Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

02/08/2012 – Febre Amarela mata adolescente gestante no Peru
Resumo: Nesta semana, o Diretório Nacional de Saúde peruano (DIRESA) anunciou um óbito por Febre Amarela envolvendo uma gestante de 16 anos moradora de Huanta, província localizada na região sudoeste do país. De acordo com o DIRESA, o Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM), onde se localiza Huanta, é considerada uma área de grande incidência para Febre Amarela. No entanto, ampliar a cobertura vacinal na região ainda é um dos principais desafios para as políticas publicas de saúde peruanas. Neste ano, foram registrados dois casos de reação adversa da vacina contra a Febre Amarela no VRAEM, sendo uma na comunidade de Nueva Jerusalén e outra em Palmapampa.
02/08/2012 – Alerta para Febre Chikungunya no Butão
Resumo: Na semana passada, 17 amostras de sangue de indivíduos com suspeita de Febre Chikungunya, moradores das cidades de Phuentsholing (09 amostras) e Samtse (08 amostras), no sul do Butão, foram encaminhadas para análise no Laboratório Nacional de Doenças Tropicais. Na última segunda-feira (30/07), uma das três primeiras amostras apresentou teste positivo para Vírus Chikungunya, configurando-se no primeiro caso da doença registrado no país este ano. De acordo com as autoridades sanitárias butanesas, as regiões de maior risco para a doença estão, justamente, próximas ao estado de Bengala Ocidental, na Índia, onde a doença é endêmica.
02/08/2012 – Estudo identifica indivíduos com imunidade natural à Raiva no Peru
Resumo: Na última quarta-feira (01/08), um artigo publicado na revista científica The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene anunciou a detecção de indivíduos com imunidade natural à Raiva em comunidades expostas aos morcegos-vampiros na região amazônica do Peru. Ao estudar povoações remotas da Amazônia peruana sob risco de contrair Raiva de morcegos-vampiros, pesquisadores ligados ao Ministério da Saúde, em parceria com os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, sigla em inglês), detectaram que 11% das pessoas examinadas demonstraram evidências de anticorpos contra a doença. Dentre elas, apenas uma pessoa informou que tinha sido vacinada previamente.
02/08/2012 – Pará regitra 9.111 casos confirmados de Dengue em 2012
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SES-PA) divulgou, através de um Boletim Epidemiológico, o registro de 9.111 casos confirmados de Dengue de janeiro a julho deste ano. Do total de casos confirmados, 9.039 foram classificados como Dengue Clássico, 54 como Dengue com Complicação, 16 como Febre Hemorrágica do Dengue e 02 como Síndrome do Choque da Dengue. Apesar do valor elevado, o número de casos confirmados ficou abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 12.589 casos, incluindo 16 óbitos. Até agora, a capital Belém continua sendo o município com maior número de casos confirmados (1.577), seguido por Parauapebas (721), Santarém (366), Ananindeua (298), Marabá (298) e Marituba (245). Neste ano, foram confirmados três óbitos, sendo 01 em Paraupebas, 01 em Altamira e 01 em Ananindeua.
02/08/2012 – Estudo desafia a ideia de que vírus influenza é mais mortal nos trópicos
Resumo: Um estudo desenvolvido por cientistas brasileiros e estrangeiros revelou que a região equatorial do país foi a menos atingida pela pandemia de gripe A (H1N1) em 2009. Publicado nesta semana na revista científica PLoS One, o estudo desafia a idéia convencional de que este sorotipo viral era mais mortal nos trópicos. Ao analisar dados de mortalidade por causas respiratórias em todos os estados brasileiros, entre 1996 e 2010, cientistas concluíram que as regiões norte e nordeste sofreram menos durante a pandemia de 2009, em detrimento às demais regiões do país.
03/08/2012 – RS registra mais quatro mortes por Gripe A H1N1: situação também preocupa em SC
Resumo: Ontem (02/08), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) registrou mais quatro mortes por Gripe A H1N1. Com estas, a doença foi responsável pela morte de 52 pessoas somente neste ano. Dentre as quatro mortes registradas nesta semana, duas pessoas tinham doenças associadas e três não tinham sido vacinadas. Ao todo, foram registrados 409 casos da doença no estado apenas este ano. Em Santa Catarina, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-SC) também divulgou um boletim epidemiológico acerca da doença. Embora nenhum óbito tenha sido registrado nos últimos 10 dias, a situação ainda é preocupante, uma vez que foram contabilizados 746 casos, incluindo 72 mortes, desde o início do ano.
03/08/2012 – Ministério da Saúde faz acordo para incluir vacina contra Catapora no calendário de 2013
Resumo: No último sábado (04/08), o Ministério da Saúde assinou uma acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para iniciar a produção de vacina tetraviral, a qual inclui a imunização contra a Catapora no calendário vacinal da criança. A vacina Tetraviral substituirá a Tríplice Viral, protegendo contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela, e estará disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de agosto de 2013. O acordo envolve a transferência de tecnologia de produção da vacina do laboratório privado GlaxoSmithKline (GSK) para o laboratório público Bio-Manguinhos, da Fiocruz.
05/08/2012 – Panorama da HFMD nas Filipinas
Resumo: Autoridades de saúde das Filipinas confirmaram hoje o segundo caso de infecção por Enterovírus 71 (EV-71) no país. O vírus é um dos causadores da HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”). De acordo com o Departamento Nacional de Saúde, 43 casos suspeitos da doença foram registrados a partir do dia 21 do mês passado, dos quais 21 foram testados positivo para algum tipo de enterovírus. Nesta ano, a doença passou a ser de notificação obrigatória em até 24 horas, segundo o Departamento Nacional de Saúde.
05/08/2012 – Estudo com doadores de sangue demonstra prevalência do Vírus do Nilo Ocidental no nordeste da Itália
Resumo: Nesta semana, um grupo de cientistas italianos, das Universidades de Padova e de Veneza, publicou um estudo demonstrando a prevalência do Vírus do Nilo Ocidental no país. A constatação foi feita à partir da análise de amostras de doadores de sangue, tecidos e órgãos no nordeste do país, coletadas no mês passado. Além disso, a amplificação e posterior sequenciamento do material genético demonstrou tratar-se de um sorotipo viral diferente do que foi responsável pelo surto da doença em 2008-09, no norte do país. O estudo foi publicado na revista científica Eurosurveillance, o qual pode ser conferido acessado o link abaixo.
05/08/2012 – Turista alemão recebe teste positivo para Hantavírus na Irlanda
Resumo: Nesta semana, um turista alemão de 30 anos recebeu teste positivo para Hantavírus na Irlanda. No início do ano, o turista havia sido internado no Hospital Regional do Centro-Oeste, em Porton Down, com sintomas de insuficiência renal e respiratória. Somente nesta semana, os resultados laboratoriais foram divulgados pelas autoridades de saúde irlandesas, embora o laudo já estivesse pronto desde o início de junho, e o turista regressado recuperado para a Alemanha. Apesar de a doença ainda não ter sido previamente registrada na irlanda, o país não está livre de circulação do vírus, dado o elevado número de turistas oriundos das mais diversas partes da Europa. Na Alemanha, 852 casos de Hantavirose foram registrados entre outubro de 2011 e abril de 2012, sobretudo, na região de Baden-Württemberg, onde foram notificados 68% dos casos.
05/08/2012 – Cinco estados brasileiros concentram 88% das mortes por Gripe A
Resumo: De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, das 254 mortes por Gripe A (H1N1) registradas este ano, 233 (equivalente a 88%) ocorreram em cinco estados do centro-sul do país – os três da Região Sul, além de São Paulo e Minas Gerais. O estado com maior número de mortes continua sendo Santa Catarina (72 mortes), seguindo por São Paulo (53 mortes), Rio Grande do Sul (49 mortes), Paraná (33 mortes) e Minas Gerais (16 mortes). O total de mortes contabilizadas neste ano já corresponde a 12,3% do total verificado durante a Pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram no país. Naquele ano, os mesmos cinco estados concentraram 84% dos óbitos.
