05/2013 – Morte de quatro bovinos por Raiva deixa IDARON em alerta em Rondônia
Resumo: A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) está em alerta devido à morte de quatro bovinos infectados pelo vírus da Raiva, transmitida possivelmente por morcegos hematófagos, nos municípios de Jaru e Mirante da Serra. O coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Ney Carlos Dias de Azevedo, explicou que em função da presença constante de morcegos hematófagos, não há como erradicar a doença nas áreas rurais de Rondônia. “A única forma é a prevenção. Mesmo não sendo obrigatória, a vacinação é recomendada devido a população de morcegos hematófagos no Estado”, afirmou o representante. No Estado, existem cerca de 12 milhões de cabeças de gado, mas apenas no município de Costa Marques a vacinação contra a Raiva em herbívoros é obrigatória desde 2007. Em abril deste ano, nove animais morreram em decorrência da doença em uma propriedade rural nos arredores de Porto Velho.
21/05/2013 – Portal irá reunir pesquisas científicas na área de saúde
Resumo: Nesta terça-feira (21/05), será lançado às 15h no auditório interno da Fiocruz Brasília o portal “Lógicos”, o qual irá reunir pesquisas científicas na área de saúde. O objetivo é dar mais visibilidade à produção científica relacionada à saúde a partir de uma proposta multimídia, com publicação de matérias e entrevistas em diversos formatos – áudio, vídeo e textos – que poderão ser compartilhados gratuitamente. Mais de 3 mil projetos de pesquisa, financiados pelo Ministério da Saúde, serão disponibilizados para consulta através da ferramenta eletrônica “Pesquisa Saúde”, presente no portal. O site oferece informações sobre projetos de pesquisa apoiados pelo ministério desde 2002, com a colaboração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Agência Brasileira de Inovação (FINEP), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de fundações de Amparo à Pesquisa, e das secretarias estaduais de Saúde e de Ciências e Tecnologia. (Acesse o portal através do segundo link abaixo).
22/05/2013 – Desastres Naturais: Forte tempestade deixa 24 mortos em Oklahoma (EUA)
Resumo: Na madrugada do dia 22/05, um enorme tornado atingiu a região de Moore, no estado norte-americano de Oklahoma, devastando vários quarteirões de casas e deixando pelo menos 24 mortos, além de 240 feridos. Segundo Jerry Lojka, porta-voz dos Serviços de Emergência de Oklahoma, equipes de resgate ainda estão vasculhando os escombros à procura de sobreviventes. Até o momento, mais de 100 moradores foram resgatados. Com ventos superiores a 200 km/h, a tempestade deixou um rastro de destruição de 23 km de comprimento e 2 km de largura. O Serviço Meteorológico Nacional atualizou o cálculo da força da tempestade, afirmando que se tratava de uma rara EF5, ou seja, a mais poderosa classificação atribuída pela Escala Fujita.
22/05/2013 – Cinquenta pessoas são medicadas após óbito por Meningite em Salvador (BA)
Resumo: Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica (VE) de Salvador (BA) medicou 50 pessoas no bairro Federação, que tiveram contato com um morador que morreu no último sábado (18/05), em consequência de Meningite Meningocócica. O órgão assegurou que continuará monitorando possíveis novos casos, atendendo às disposições preconizadas pelo Ministério da Saúde. Até o último dia 04/05, haviam sido registrados 15 casos de Meningite Meningocócica em Salvador, segundo dados da VE. Este valor representa uma diminuição de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmadas 25 ocorrências. Quanto à letalidade, foram contabilizadas 09 mortes em 2012, enquanto que neste ano ocorreram 05 óbitos.
22/05/2013 – Profissionais do Turismo serão imunizados no RJ
Resumo: A partir deste mês, profissionais de turismo do RJ serão imunizados contra Sarampo, Caxumba, Rubéola, Difteria e Tétano. A iniciativa consiste em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), e pretende imunizar 100% dos colaboradores que atuam na linha de frente do turismo carioca. O objetivo é alcançar a meta antes do início da “Jornada Mundial da Juventude” (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro. “Nos períodos de grandes eventos, a chegada em massa de visitantes estrangeiros potencializa o risco de contaminação”, reforçou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.
23/05/2013 – Estudo avança rumo à criação de uma vacina mais duradoura e universal contra a Gripe
Resumo: Nesta semana, pesquisadores norte-americanos publicaram um estudo que representa um passo importante na criação de uma vacina mais duradoura e universal contra a Gripe. O trabalho foi desenvolvido por cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, e publicado na edição de quinta-feira (23/05) da revista científica Nature. Durante a pesquisa, a equipe liderada pelo pesquisador Gary Nabel fundiu uma proteína viral imunogênica com uma proteína que armazena ferro para criar uma nanopartícula. Aplicada em furões (Mustela putorius furo), a substância foi capaz de neutralizar diversas cepas do vírus Influenza. Ao contrário das vacinas atuais, que atacam a variante do vírus que estiver circulando no momento, o modelo criado no estudo trabalha estimulando a produção de anticorpos neutralizantes que se ligam a partes do vírus que são comuns a diferentes cepas.
23/05/2013 – Surto de gastroenterite acomete operários na construção de um shopping em Votorantim (SP)
Resumo: Em Votorantim, município do interior paulista, dezenas de operários que trabalhavam na construção de um shopping do grupo Iguatemi foram atendidos nas unidades de saúde locais com sinais e sintomas de intoxicação alimentar. Apenas na manhã desta quinta-feira (23/05), pelo menos 32 trabalhadores haviam dado entrada no pronto-atendimento central da cidade com quadro de vômito, diarreia e desidratação. Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da cidade foram acionadas pela equipe do pronto-atendimento, no início da manhã, para acompanhar o caso.
23/05/2013 – ANVISA determina recolhimento de lotes do medicamento Tylenol
Resumo: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou nesta quinta-feira (23/05), no Diário Oficial da União (DOU), a resolução que determina o recolhimento de lotes do medicamento Tylenol 200 mg/ml em gotas, produzido voluntariamente pela empresa Janssen-Cilag, no Brasil. A publicação também suspende a distribuição, o comércio e o uso das unidades do produto com defeito que, eventualmente, forem encontradas no mercado. Segundo nota divulgada nesta quarta-feira (22/05), pelo Ministério da Justiça, mais de 3 milhões de unidades do medicamento terão de sair de circulação, por apresentar risco de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com possibilidade de o usuário ingerir uma superdosagem do fármaco. Por sua vez, a superdosagem da substância traz risco de danos graves ao fígado, náuseas e outros sintomas gastrointestinais, além de elevação das enzimas hepáticas. A campanha de recall começará na próxima segunda-feira (27/05). (A identificação dos lotes recriminados pode ser conferida acessando a reportagem na íntegra, através do link abaixo).
23/05/2013 – Surto de Cólera atinge refugiados no sudoeste do Níger
Resumo: Nesta semana, a Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR, sigla em inglês) anunciou que está trabalhando para conter um surto de Cólera que atinge os acampamentos de refugiados localizados na região de Tillaberi, no sudoeste do Níger - próximo à fronteira com o Mali. De acordo com a porta-voz do UNHCR, Melissa Fleming, pelo menos sete pessoas morreram vítimas da doença nas últimas semanas, incluindo dois refugiados do campo Mangaize, que abriga mais de 15 mil pessoas oriundas das regiões de conflito no sudeste do Mali. No último dia 11, o governo do Níger declarou que o país enfrenta uma epidemia de Cólera. Embora venha sendo verificada desde o ano passado, quando ocorreram 110 óbitos em todo o país, a atual epidemia pode assumir uma proporção ainda maior neste ano, segundo alertou a porta-voz. Isto poderá ocorrer em virtude do crescente número de refugiados que chegam ao país, exclusivamente oriundos do Mali – cerca de 50 mil, segundo estimativas da UNHCR.