05/08/2012 – Influenza A H3N2 nos Estados Unidos: CDC recomenda precaução durante o contato com suínos
Resumo: Nesta semana, o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano reportou mais 12 infecções humanas causadas pelo vírus Influenza A variante H3N2 em três estados americanos: Ohio (10 casos), Havaí (01 caso) e Indiana (01 caso). Com estes, foram registrados 29 casos da doença no país, somados aos 17 casos detectados anteriormente, desde julho de 2011. Em nota, o CDC emitiu um alerta reforçando a adoção de precauções provisórias durante o contato com suínos, uma vez que todos os casos detectados nesta semana tiveram contato prévio direto ou indireto com estes animais. Cientistas já comprovaram a existência de um importante “padrão de semelhança genética” entre os sorotipos virais H3N2, circulante no país, e H1N1, responsável pela Pandemia de 2009.
05/08/2012 – Roedor semi-aquático que mordeu frequentador de um parque no leste da Pensilvânia testa positivo para Raiva
Resumo: No último fim de semana, o Departamento de Saúde do estado norte-americano da Pensilvânia emitiu um alerta para a precaução contra a Raiva, destinado aos frequentadores de um parque nacional situado no leste do estado. O alerta foi divulgado após a confirmação do vírus em um castor que havia mordido um frequentador, o qual, por sua vez, nadava em um rio que atravessa o parque. Os visitantes estão sendo orientados a não se aproximar de animais mortos ou supostamente doentes no parque, realizando apenas a notificação da ocorrência junto às autoridades sanitárias locais.
06/08/2012 – Paraná registra novas mortes por Gripe A (H1N1)
Resumo: De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SES-PR), foram contabilizadas 35 mortes por Gripe A (H1N1) neste ano, em todo o estado. Nesta segunda-feira (06/08), mais duas mortes foram registradas, ambas no município de Ponta Grossa. As vítimas tinham 58 e 44 anos. Ainda segundo o informe, aproximadamente 61% das mortes registradas em 2012, no estado, envolveram pessoas com doenças pré-existentes, como cardiopatia crônica, doença mental, pneumopatia e câncer. Além disso, houve uma queda de 37% no número de casos confirmados em relação ao informe semanal anterior. Até o momento, foram confirmados 1.043 casos de Gripe A no Paraná. No início da semana, a SES-PR anunciou o recebimento de mais 160 mil vacinas contra a doença, os quais foram distribuídos proporcionalmente entre os 399 municípios do estado.
07/08/2012 – Alerta para a Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental nos Estados Unidos: CDC confirma aumento do número de casos
Resumo: Nesta terça-feira (07/08), o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano fez um alerta diante do aumento do número de casos de Febre Hemorrágica pelo Vírus do Nilo Ocidental, no país. Neste ano, a doença já foi registrada em 42 dos 50 estados, incluindo infecções em humanos, aves e artrópodes. Até o momento, foram registrados 241 casos em todo o país, incluindo quatro mortes. Quase 80% dos casos ocorreram em três estados: Mississippi, Texas e Oklahoma. À partir de 2004, a maior taxa de incidência mensal da doença foi registrada no mês de julho deste ano.
07/08/2012 – Greve leva ANVISA a adotar medidas para conter a fragilização sanitária
Resumo: Nesta semana, a greve deflagrada por fiscais de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados fez com que a ANVISA adotasse algumas medidas para reduzir a fragilidade sanitária em relação à importação de produtos e mercadorias. A principal medida foi priorizar a aplicação de regras que garantam a continuidade da importação de produtos sujeitos à fiscalização da Vigilância Sanitária, em portos e aeroportos dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Paraná e Espírito Santo. Na prática, a medida visa minimizar os impactos oriundos da paralisação, coibindo a entrada, no país, de produtos de baixa qualidade, de procedência duvidosa ou mesmo sem autorização legal para a comercialização, os quais podem representar risco para a saúde da população.
07/07/2012 – Porto Velho-RO registra mais de 7 mil casos de Malária no primeiro semestre deste ano
Resumo: Em Porto Velho (RO), cerca 7,4 mil casos de Malária foram registrados no primeiro semestre deste ano, a maioria em bairros das zonas Norte, Sul e Leste. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), este valor já representa um aumento de 8,2% no total de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, quatro pessoas morreram vítimas da doença em Porto Velho. Neste ano, houve cinco óbitos apenas no primeiro semestre do ano. As vítimas fatais representam 0,002% do total de casos registrados na capital, em 2012.
07/08/2012 – Piauí registra mais de 13 mil casos de Dengue este ano
Resumo: No primeiro semestre deste ano, foram notificados 13.280 casos de Dengue no Piauí, conforme boletim divulgado, no início do mês, pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, este número representa um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 12.014 notificações. Dentre os municípios mais afetados pela doença, estão: Teresina (7.325 casos), Parnaíba (645 casos) e Piripiri (539 casos).
07/08/2012 – Bauru-SP registra novo caso de Leishmaniose Visceral
Resumo: No início do mês, a Secretaria de Saúde de Bauru (SP), por intermédio do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou um novo caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Um menino de 09 anos, morador da Vila Pacífico, torno-se a décima vítima da doença. Além disso, foram registradas duas mortes no município este ano, ambas envolvendo indivíduos cujos sintomas se iniciaram em 2011. No ano passado, foram notificados 43 casos de LVA, incluindo três óbitos.
07/08/2012 – Menina de 10 anos morre de Meningite em Jaboatão dos Guararapes (Refice-PE)
Resumo: No último fim de semana, uma menina de 10 anos morreu vítima de Meningite em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife-PE. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 59 casos da doença neste ano, incluindo quatro mortes. Medidas de prevenção e controle da doença foram realizadas junto às pessoas que tiveram contato prévio com o caso.
07/08/2012 – Mato Grosso já registra nove mortes por Meningite este ano
Resumo: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso, foram registradas nove mortes por Meningite em todo o estado, este ano. De janeiro a agosto, pelo menos 100 casos da doença foram confirmados, dos quais 18 foram pela forma Meningocócica. Os municípios onde os óbitos foram registrados são: Cuiabá (04), Várzea Grande (01), Santa Carmem (01), Sorriso (01), Sinop (01) e Barra do Garças (01). O Serviço de Vigilância local alerta a população de que durante o inverno há maior risco de contaminação.
07/08/2012 – Coelho que mordeu membros de uma família no noroeste da Tailândia testa positivo para Raiva
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias tailandesas emitiram um alerta após a confirmação de Raiva em um coelho que teria mordido membros de uma mesma família em Chom Thong, distrito localizado no noroeste do país. Os membros da família foram vacinados contra a doença após a morte do animal. No mês passado, cães e gatos presentes num raio de 5 km da casa onde a família mora também teriam sido vacinados. Em geral, apenas 5% dos casos de Raiva Animal na Tailândia ocorrem em coelhos, enquanto que cães e gatos respondem por 90% dos casos.
07/08/2012 – Cientista britânicos detectam Vírus Schmallenberg em uma fazenda de Hertfordshire (Inglaterra)
Resumo: Em junho, cientistas britânicos da Royal Veterinary College (RVC) do Instituto de Saúde Animal (IAH, sigla em inglês), detectaram a presença do Vírus Schmallenberg no rebanho de uma fazenda de Hertfordshire, no sul da Inglaterra. No entanto, as autoridades sanitárias não justificaram o motivo pelo qual o anunciou foi feito somente nesta semana. O vírus é capaz de provocar graves deformidades em cordeiros e bezerro. Desde a sua primeira detecção no Reino Unido, em janeiro, casos foram documentados em 276 fazendas, sobretudo, nas regiões leste e sul do país.
07/08/2012 – HFMD na Tailândia
Resumo: Neste ano, autoridades de saúde tailandesas registraram 17.656 casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) em todo o país. Somente na ilha de Phuket, foram notificados mais de 200 casos, constituindo a terceira província mais afetada do país. Na província de Rayong, uma campanha de limpeza foi realizada em creches e escolas (brinquedos, mobiliário e materiais escolares) após o registro de 384 casos, incluindo a morte de um menino cambojano. Já na província de Chiang Mai, 576 casos foram detectados desde o início do ano, sendo 144 apenas no mês de julho.
07/08/2012 – HFMD na Tailândia
Resumo: Neste ano, autoridades de saúde tailandesas registraram 17.656 casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) em todo o país. Somente na ilha de Phuket, foram notificados mais de 200 casos, constituindo a terceira província mais afetada do país. Na província de Rayong, uma campanha de limpeza foi realizada em creches e escolas (brinquedos, mobiliário e materiais escolares) após o registro de 384 casos, incluindo a morte de um menino cambojano. Já na província de Chiang Mai, 576 casos foram detectados desde o início do ano, sendo 144 apenas no mês de julho.
08/08/2012 – Panorama da Dengue no sul do Vietnã
Resumo: No Vietnã, o Centro de Medicina Preventiva da província de Dong Noi contabilizou mais de 3.000 casos de Dengue este ano, incluindo cinco mortes – quatro somente em julho. As cidades mais atingidos foram: Bien Hoa (800 casos), Trang Bom (500 casos) e Xuan Loc (400 casos). Enquanto isso, a província de Ben Tre também enfrenta os impactos da doença. Neste ano, já são mais de 1.069 casos registrados, incluindo 105 pessoas em estado graves. As cidades mais acometidas foram: Tri Ba (216 casos), Binh Dai (158 casos) e Trom Giong (142 casos).
08/08/2012 – Cresce a incidência de Diarreia Aguda em campos de refugiados na República de Myanmar
Resumo: Nesta terça-feira (07/08), o Departamento de Saúde da Organização Central para a Independência de Kachin (KIO) anunciou o aumento no número de casos de Diarreia Aguda nos campos de refugiados na região, localizada no norte da República de Myanmar (antiga Birmânia). Representantes da organização atribuíram o agravamento da situação ao período de fortes chuvas iniciado recentemente, além da falta de saneamento básico. Desde que os conflitos armados se iniciaram entre o Movimento para a Independência de Kachin e as tropas birmanesas, mais de 60 mil pessoas se deslocaram para o território controlado pela KIO, improvisando 53 acampamentos.
08/08/2012 – Sobe para 67 o número de casos de Gripe A (H1N1) em Mato Grosso: três mortes já foram confirmadas
Resumo: Neste ano, foram registrados 67 casos de Gripe A (H1N1) no Mato Grosso, segundo boletim divulgado na última terça-feira (07/08), pela Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, foram confirmadas três mortes através de exames laboratoriais e um óbito ainda está sendo investigado. Os municípios que concentraram a maior parte dos casos foram: Cuiabá, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Rondonópolis, Várzea Grande, Pedra Preta e Paranatinga.
08/08/2012 – Rio vai receber R$ 1,9 bilhões do “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Nacionais”
Resumo: Nesta semana, o governo federal anunciou o repasse de R$ 1,9 bilhões ao Estado do Rio de Janeiro, como investimento em projetos do “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Nacionais”, destinado à prevenção e diminuição do tempo de resposta às vítimas de catástrofes naturais. Deste total, R$ 1,72 bilhão serão aplicados em obras de drenagem e contenção de cheias e R$ 201,5 milhões em contenção de encostas. Além disso, R$ 427,3 milhões serão investidos na construção de 6.195 unidades habitacionais, inseridas no “Programa Minha Casa, Minha Vida”. A maior parte deste montante será investido na Região Serrana do Estado, atingida em 2011 por fortes chuvas e deslizamentos, configurando-se num dos maiores desastres naturais da história do país.
09/08/2012 – Roraima registra 285 casos de Leishmaniose Tegumentar este ano: forma visceral da doença também preocupa
Resumo: No primeiro semestre deste ano, foram registrados 285 casos de Leishmaniose Tegumentar em Roraima. Deste total, pouco mais de 45% foram notificados nos municípios de Rorainópolis (70), São João da Baliza (20) e Caroebe (37), todos localizados na região sul do estado. Apesar de menos comum, a Leishmaniose Visceral, forma mais grave da doença, também esteve presente no estado, totalizando 04 casos. De acordo com representantes do Núcleo Estadual de Controle de Zoonoses, a elevada incidência da doença é uma das consequências do desmatamento e das chuvas que atingiram a região, o que facilitou sobremaneira a proliferação do mosquito transmissor da doença.
09/08/2012 – Butão confirma 12 casos de Febre Chikungunya: Malária também preocupa
Resumo: Nesta quinta-feira (09/08), o Laboratório do Instituto das Forças Armadas do Butão confirmou a presença do Vírus Chikungunya em 12 das 18 amostras enviadas para análise no início da semana. Dentre as amostras positivas, seis eram procedentes de Phuentsholing e seis de Samtse. Nesta semana, o laboratório recebeu mais 59 amostras de indivíduos com suspeita da doença. Em relação à última semana, foram notificados 77 casos suspeitos, principalmente nas províncias de Samtse (43 casos), Gomtu (10 casos), Phuentsholing (09 casos), Kamji (08 casos), Sipsu (04 casos) e Thimphu (03). Além disso, foram confirmados 79 casos de Malária no país, a maioria em Sarpang.
09/08/2012 – Região Sul registra mais dois óbitos por Gripe A (H1N1)
Resumo: De acordo com o boletim semanal da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, divulgado nesta última quinta-feira (09/08), foram registradas mais duas mortes por Gripe A (H1N1) no estado. Até o momento, foram contabilizadas 55 mortes em todo o estado. Com estes, o total de casos notificados já chega a 435, sendo 20 casos a mais em relação ao informe da semana passada. Todavia, Santa Catarina continua no topo da lista de registro de óbitos dentre os estados da Região Sul, sendo 73 vítimas fatais. Ao todo, foram notificados 752 casos da doença em Santa Catarina, neste ano.
10/08/2012 – Indonésia registra novo óbito por Influenza A H5N1
Resumo: No início do mês, o Ministério da Saúde da Indonésia notificou à Organização Mundial de Saúde (OMS), mediante relatório, a ocorrência de mais um óbito por Influenza A sorotipo H5N1, o mesmo que provoca a Gripe em aves. Trata-se de um homem de 37 anos, morador da província de Yogyakarta, o qual teria iniciado os sintomas com febre no dia 24/07, sendo hospitalizado no dia 27/07. De acordo com o relatório, o óbito ocorreu no último dia 30. A infecção pelo vírus foi confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Desenvolvimento (NIHRD), ligado ao Ministério da Saúde. Desde que a doença foi detectada no país, foram registrados 191 casos, incluindo 159 mortes – oito casos em 2012, sendo todos fatais.
11/08/2012 – Alerta para Coqueluche nos EUA: autoridades sanitárias denunciam crescimento de movimentos anti-vacinação
Resumo: Em 2012, os Estados Unidos está testemunhando a maior incidência anual de Coqueluche já registrada nos últimos 70 anos. Em alguns estados, como Washington, o incremento na incidência da doença chegou a 1.300%, o qual tem sido associado à baixa cobertura vacinal na região. Nesta semana, autoridades sanitárias locais denunciaram o surgimento e propagação de movimentos sociais anti-vacinação no noroeste do país. Até o momento, foram registrados mais de 17 mil casos de Coqueluche em todo o país, incluindo 10 óbitos.