23/05/2013 – Surtos de Hepatite E são detectados em campos de refugiados em Darfur do Norte (Sudão)
Resumo: Recentemente, mais de 170 casos de Hepatite E foram registrados em dois campos de refugiados instalados em Darfur do Norte, estado localizado na faixa oeste do Sudão. Atualmente, mais de 60 mil pessoas estão precariamente instaladas nas localidades de Saraf Omra e Al Sareif Beni Hussein, fugindo dos violentos confrontos travados entre as tribos de Rizeigat Abbala e Beni Hussein, as quais disputam o controle das regiões mineradoras (ouro) em Jabal’Amir – sul do estado. Segundo estimativas da ONU, mais de 100 mil pessoas abandonaram o local em razão dos conflitos. Na última quarta-feira (22/05), a iniciativa de ajuda humanitária Missão de Paz das Nações Unidas e da União Africana (ANAMID), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o envio de 1,5 toneladas de suprimentos médicos para os acampamentos civis das duas localidades. Paralelamente, serão investidos US$ 3 milhões em Jabal’Amir, como parte de uma doação de US$ 10 milhões do governo japonês, destinados a financiar projetos humanitários que estimulem a construção da paz na região.
23/05/2013 – Condado no norte da Inglaterra já registra 29 casos de Escarlatina
Resumo: Nos últimos cinco meses, pelo menos 29 casos de Escarlatina já foram registrados em Cumbria, condado localizado no norte da Inglaterra. Frente a estas ocorrências, autoridades de saúde locais estão orientando pais e professores a estarem alerta quanto aos sinais sugestivos da doença, que acomete, sobretudo, crianças abaixo de 10 anos. “Há alguns anos, a doença costumava ser grave, porém atualmente, a maioria dos casos se manifesta de forma leve. Isto porque a doença pode ser facilmente tratada com o uso oportuno de antibióticos”, explicou a porta-voz do Conselho de Saúde Pública de Cumbria, Corrie Lewthwaite, cuja filha de 04 anos também contraiu a doença.
23/05/2013 – Estudo descreve surto de Hepatite A no nordeste da Bósnia e Herzegovina
Resumo: Um artigo publicado esta semana na revista Eurosurveillance descreveu um surto de Hepatite A em Bijeljina, município localizado no nordeste da Bósnia e Herzegovina. Entre de agosto de 2012 e abril deste ano, foram confirmados laboratorialmente 28 casos. O caso índice foi identificado como uma criança de sete anos moradora de uma comunidade cigana denominada Roma, que estava temporariamente instalada no local. Na ocasião, a faixa etária mais acometida foi de 7 a 15 anos, perfazendo um total de 09 casos. Ao final da descrição, o trabalho destaca o aumento na susceptibilidade da população, em virtude da menor circulação do vírus no norte do país, verificada nos últimos anos.
23/05/2013 – Município angolano registra 296 casos de Cólera em menos de dois meses
Resumo: Ao menos 296 casos de Cólera foram registrados em Curoca, município localizado no sul da Angola – província de Cunene, do início de abril até meados de maio. A informação foi divulgada pelo supervisor do Programa de Epidemiologia do Departamento Provincial de Saúde e Controle de Endemias, Adelino Kavanda, durante entrevista à agência de notícias Angop. Deste total, 24 casos resultaram em óbito – a maioria nas localidades de Hangube, Tapala e Oncocua. Em resposta, o supervisor anunciou a criação de três centros de tratamento e prevenção da doença nas áreas mais atingidas pela doença. A população do município está estimada em 45.489 habitantes, distribuídas em duas comunidades rurais em 25 aldeias.
23/05/2013 – Angola confirma primeiro óbito por Dengue em sua história
Resumo: Na última semana, o Ministério da Saúde angolano confirmou a primeira morte por Dengue no país. Recentemente, o órgão já havia anunciado que o país enfrenta a primeira epidemia da doença em sua história. Do dia 12 de março, quando o primeiro caso foi detectado, até o último dia 17 de maio, o país já somava 400 ocorrências, das quais 301 foram laboratorialmente confirmadas. Segundo comunicado da agência de notícias Angop, as principais províncias afetas são Luanda e Malanje.
23/05/2013 – Espanha enfrenta surto de Influenza Aviária H7N1
Resumo: Na semana passada, autoridades de saúde espanholas notificaram à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) acerca de um surto de Influenza Aviária H7N1 no país. O evento foi detectado em uma granja situada na região da Catalunha – nordeste do país. Das 12.358 aves que abrigam o local, 133 morreram em consequência da cepa viral. Segundo as autoridades de saúde da Catalunha, todas as demais aves da granja já foram abatidas, conforme protocolo de segurança sanitária. No entanto, tais providências não impediram que o governo de Hong Kong embargasse a entrada de aves e produtos agrícolas oriundos da Catalunha em seu território.