11/08/2012 – Nova variante da Gripe A afeta 158 pessoas nos Estados Unidos
Resumo: Uma nova cepa viral causadora da Gripe A (H1N1) foi detectada nos estados norte-americanos de Ohio e Indiana. Em apenas uma semana, o número de casos saltou de 29 para 158. De acordo com epidemiologistas do CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças, norte-americano), a maioria dos casos relatados ocorreram em crianças. No entanto, nenhum óbito foi registrado e apenas duas pessoas precisaram ser internadas. Investigações iniciais revelaram que grande parte dos indivíduos acometidos tiveram contato prévio com porcos em feiras de agropecuária da região. Até o momento, não há indícios de que o vírus consiga ser transmitido entre humanos.
11/08/2012 – Indonésia registra nona morte por Gripe Aviária no ano
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde indonésio divulgou, oficialmente, o registro do nono caso de Gripe Aviária neste ano. Trata-se de um homem de 37 anos falecido no último dia 30, o qual morava próximo a uma granja. A Indonésia é o país mais atingido pela Gripe Aviária, com 159 vítimas fatais desde 2003, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença é provocada pelo Vírus Influenza A H5N1 e transmitida aos humanos através do contato direto com aves infectadas.
11/08/2012 – Surto de Conjuntivite no norte do Vietnã
Resumo: No último fim de semana, autoridades de saúde vietnamitas detectaram um surto de Conjuntivite em Hanoi, capital e maior cidade, localizada no norte do país. Na ocasião, mais de 100 pessoas foram atendidas no Instituto Nacional de Oftamologia de Hanoi. Especialisas do instituto estão alertando a população frente aos perigos oriundos da automedicação. Diversos indivíduos procuraram o instituto com processo de infecção avançada após recorrer, por conta própria, à colírios a base de corticóides, os quais reduzem a imunidade e acentuam a infecção.
12/08/2012 – Casos de Catapora crescem no Ceará
Resumo: Neste ano, foram registrados 582 casos de Varicela (Catapora) no estado do Ceará, incluindo um óbito no município de Marco, no Interior do estado. Somente na capital, 539 pessoas foram infectadas, o que representa 92,6% dos casos, conforme divulgado pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Na prática, este número representa um aumento de 24,4% na incidência da doença na capital, em relação ao mesmo período do ano passado. Outros municípios também relataram elevada incidência, tais como: Ubajara (186 casos), Itarema (86 casos), Sobral (79 casos) e Marco (37).
13/08/2012 – Desatres Naturais: Terremotos deixam 306 mortos no Irã
Resumo: No sábado passado, dois terremotos abalaram a região noroeste do Irã, deixando 306 pessoas mortas e 3.037 feridos. Os dois terremotos, de 6,3 e 6,4 graus de magnitude (Escala de Richter), deflagrados com intervalo de poucos minutos entre si, atingiram a regiãos montanhosa de Varzeghan, Ahar e Heris, na província de Azerbaijão Oriental, noroeste do país. Equipes de resgate da Cruz Vermelha distribuiram barracas, cobertores, roupas, alimentos e água para a população afetada. O país está situado sobre importantes falhas geológicas, com registro de diversos terremotos devastadores ao longo de sua história. O mais importante dos últimos anos ocorreu em dezembro de 2003, matando 31.000 pessoas na cidade de Bam (sul), ou seja, 25% da população local.
14/08/2012 – Surto de Meningite no norte da Venezuela
Resumo: Nesta segunda-feira (13/08), autoridades de saúde venezuelanas divulgaram a ocorrência de um surto de Meningite em Monagas, estado localizado na Região Norte do país. De acordo com o Ministério da Saúde, três pessoas morreram e mais 15 casos foram infectadas na cidade de El Rincón de Caripito. Representantes do Departamento de Epidemiologia local anunciaram um plano estratégico para isolamento, manejo e investigação de casos novos que porventura possam ser detectados, no intuito de prevenir a propagação da doença.
14/08/2012 – Tailândia já registra 27 mortes por Leptospirose após enchentes
Resumo: No início da semana, o Ministério da Saúde emitiu um alerta à população frente ao surto de Leptospirose que acomete o país, sobretudo após o de período fortes chuvas e inundações. Até o momento, 27 pessoas morreram em todo o país vítimas da doença. Desde janeiro, mais de 1.700 casos foram notificados em 70 províncias. De acordo com o Ministério da Saúde, as províncias onde foram registradas as maiores taxas de incidência são: Ranong, Phang-Nga, Phattalung, Surin e Si Saket. Justamente nestas províncias se concentram as principais áreas produtoras de arroz no país, cujo cultivo é realizado em terrenos baixos e alagados, o que favorece a disseminação da doença. Ademais, tais províncias foram as mais castigadas pelas enchentes.
14/08/2012 – Surto de Febre do Nilo Ocidental em Dallas (Texas-EUA)
Resumo: Nos Estados Unidos, um surto de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental tem colocado em alerta as autoridades de saúde de Dallas, condado localizado no norte do estado do Texas. Conforme divulgado pelo Departamento de Saúde local, nove pessoas morreram e 175 foram infectadas desde o início do ano. Atualmente, os Estados Unidos enfrentam o maior surto da doença desde 2004, quando 241 casos foram detectados, incluindo 04 mortes. De acordo com o CDC (Center for Disease Control and Prevention), 42 estados norte-americanos relataram a ocorrência de casos de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental, sendo 80% destes em três estados do sul do país: Texas, Misssissippi e Oklahoma.
14/08/2012 – Estado norte-americano de Louisiana decreta emergência frente à Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental
Resumo: Nos Estados Unidos, o Departamento de Saúde de Louisiana decretou ontem (13/08) estado de emergência diante do surto de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental que atinge vários estados da região sul do país. Somente em Louisiana, foram registrados 68 casos da doença, incluindo 06 mortes, desde o início do ano. Segundo as autoridades estaduais de saúde, mais da metade dos casos evoluiram para a forma neuroinvasiva, portanto, mais grave da doença. O Vírus do Nilo Ocidental (WNV, sigla em inglês) foi detectado pela primeira vez na América do Norte em 1999, em Nova York. De acordo com o CDC (Center for Disease Control and Prevention), 4 em cada 5 pessoas portadoras do WNV permanecem assintomáticas.
14/08/2012 – Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo mata cinco pessoas no Paquistão
Resumo: Um pecuarista de 42 anos se tornou a quinta vítima fatal da Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF) no Paquistão. O caso foi confirmado no último fim de semana por meio de testes laboratoriais realizados no Hospital Karachi, localizado na província de Balochistan – noroeste do país, onde o pecuarista estava internado. Até o momento, seis casos foram confirmados na província, sendo todos trabalhadores do campo, segundo dados do Departamento de Saúde local.
14/08/2012 – Surto de Cólera no sudeste de Serra Leoa
Resumo: Autoridades sanitárias de Serra Leoa estão empenhando esforço no enfrentamento do surto de Cólera que atinge a cidade de Kenema, localizada no sudeste do país. Somente no Hospital Público de Kenema, pelo menos 11 casos foram confirmados. Há duas semanas, o Ministério da Saúde e Saneamento já havia colocado todas as unidades de saúde distritais em alerta prevendo uma resposta a demanda de sintomáticos. Ao mesmo tempo, discussões acerca das medidas de prevenção e controle da doença estão sendo promovidas pelo governo em rádios comunitárias.