23/05/2013 – Escola no Recife (PE) suspende aulas após mais um caso de Meningite
Resumo: Em Tamarineira, bairro localizado na Zona Norte do Recife (PE), a Escola Professor Mota Albuquerque suspendeu as aulas na manhã desta quinta-feira (16/05) após o registro de mais um caso de Meningite envolvendo um aluno da instituição. Embora o novo caso ainda não tenha sido confirmado, autoridades de saúde locais lançaram um alerta diante da ocorrência. No início do mês, um menino de 12 anos, também aluno do mesmo colégio, faleceu vítima de Meningite Bacteriana. Em outra escola do bairro, um menino de 08 anos também foi diagnosticado com a doença. No município, outras duas crianças com suspeita da doença também aguardam resultado dos exames para confirmação do diagnóstico. No último dia 17/05, técnicos da Vigilância Sanitária do Recife estiveram na Escola Professor Mota Albuquerque para orientar pais, alunos e professores sobre a doença. Além dos casos de Tamarineira, outros 09 casos de Meningite já foram registrados no Recife-PE.
23/05/2013 – Ministério da Saúde já investiu R$ 2 bilhões na preparação dos eventos de massa
Resumo: Na tarde da última quinta-feira (23/04), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o ministério já investiu R$ 2 bilhões na preparação dos eventos de massa que serão realizados no Brasil, nos próximos meses – Copa das Confederações FIFA, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo de Futebol FIFA. “Essa é uma grande oportunidade para acelerar os investimentos”, afirmou. Para o gestor, esses investimentos englobam desde a Atenção Básica até o conjunto de Redes de Atenção à Saúde, tais como hospitais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O anúncio foi feito durante a 20ª Feira Hospitalar, realizada na Expo Center Norte, em São Paulo.
23/05/2013 – Cavalo morto testa positivo para Raiva em Guatapará (SP)
Resumo: Recentemente, a Defesa Agropecuária de Ribeirão Preto confirmou que o cavalo encontrado morto no início do mês em uma fazenda em Guatapará (SP) apresentou teste positivo para Raiva. A notícia deixou em alerta as autoridades de saúde no município do interior paulista. A principal suspeita é de que o animal tenha contraído o vírus a partir da mordida de um morcego infectado. No ano passado, após 11 anos, Ribeirão Preto registrou um caso confirmado de Raiva Animal, o que fez as autoridades de saúde da região intensificarem as ações de combate à doença. Ao todo, a região de Ribeirão Preto já soma quatro casos confirmados de Raiva Animal neste ano, sendo um cavalo e três bois. Os demais casos foram confirmados nos municípios de Cajuru, Santa Rosa de Viterbo e Cássia dos Coqueiros.
23/05/2013 – El Salvador soma 140 casos confirmados de Dengue em apenas uma semana
Resumo: Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde de El Salvador, o número de casos confirmados de Dengue aumentou substancialmente no país, nas últimas três semanas. Apenas na semana entre os dias 12 e 18, foram confirmados 140 casos. Segundo declaração da vice-ministra da saúde, Violeta Menjivar, a situação é considerada grave em 68 municípios, que juntos reunem 26 por cento da população. Do início de janeiro ao dia 18 de maio, foram notificados 1.883 casos em todo o país, em comparação aos 1.946 casos registrados durante todo o ano passado.
23/05/2013 – Distrito Sanitário investiga surto de Tuberculose em aldeia indígena no AM
Resumo: Um surto de Tuberculose recentemente detectado na comunidade indígena Lago do Capanã Grande, localizada em Manicoré – a 332 km de Manaus (AM) – está sendo investigado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI Manaus). Ao todo, 79 índios foram diagnosticados com a doença entre os dias 19 e 27 de março. Durante um inquérito sorológico, foram realizados exames em 207 indígenas do Polo Base Boca do Jauari, que assiste a comunidade. O controle da Tuberculose nas áreas indígenas vem sendo intensificado pelo DSEI, que responde por 17 municípios amazonenses, conforme ressaltou o órgão. Três enfermeiras e dois técnicos permaneceram por sete dias no município e avaliaram o estado de saúde dos indígenas, que somam 414 integrantes nas oito aldeias da cidade.
24/05/2013 – Bahia já registra 15 mortes por Meningite C neste ano
Resumo: Desde o início do ano, foram registradas 15 mortes por Meningite tipo C no Estado da Bahia, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). Deste total, 10 óbitos foram registrados no interior do Estado e cinco na capital. A última ocorrência envolveu um homem de 45 anos, morador do bairro da Federação, o que resultou na quimioprofilaxia de mais de 50 pessoas que haviam tido contato com o caso. Até o último dia 04/05, haviam sido registrados 15 casos de Meningite Meningocócicas em Salvador, 40% a menos do que em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 25 ocorrências. De acordo com balanço da Secretaria de Saúde do Município, foram confirmadas 09 mortes em 2012, enquanto que em 2013 já ocorreram 05 óbitos. No ano passado, foram registrados 90 casos de Meningite C em todo o Estado.
24/05/2013 – Jovem de 27 anos é internado com Hantavirose na Argentina
Resumo: Um jovem de 27 anos, morador do município de San José – região central do país, foi confirmado como a mais nova vítima do Hantavírus na Argentina. A notícia foi divulgada na última quinta-feira (23/05) pelo secretário municipal de saúde, Jorge Vaio, durante entrevista coletiva. Segundo o gestor, o caso foi confirmado pelo laboratório do Instituto Maiztegui Junin, referência para zoonoses no país. Paralelamente, equipes de saúde foram enviadas ao município para mapear áreas de risco e realizar medidas de prevenção e controle da doença.
24/05/2013 – CDC investiga surto de Salmonelose nos Estados Unidos associado ao contato com tartarugas
Resumo: Nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) norte-americano divulgou o balanço parcial da investigação de um surto de Salmonelose no país, associado ao contato com tartarugas. Até agora, um total de 319 pessoas foram infectadas pelo patógeno em 40 Estados norte-americanos e no Distrito de Columbia. Desse total, 29% dos casos necessitaram de hospitalização e nenhum óbito foi registrado. Além disso, 71% dos casos foram registrados em crianças menores de 10 anos. Os desdobramentos da investigação mostraram que 70% das ocorrências referiram exposição a tartarugas, incluindo vendedores, compradores e criadores destes animais. Embora a comercialização de tartarugas com comprimento de casco abaixo de 04 polegadas seja proibida no país desde 1975, segundo determinação da FDA (Food and Drug Administration) – autoridade máxima em Vigilância Sanitária nos Estados Unidos, ainda é possível identificar diversos pontos de compra e venda ilegal destas espécies.
25/05/2013 – Cingapura tem aumento no número de casos de Chikungunya
Resumo: Em Cingapura, autoridades de saúde estão em alerta devido ao aumento do número de casos de Chikungunya. Somente neste mês, mais de 60 casos foram notificados, o que eleva para 184 o número de ocorrências registradas até agora, no ano. A situação preocupa à medida que, nos três anos anteriores, apenas 60 casos haviam sido contabilizados em todo o país. Atualmente, a maior parte das infecções tem sido detectada no complexo industrial de Sungei Kadut, ao longo da Rodovia Bukit Timah Road, que liga a região central ao sul do país. Além disso, um porta-voz do Ministério da Saúde informou que pelo menos 37 casos são autóctones. Duas vítimas foram hospitalizadas, porém, já receberam alta.
27/05/2013 – Laudo mostra que água de Palmeira dos Índios (AL) não provocou surto de diarreia aguda
Resumo: Nesta semana, a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) anunciou, com base no laudo de amostras analisadas em laboratório, que a água fornecida à população não foi responsável pelo surto de diarreia aguda que atingiu o município de Palmeira dos Índios e cidades vizinhas do agreste alagoano. Segundo avaliação do Laboratório Central de Alagoas (LACEN-AL), a água que abastece o município está isenta de coliformes fecais, atestando que a mesma está própria para o consumo humano. Desde o último dia 16/05, mais 400 pessoas deram entrada nas unidades de saúde do município e de cidades vizinhas com sintomas de diarreia, vômitos e febre alta. A causa do surto ainda está sendo investigada pelas Secretarias Estadual e Municipais de Saúde.