14/08/2012 – Índia registra três mortes por Malária em menos de 48 horas
Resumo: O registro de três mortes por Malária em menos de 48 horas colocaram o Departamento de Saúde do distrito de Jamshedpur, no leste da Índia, sob alerta. Autoridades sanitárias locais anunciaram a adoção de medidas para tentar conter a propagação da doença na região. Para tal, o governo está apostando na mobilização social para eliminar os locais de reprodução do mosquito transmissor. Locais com acumulo de água e lixo estão sendo rastreados e eliminados com a ajuda da população.
14/08/2012 – Surto de Antraz em duas províncias chinesas
Resumo: Moradores de duas províncias no leste da China estão em pânico diante de um surto de Antraz que atinge a região. Em Jiangsu, província costeira, pelo menos 10 pessoas foram diagnosticadas com a doença após comer a carcaça de uma vaca na vila de Ganmazhen – cidade de Lianyungang. Outro surto da doença foi detectado nas regiões de Xiuyan e Haicheng, localizadas na província de Liaoning, na fronteira com a Coréia do Norte. Desde o último dia 10, pelo menos 21 casos foram relatados, sendo 03 confirmados e 18 ainda em investigação. Os indivíduos estão sendo acompanhados no Hospital de Doenças Infecciosas Anshan.
14/08/2012 – Paulínia (SP) registra duas mortes por Febre Maculosa
Resumo: Na última segunda-feira (13/08), a Secretaria de Saúde de Paulínia-SP confirmou a ocorrência de duas mortes por Febre Maculosa no município. Os casos foram diagnosticados entre moradores dos bairros de Patropi e Jardim Planalto, às margens do Rio Atibaia, o qual é utilizado por moradores para a prática da pesca. A elevada infestação de carrapatos-estrela às margens do rio levou a Secretaria Municipal de Saúde à iniciar um trabalho preventivo e de conscientização da população local. Após investigação, técnicos da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) colocaram armadilhas e capturaram capivaras portadoras de carrapatos infectados no entorno do rio. As mortes foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
15/08/2012 – Alerta para Raiva Canina em Honduras
Resumo: Em Honduras, a detecção de quatro cães infectados pelo Vírus da Raiva e outros três suspeitos na região de El Progreso, noroeste do país, fez com que o Ministério da Saúde anunciasse a adoção de medidas para tentar deter a propagação da doença. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Tegucigalpa. Até o momento, 08 casos de Raiva Canina foram confirmados em todo o país.
15/08/2012 – Texas registra 17 mortes por Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental este ano
Resumo: O estado do Texas, no sul dos Estados Unidos, tem enfrentado um surto de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental este ano. Até o momento, foram registrados 381 casos da doença, incluindo, pelo menos, 17 óbitos, segundo dados do Departamento de Serviços de Saúde local. O condado de Dallas, que inclui a nona maior cidade dos Estados Unidos, foi o mais atingido pela doença, registrando 10 mortes. De acordo com o CDC (Center for Disease Control and Prevention, sigla em inglês), foram notificados 693 casos em todo o país, além de um total de 26 mortes. Em 2011, o país registrou 712 casos e 43 óbitos, sendo 27 casos e duas mortes no Texas. O vírus do Nilo Ocidental, descoberto em Uganda em 1937, é transportado por aves e transmitido para humanos pelos mosquitos (Culex).
16/08/2012 – Dengue no Camboja
Resumo: Nesta última quarta-feira (15/08), o Centro Nacional de Parasitologia, Entomologia e Controle de Malária do Camboja divulgou um balanço da Dengue no país, este ano. De janeiro a agosto, 98 pessoas morreram em decorrência da doença e, pelo menos, 23.216 foram infectadas. No último relatório, referente ao período de janeiro até o final de junho, 60 pessoas haviam morrido em consequência da doença e 15.000 haviam sido infectadas. Em 2007, 400 mortes foram registradas apenas nos primeiros sete meses do ano.
16/08/2012 – Surto de Rickettsiose preocupa autoridades de saúde na Califórnia (EUA)
Resumo: A ascensão do número de casos de Rickettsiose em Long Beach, na Califórnia, tem colocado em alerta as autoridades de saúde norte-americanas. Neste ano, foram notificados 11 casos de Tifo Murino, também chamado de tifo endêmico, doença transmitida por pulgas da espécie Xenopsylla cheopis, as quais parasitam roedores, gambás, gatos e guaxinins. A doença é causada por bactérias da espécie Rickettsia typhi. Os sintomas incluem febre, cefaléia, calafrios, mialgia, náuseas, vômitos e tosse. Complicações podem estar presentes na forma de confusão, estupor, convulsões e desequilíbrio.
16/08/2012 – Surto de Coqueluche na Argentina
Resumo: O aumento do número de casos de Coqueluche na Argentina, detectado este ano, tem colocado em alerta as autoridades públicas de saúde. Desde o início do ano, foram confirmados 174 casos, além de outros 150 que permanecem sob suspeita da doença. No ano passado, haviam sido notificados 61 casos, dentre suspeitos e confirmados. Nesta semana, o Ministério da Saúde argentino intensificou as estratégias de divulgação voltadas para a ampliação da cobertura vacinal no país.
16/08/2012 – Angola assinala um ano sem registro de Poliomielite
Resumo: Recentemente, autoridades de saúde angolanas comemoraram a conquista de um importante marco para a história da erradicação da Poliomielite no mundo. No início do mês passado, o país completou um ano sem registrar casos da doença, a qual foi diagnosticada pela última vez no dia 07 de julho de 2011, na província de Uíge. Até o primeiro semestre do ano passado, a Angola fazia parte do grupo de países que ainda registravam casos de Poliomielite. Embora a incidência da doença venha sofrendo queda nas últimas décadas, atualmente, alguns países ainda são considerados endêmicos para a doença, dentre eles: Nigéria, Paquistão e parte do Afeganistão. Em 2011, foram diagnosticados 650 casos de Poliomielite em todo o mundo, comparado aos 350 mil casos em 1998. No Brasil, o último diagnóstico de Poliomielite ocorreu em 1990. A Organização Mundial de Saúde declarou a doença definitivamente erradicada nas Américas em 1994, e na Europa em 1999.
16/08/2012 – SMS de Itu-SP confirma morte por Gripe A H1N1
Resumo: Na última terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Itu, em São Paulo, confirmou a morte de uma mulher de 52 anos por Gripe A H1N1. A notícia deixou em alerta não só a população, mas também as autoridades de saúde locais. Até agora, foram confirmados três casos da doença no município, além de outros quatro suspeitos que aguardam resultados de exames. Atualmente, os postos de saúde de Itu oferencem apenas a segunda dose da vacina para as crianças. De acordo com a secretaria, um novo lote da vacina foi solicitado junto à Secretaria Estadual de Saúde, porém, ainda não há previsão de chegada. Até o último dia 09, o município havia vacinado apenas 70,6% dos idosos e 68,6% das gestantes, portanto, não atingindo a meta de 80% de cobertura em cada um destes grupos.
17/08/2012 – Uberaba-MG registra segundo caso de Raiva Animal
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, localizado no Triângulo Mineiro, confirmou o segundo caso de Raiva Animal este ano. Desta vez, a doença foi diagnosticada em um morcego - o primeiro caso havia sido detectado em um cão - recolhido na região central da cidade. Desde o início da semana, funcionários do Departamento de Controle de Zoonoses vem realizando um trabalho de bloqueio e orientação junto à população. Equipes de saúde estão percorrendo todas as casas do entorno onde o morcego foi encontrado, com o intuito de vacinar 720 animais, entre cães e gatos, totalizando 4.363 imóveis na área. A secretaria disponibilizou telefones exclusivos para que a população possa esclarecer dúvidas acerca da doença, além de notificar cães e gatos com sintomas de paralisia, convulsão e/ou incapacidade de engolir alimentos, além de morcegos vistos em voos diurnos e de forma descordenada, ou mesmo caídos no chão.