27/05/2013 – Imprensa venezuelana anuncia 17 mortes por Gripe A H1N1 em todo o país
Resumo: Nesta segunda-feira (27/05), autoridades de saúde regionais confirmaram, através da imprensa, o registro de 17 mortes por Gripe A H1N1 na Venezuela. Embora a notícia não tenha sido confirmada pelo governo, esta causou grande repercussão em todo o país. “Passamos em questão de três semanas de 20 casos a quase 250, o que é um número alarmante, e o balanço para hoje é que há 16 estados do país que apresentaram casos humanos e estamos já em 17 mortes”, conforme afirmou o ex-ministro da saúde e Assistência Social, Rafael Orihuela, durante entrevista a um canal de televisão.
27/05/2013 – Ceará já registra 04 óbitos e 64 casos de Influenza A H1N1 em 2013
Resumo: De acordo com balanço da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA), foram registrados 64 casos, incluindo 04 óbitos em todo o estado, entre janeiro e maio deste ano. Ainda segundo o informe, Fortaleza responde por 60 dos 64 casos confirmados (93%). Para o gerente de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, Antônio Lima, o elevado índice de notificações na capital está associado à presença de uma vigilância mais estruturada em relação aos demais municípios. No total, foram notificados 182 casos desde o início do ano, dos quais 64 foram confirmados. Cronologicamente, os óbitos envolveram um homem de 52 anos na cidade de Baturité, um jovem de 25 anos na capital, uma mulher de 33 anos no município de Acarape, e uma mulher de 25 anos no município de Pindoretama.
28/05/2013 – Instrutor de academia morre com suspeita de Hantavirose em Jataí-GO
Resumo: Em Jataí, município localizado no sudoeste de Goiás, autoridades de saúde registraram um óbito suspeito de Hantavirose. A vítima era um instrutor de academia de 36 anos, o qual faleceu no último domingo (26/05), três dias após o início dos sintomas, com quadro de Choque Séptico e Pneumonia Grave. Embora o laudo da morte do instrutor ainda não tenha sido concluído, a médica infectologista Regiane Guimarães, que atendeu a vítima, acredita que esta tenha sido provocada pelo Hantavírus.
28/05/2013 – Província angolana notifica mais de 280 casos de Sarampo em quatro meses
Resumo: De janeiro a maio deste ano, pelo menos 282 casos de Sarampo foram notificados pelas unidades de saúde de Huíla, província localizada no sudoeste de Angola. A informação foi divulgada pelo supervisor do Programa de Epidemiologia do Departamento Provincial de Saúde e Controle de Endemias, Avelino Muenecongo, durante entrevista à agência de notícias Angop. Segundo o porta-voz, a maioria dos casos foi registrada no município de Lubango – total de 152 casos, incluindo 05 mortes. Além disso, ao menos 13 crianças ainda permanecem internadas em um hospital pediátrico da província.
28/05/2013 – Agências Humanitárias da ONU alertam para surto de Cólera no leste do Mali
Resumo: Nesta semana, Agências Humanitárias ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram um alerta diante do surto de Cólera que atinge a Região de Gao, no leste do Mali. Até agora, foram registrados 22 casos, incluindo duas mortes. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), mais de 60% das 70 mil pessoas que habitam a região não têm acesso à água potável. Segundo o coordenador do OCHA no país, Aurelien Agbenonci, a maioria dos bairros de Gao não dispõe de abastecimento de água devido a falta de eletricidade para mover as bombas de distribuição. Por outro lado, na periferia das cidades a situação é ainda pior, a medida que o Rio Níger, única fonte de água da população, permanece constantemente poluído.
28/05/2013 – França tem primeiro óbito por nCoV (MERS)
Resumo: Nesta terça-feira (28/05), a Direção-Geral de Saúde (DGS) da França confirmou o primeiro óbito no país em decorrência do Novo Coronavírus (nCoV). A vítima estava internada desde o dia 23/04 no Hospital Valenciennes, em Lille – norte do país. Um segundo paciente, um homem de cerca de cinquenta anos, que compartilhou o mesmo quarto com o primeiro no Hospital Valenciennes de 27 a 29 de abril, também foi diagnosticado com a doença e permanece internado desde o último dia 09/05. Desde setembro, o nCoV - nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS) - infectou 44 pessoas. Desse total, 22 pessoas morreram.