17/08/2012 – Surto de Influenza Aviária H7N7 volta a se manifestar na Holanda
Resumo: Nesta sexta-feira, autoridades sanitárias holandesas emitiram uma notificação emergencial à Organização Mundial de Saúde, informando a ocorrência de um surto de Influenza Aviária por vírus H7N7 em criações de galinhas poedeiras na província de Utrecht. O problema foi descoberto em uma monitoria de rotina e resultou no abate de mais de 30 aves, prontamente submetidas a “sacrifício sanitário”. Embora o sorotipo viral identificado (H7N7) seja considerado de baixa patogenicidade, as autoridades sanitárias recomendaram cuidado redobrado em relação à prevenção da doença, em virtude da morte de um veterinário holandês há quase 10 anos, ocasionada pelo sorotipo viral H7.
17/08/2012 – Surto de HFMD por Vírus Coxsackie A6 acomete população infantil em Nevada (Estados Unidos)
Resumo: Em Washoe, condado localizado no estado norte-americano de Nevada (oeste do país), um surto de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) por Vírus Coxsackie A6 tem colocado sob alerta as autoridades públicas de saúde. Até o momento, mais de 400 casos foram detectdos, incluindo infecções em adultos, embora a infecção seja predominante em menores de 5 anos. No último dia 30 de março, o Departamento de Saúde de Nevada já havia emitido um alerta após a detecção de 30 casos da doença, sendo 06 adultos infectados. A HFMD consiste em uma síndrome causada por vírus intestinais da família Picornaviridae. Dentre os enterovírus não-pólio (Coxsackievirus A, Coxsackievirus B, Echovirus e Enterovirus 68 a 72), os vírus Coxsackie A e Enterovirus 71 (EV-71) são os principais agentes etiológicos da doença.
17/08/2012 – Alerta para Dengue em Cuba: análise entomológica registra aumento da população vetorial em 14% dos municípios
Resumo: Na última quarta-feira, o Minitério da Saúde Pública cubano emitiu um alerta a partir dos resultados de um estudo entomológico destinado a estimar a população de mosquitos Aedes aegypti, em todos os municípios do país. A análise detectou um aumento significativo da população vetorial em 14% dos municípios cubanos. Na prática, o mapeamento de regiões com elevada concentração de focos de proliferação vetorial foi relatada em 98 dos 196 municípios. Até o momento, não foram divulgadas estatísticas oficiais sobre a Dengue no país, em 2012. Historicamente, o pior surto de Dengue na ilha ocorreu em 1981, quando foram registrados mais de 10 mil casos, incluindo 158 óbitos.
17/08/2012 – Sanitaristas britânicos alertam para provável surto de Antraz em usuários de heroína na Europa
Resumo: Neste fim de semana, sanitaristas britânicos emitiram um alerta diante de um provável surto de infecção por “Bacillus anthracis” envolvendo usuários de heroína na Europa. O anúncio foi feito após a morte de um rapaz toxicodependente, na semana passada, no Hospital Blackpool, no Reino Unido. Autoridades sanitárias suspeitaram da ligação deste com outros 07 casos associados a doença (03 na Alemanha, 02 na Dinamarca, 01 na França e 01 na Escócia), também ocorridos em usuários de heroína, desde o início de junho.
17/08/2012 – Superpopulação de cães e gatos ameaça a saúde da população em São Luís-MA
Resumo: Uma superpopulação de cães e gatos soltos na rua tem colocado em risco a saúde da população em São Luís do Maranhão. O principal risco é de transmissão da Raiva, doença mortal para seres humanos. Em julho, uma dona de casa de 36 anos se tornou a segunda vítima fatal da doença, em menos de um mês na capital. A morte ocorreu 42 dias após a dona de casa ter sido atacada por um cachorro infectado, no bairro de Vila Embratel, onde ela morava. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, duas pessoas morreram em decorrência da doença, além do registro de 52 casos de Raiva Canina. Neste ano, o número de casos de Raiva em cães chegou a 21. Em 2011, dos 70 casos de Raiva Animal registrados no país, 55 foram no Maranhão.
17/08/2012 – RS já registra cinco mortes por Gripe A (H1N1)
Resumo: De acordo com boletim divulgado, no último sábado (18/08), pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, foram contabilizadas cinco mortes por Gripe A (H1N1) somente em agosto, no estado. Desde janeiro, foram notificados 452 casos, incluindo 59 mortes. No início do mês, o Ministério da Saúde enviou ao estado um novo lote com mais de 14 mil doses de vacina contra a doença.
17/08/2012 – Mato Grosso registra mais de 34 mil notificações de Dengue neste ano.
Resumo: Na última sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso informou, por intermédio de seu boletim epidemiológico, o registro de 34.741 notificações de Dengue neste ano. Desse total, 116 casos foram classificados como casos de Dengue Grave, incluindo 18 mortes – 13 confirmadas e 05 em investigação. Considerando estes valores, houve um aumento em torno de 4,3 vezes na incidência da doença – 7.971 casos referente à 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. Ademais, Cuiabá continua sendo o estado mais atingido com pouco menos de um terço dos casos - 10.273 ocorrências.
17/08/2012 – Governo Federal reitera plano para prevenção de desastres naturais
Resumo: Recentemente, o governo federal reiterou que pretende se antecipar aos desastres naturais este ano, sobretudo, através do “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais”. O conjunto de ações foi lançado no início do mês em Brasília e inclui atuação preventiva em relação à diversas formas de impacto da natureza na população, tais como: inundações, deslizamento de terras e secas prolongadas, dentre outros. O governo estima investir cerca de R$ 18 bilhões no plano até 2014. O dinheiro será destinado à execução de obras, compra de equipamentos e ao monitoramento de áreas em situação de risco. A proposta inicial é mapear as 821 cidades que mais sofreram com os desastres naturais nos últimos 20 anos.
18/08/2012 – Surto de Diarreia Aguda acomete 300 pessoas na República Dominicana
Resumo: Neste fim de semana, um surto de Diarreia Aguda foi registrado no município de Tamboril, em Santiago, província localizada no norte da República Dominicana. Nos últimos três dias, pelo menos 300 pessoas foram acometidas por dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia. Embora os primeiros exames realizados tenham apontado para salmonelose e outras infecções, as autoridades sanitárias não descartaram a possibilidade de tratar-se de um surto de Cólera, tendo em vista a proximidade com o Haiti, país que há quase dois anos enfrenta uma verdadeira epidemia doença.
20/08/2012 – Gripe A (H1N1) já atinge nove cidades da região de Ribeirão Preto-SP
Resumo: Pelo menos nove cidades da região de Ribeirão Preto (SP) já registraram casos ou mortes provocadas por Gripe A (H1N1). A última morte envolveu um homem de 56 anos morador de Monte Alto, o qual se tornou o primeiro óbito por Gripe A registrado na história do município. Além disso, casos fatais da doença também foram registradas nas cidades de Ribeirão Preto (05) e Araraquara. De acordo com os Centros de Vigilâncias dos municípios da região, algumas cidades já relataram a ocorrência de casos confirmados, dentre elas: Monte Azul Paulista, Severínia, Taiaçu, Guaraci, Ituverava e Brodowski. Até o fim de julho, haviam sido contabilizados 212 casos de Gripe A no estado de São Paulo, com 45 mortes. Já no país, o total de casos registrados chega a 2.310, incluindo 284 mortes, segundo relatório do Ministério da Saúde referente ao período de 1° de janeiro até 12 de agosto.