29/05/2013 – Provável surto de Meningite assusta moradores de Ivinhema (MS)
Resumo: Em Ivinhema, município localizado no sudeste do Mato Grosso do Sul, moradores estão assustados diante de um provável surto de Meningite. Até o momento, foram relatados três casos, distribuídos entre uma creche e uma escola municipal, segundo informação dos próprios moradores. Embora a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tenha esclarecido a real dimensão da situação, uma ação de quimioprofilaxia foi realizada no último sábado visando a prevenção dos alunos que tiveram contato com as casos.
29/05/2013 – Surto de diarreia aguda já atingiu mais de 1,3 mil pessoas em Palmeira dos Índios (AL)
Resumo: Desde o último dia 17/05, mais de 1,3 mil pessoas procuraram atendimento médico com quadro de diarreia aguda em Palmeira dos Índios - município localizado no norte de Alagoas - e cidades circunvizinhas. No Hospital Regional de Santa Rita, o elevado número de atendimentos resultou em grande sobrecarga na instituição, comprometendo os estoques de medicamentos e demais insumos. Segundo a secretária de saúde de Palmeira dos Índios, Verônica Medeiros, recentes exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN-AL) revelaram que a água que abastece o município é própria para o consumo. Todavia, povoados que utilizam fontes alternativas de água (por exemplo, cisternas e cacimbas), como Bonifácio, apresentaram elevado índice de contaminação da água. Equipes de vigilância continuam investigando as causas do surto.
29/05/2013 – Incidência de Mal de Chagas cresce no sul de Honduras
Resumo: Em Honduras, autoridades de saúde lançaram um alerta diante da crescente incidência de Doenças de Chagas na comunidade de La Fraternidad, no sul do país – fronteira com a Nicarágua. Segundo o Diretor Regional de Saúde, Luis Barahona, foram registrados 10 casos novos na comunidade desde o início do ano. Ainda segundo o gestor, estima-se que mais de 60% dos moradores de La Fraternidad sejam portadores do parasita. O local é amplamente infestado pelo vetor da doença, acrescentou.
29/05/2013 – Sarampo no Paquistão: mais de 14 mil crianças infectadas em Punjab
Resumo: Em Punjab, principal cidade e capital da província paquistanesa de Lahore – nordeste do país, mais de 14 mil crianças foram diagnosticadas com Sarampo neste ano. Apenas entre os dias 25 e 27 de maio, pelo menos dez crianças morreram vítimas da doença em Punjab, aumentando para 117 o total de mortes em Lahore. Durante entrevista, o primeiro-ministro interino Najam Sethi manifestou grande preocupação em relação à propagação da doença. Apesar das diversas campanhas de vacinação implementadas nos últimos meses, grandes desafios ainda precisam ser superados para garantir o controle efetivo da doença na região.
29/05/2013 – Camboja registrou mais de 7,8 mil casos de Malária apenas nos primeiros quatro meses do ano
Resumo: De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde do Camboja, foram registrados 7.890 casos de Malária em todo o país, apenas nos primeiros quatro meses do ano. Apesar de ainda elevado, este número representa uma queda de 54 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 17.043 ocorrências. Além disso, de janeiro a abril deste ano, foram registradas apenas quatro mortes associadas ao agravo no país, contra as 24 do ano passado. Segundo diretor do Programa Nacional de Controle da Malária, Drº Char Meng Chuor, este notável declínio na morbimortalidade da doença está diretamente associado a ampla campanha de conscientização implementada no país, nos últimos anos.
30/05/2013 – SESAU investiga 14 casos suspeitos de H1N1
Resumo: Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (SESAU) anunciou que está investigando 14 casos suspeitos de Influenza A H1N1. De janeiro até o início da primeira quinzena de maio, foram detectados 18 casos suspeitos da doença, dos quais quatro já foram descartados e sete resultaram em óbito. Dentre o total de casos, onze ocorreram entre moradores da capital. “Quatro resultados já foram concluídos, mas estamos esperando que os demais sejam enviados pelo Laboratório Central de Alagoas (LACEN-AL) para encerramento dos casos. Mas todos os procedimentos estão sendo adotados em relação aos casos detectados”, afirmou Claudiane Nascimento, gerente do Núcleo de Doenças Imunopreviníveis da SESAU.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Março 2024 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31