20/08/2012 – Suspeita de Botulismo em SP: integrantes de uma família são internados em UTI após consumo de mortadela
Resumo: Quatro pessoas de uma mesma família (duas crianças e dois adultos), moradoras do município de Nova Canaã Paulista, foram internadas na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Santa Fé do Sul, após ingerir mortadela na tarde de sábado (18/08). A principal suspeita é de que seja um surto de Botulismo, uma vez que as vítimas apresentaram sintomas de vômitos, diarreia e paralisia de órgãos vitais. As vítimas permanecem internadas em estado grave, com piora do quadro nas últimas 24 horas. Autoridades sanitárias locais relataram dificuldade em adquirir o soro anti-botulínico. Diante da gravidade do caso, foi preciso contar com a ajuda da polícia militar do estado de São Paulo, que disponibilizou um avião da capital até Santa Fé do Sul para encaminhar o medicamento.
20/08/2012 – Vietnã aparece entre os países mais vulneráveis a desastres naturais
Resumo: Um recente estudo realizado por cientistas britânicos apontou o Vietnã entre os países mais vulneráveis a desastres naturais. A estreita vinculação dos fenômenos meteorológicos e o deterioramento ambiental foram tema durante o seminário celebrado pelo Programa das Nações Unidas e o Ministério de Recursos Naturais vietnamita. O país figura na lista das nações de maior risco à calamidades, a qual é encabeçada por Bangladesh, seguida por países como Filipinas, República Dominicana, República de Myanmar e Nicarágua. O estudo foi realizado por pesquisadores da Maplecroft, uma sociedade britânica de assessoramento sobre riscos, a qual avaliou a situação em 197 países e territórios.
20/08/2012 – Cientistas europeus alertam para risco de novo surto de Malária no sul do continente
Resumo: Através de um estudo, cientistas europeus da Universidade de Valência revelaram o risco elevado para ocorrência de novo surto de Malária no “Velho Continente”, especialmente no sul. Alguns fatores favorecem o possível ressurgimento da doença no continente, os quais incluem a presença do mosquito transmissor em vários países, a circulação de portadores do parasita no sangue devido ao intenso fluxo de migrações e a expansão da área de transmissão da doença, como consequência do aquecimento global. Além disso, existem casos suspeitos em países como Grécia, Espanha, França e Itália. O estudo foi conduzido em parceria por pesquisadores espanhóis, italianos, franceses, alemães e portugueses.
20/08/2012 – Surto de Cólera no Noroeste da África: doença já matou 82 pessoas na Guiné e 176 em Serra Leoa
Resumo: Desde fevereiro, um surto de Cólera já matou 82 pessoas na Guiné, segundo dados do Ministério da Saúde. Apenas na semana passada, foram contabilizados 2054 casos, com 60 mortes. A província de Forécariah, na fronteira com Guiné-Bissau, foi a que registrou a maior mortalidade, com 25 óbitos, seguida pela capital Conakry, com 17 mortes. Na vizinha Serra Leoa, foram registrados 10.800 casos, incluindo 176 mortes, desde janeiro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Mali e Níger também relataram surtos da doença.
20/08/2012 – Óbito por Hantavirose na Califórnia (EUA)
Resumo: No estado norte-americano da Califórnia, um homem morreu e uma mulher foi internada em estado grave, vítimas de Síndrome Pulmonar por Hantavirose, segundo divulgado no início da semana pelo Departamento Estadual de Saúde. Testes laboratoriais identificaram a presença de Vírus Hanta em material fecal de roedores do Parque Nacional Yosemite, onde as vítimas frequentavam. O parque fica localizado em uma área de hospedagem conhecida como Curry Village, composta por um conjunto pitoresco de cabanas rústicas.
20/08/2012 – Surto de gastroenterite por Salmonella typhimurium atinge 141 pessoas em 20 estados norte-americanos
Resumo: De acordo com as investigações do CDC (Center for Disease Control and Prevention), em parceria com os Departamentos Estaduais de Vigilância em Saúde, um surto de gastroenterite por Salmonella typhimurium foi registado em 20 estados norte-americanos. Ao todo, 141 pessoas foram infectadas nos seguintes estados: Alabama (7), Arkansas (3), Califórnia (2), Geórgia (1), Illinois (17), Indiana (13), Iowa (7), Kentucky (50), Michigan (6), Minnesota (3), Missouri (9), Mississippi (2), New Jersey (1), Carolina do Norte (3), Ohio (3), Pensilvânia (2), Carolina do Sul (3), Tennessee (6), Texas (1) e Wisconsin (2). Além disso, 31 pessoas foram internadas e duas mortes foram relatadas em Kentucky. Desdobramentos das investigações apontaram melões procedentes do sudoeste de Indiana como a fonte comum de contaminação.
20/08/2012 – Surto de Raiva Animal (bovina) em San Luis Potosi (México)
Resumo: No início da semana, um surto de Raiva Animal, especificamente em bovinos, foi relatado em San Luis Potosi, estado localizado na região central do México. Estima-se que 2.000 cabeças de gado tenham morrido em consequência da doença. Trabalhadores da União Regional Pecuarista Huasteca solicitaram recursos, junto ao governo federal mexicano, para a compra de 350 mil doses de vacina. O aumento da população de morcegos hematófagos em Tamaulipas do Sul, localidade onde a maioria dos casos foi notificada, tem sido um dos principais desafios para o controle da doença na região.
20/08/2012 – Cresce a incidência de Febre do Nilo Ocidental em Dakota do Norte (EUA)
Resumo: Na última quinta-feira (16/06), o Departamento Estadual de Saúde de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, anunciou o registro de mais 13 casos de Febre do Nilo Ocidental. Ao todo, foram confirmados 14 casos em todo o estado, dos quais cinco necessitaram de internação. Na semana anterior, 08 cavalos e 01 ave já haviam testado positivo para o Vírus do Nilo Ocidental, em Dakota do Norte. No ano passado, foram notificados apenas 04 casos da doença no estado.
20/08/2012 – Incidência de Dengue aumenta em El Salvador
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde de El Salvador divulgou um boletim epidemiológico atestando o aumento na incidência de Dengue no país, em relação ao ano passado. Até o último dia 10, foram registrados 4.800 casos em todo o país, sendo 268 classificados como “casos graves”. Comparado com o mesmo período do ano passado, quando haviam sido registrados 2.632 casos, o valor representa um aumento de 54% na incidência da doença. Como resposta, o Ministério da Saúde anunciou um “Plano de Contingência” para atuar na “quebra” da cadeia de transmissão da doença, com o apoio da população, a partir da eliminação dos focos de criadouro do mosquito transmissor - Aedes aegypti.
21/08/2012 – República Dominicana confirma 93 casos de Cólera
Resumo: Na última segunda-feira (20), autoridades de saúde da República Dominicana confirmaram 93 casos de Cólera em Tamboril, cidade localizada na província de Santiago. Até o momento, 445 casos de diarreia aguda foram registrados. O Ministério da Saúde apontou a contaminação dos reservatório de água que abastecem a cidade como principal causa do surto. Desde meados de novembro de 2010, a doença já causou 403 mortes e 24.193 infecções em todo o país.
21/08/2012 – Surto de gastroenterite por E. coli O157 faz pelo menos sete vítimas fatais no Japão
Resumo: Desde o início do mês, pelo menos sete pessoas morreram e 104 foram infectadas durante um surto de gastroenterite por E. Coli O157 na província de Hokkaido, no Japão. As investigações epidemiológicas apontaram o consumo de legumes em conservas como causa da intoxicação coletiva. O último grande surto de gastroenterite envolvendo E. Coli O 157 havia sido registrado em 2002 na província de Tochigi, ao norte de Tóquio, provocando a morte de nove pessoas.
21/08/2012 – Surto de Ebola mata nove pessoas na RD do Congo
Resumo: Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 pessoas morreram durante um surto de Ebola que atinge a Província Oriental, localizada no leste da República Democrática do Congo. Até o último dia 20, um total de 15 casos (13 prováveis e dois confirmados) foram registrados. Os casos foram relatados em três zonas sanitárias da província: Isiro (12 casos, incluindo 08 mortes - 03 envolvendo profissionais de saúde), Pawa (02 casos, sendo 01 óbito) e Dungu (01 caso fatal). No mês passado, um surto da doença matou 16 pessoas na região de Kibale, em Uganda, a aproximadamente 30 km de Isiro. A última grande epidemia de Ebola no Congo foi registrada em 1995, quando 245 pessoas morreram.
21/08/2012 – Surto de Doença dos Legionários mata mais duas pessoas em Quebec (Canadá)
Resumo: Nesta semana, mais duas pessoas morreram durante um surto de Legionelose em Quebec, no Canadá. De acordo com as autoridades públicas de saúde locais, foram registrados três óbitos até o momento. Ao todo, foram notificados 40 casos em diversos pontos da cidade. O último surto da doença na cidade ocorreu em 1995, quando 12 pessoas foram infectadas. Cerca de 2.700 cartas foram enviadas pelo governo aos proprietários de edifícios solicitando a limpeza e revisão dos sistemas de ar condicionado e refrigeração, a fim de prevenir a ocorrência de novos casos. Equipes de vigilância em saúde informaram a inspecionaram 178 das 200 torres de resfriamento existentes na cidade. A inspeção das demais torres será concluída nos próximos dois a três dias.
22/08/2012 – Surto de Sarampo em Portugal
Resumo: Embora o vírus do Sarampo não circule de forma endêmica em Portugal desde 2004, um surto da doença foi registrado neste ano quando um indivíduo infectado proveniente da China contagiou duas pessoas no país. Além destes, um novo caso foi confirmado envolvendo um homem infectado no Reino Unido, conforme divulgado pelo Diretório Geral de Saúde, durante a consulta pública referente ao Programa Nacional de Eliminação do Sarampo. Ainda que Portugal apresente uma taxa de cobertura vacinal elevada - em torno de 95%, conforme preconiza a OMS, autoridades sanitárias lusitanas valorizaram o fortalecimento das medidas de controle da doença. No ano passado, o Sarampo se espalhou de forma vertiginosa pela Europa, atingindo 29 países e deixando um saldo de mais de 32 mil casos e oito óbitos.
23/08/2012 – Estado do Amazonas registra 1.616 casos de Leishmaniose em 2012
Resumo: De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram notificados 1.616 casos de Leishmaniose do início de janeiro até o final de julho deste ano. A maior incidência da doença foi registrada na zona rural, sobretudo, entre os municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Para os representantes da FVS-AM, nas áreas onde há desmatamento, como no caso dos ramais, a população fica mais sujeita à contaminação pela picada do Flebótomo, mosquito transmissor da doença, também conhecido como “mosquito-palha”.
23/08/2012 – Leishmaniose em Mato Grosso: infectologistas afirmam que doença mata tanto quanto a Dengue no estado
Resumo: Nesta semana, infectologistas do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), em Mato Grosso, afirmaram que a Leishmaniose Visceral (LV) mata tanto quanto a Dengue no estado, sendo um dos principais problemas de saúde pública atuais. Neste ano, pelo menos 15 mortes associadas a doença foram registradas nos últimos 18 meses, de um total de 60 casos com diagnóstico confirmado pelo HUJM. Mesmo diante da subnotificação, a incidência da doença vem crescendo no estado desde 1998. Apesar de ser uma doença comum na zona rural, a LV tem sido registrada cada vez mais próxima dos centros urbanos, sobretudo, em função da destruição das áreas verdes. De fato, casos detectados em centros urbanos, como Cuiabá e Várzea Grande, são registrados principalmente em bairros periféricos, ou seja, mais próximos de áreas com presença de vegetação e animais silvestres.
23/08/2012 – Surto de Salmonelose atinge 82 equatorianos durante festa religiosa no sudeste da Espanha
Resumo: Nesta semana, um surto de gastroenterite por Salmonella foi notificado durante a celebração da festa da Virgem do Cisne, na cidade de Múrcia, no sudeste da Espanha. Na ocasião, 82 equatorianos que participavam dos festejos foram acometidos por sintomas de dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia, sendo encaminhados à vários hospitais da cidade. Pelo menos 15 pessoas permanecem internadas. Investigações preliminares apontaram a contaminação de espetinhos de carne com maionese como causa do surto.
23/08/2012 – Bauru (SP) registra novo caso de Leishmaniose Visceral
Resumo: Segundo nota divulgada nesta quinta-feira (23/08) pela Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, um novo caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) foi registrado no município. Trata-se de um rapaz de 22 anos, morador do bairro Jardim Ouro Verde, o qual se tornou a décima primeira vítima da doença neste ano. O rapaz está sendo acompanhado no Hospital Estadual Manoel de Abreu. Até o momento, foram registrados dois óbitos por LVA no município – ambos referentes a casos cujos sintomas tiveram início em 2011. No ano passado, as notificações de casos e óbitos por LVA alcançaram um total de 43 e 03, respectivamente.
23/08/2012 – Vacina fez casos de Catapora diminuir 80% desde 2000 nos Estados Unidos
Resumo: Segundo informaram pesquisadores do CDC (Center for Disease Control and Prevention) nesta semana, a incidência de Catapora nos Estados Unidos sofreu uma redução em torno de 80% desde que a vacina contra a doença foi introduzida no calendário básico nacional, desde 2000. Somente de 2000 a 2005, período em que uma única dose da vacina era recomendada para crianças de 12 a 18 meses de idade e para crianças mais velhas não vacinadas, a incidência sofreu uma redução de 43%. A partir de 2006, quando a segunda dose da vacina passou a ser recomendada, o incremento na redução da incidência alcançou um patamar de aproximadamente 72%. Logo, no período até 2005, a redução no número de casos ocorreu principalmente entre crianças na faixa etária de 1 a 9 anos, enquanto que de 2006 em diante, esta redução foi percebida sobretudo entre crianças com idade entre 5 e 9 anos.
24/08/2012 – Lotes de mortadela e milho verde em conserva são interditados em SP após casos de Botulismo
Resumo: Nesta quinta-feira (23/08), a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, através da Coordenação de Vigilância Sanitária, determinou a interdição de dois lotes de gêneros alimentares, sendo um de mortadela e outro de milho verde em conserva. Publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, a medida foi tomada após a detecção de quatro casos prováveis de Botulismo (todos membros da mesma família) em Santa Fé do Sul, município localizado na região de São José do Rio Preto, no interior paulista. A interdição dos lotes estará em vigor até a conclusão das amostras dos produtos recolhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital. O último registro da doença no Estado de São Paulo havia sido em 2009. Desde 1997, quando a doença passou a ser de notificação compulsótia, foram registrados 22 casos em todo o estado, incluindo cinco mortes.
26/08/2012 – Surto de Diarreia Aguda entre refugiados sírios
Resumo: Nesta segunda-feira (26/08), agências humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU) denunciaram a recorrência de surtos de Diarreia Aguda entre refugiados sírios, sobretudo, nas zonas rurais dos arredores da capital Damasco. A fuga em massa das áreas de conflito tem colocado em alerta as autoridades de saúde dos países que fazem fronteira com a Síria. Mais de 170 mil sírios já se cadastraram em quatro países vizinhos (Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia), segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). Para os integrantes das iniciativas de ajuda humanitária, o principal problema diz respeito ao fornecimento e armazenamento de água potável. Apenas em Damasco, pelo menos 103 casos de Diarreia Aguda por E. coli foram confirmados.
27/08/2012 – Rússia registra uma morte após surto de Antraz
Resumo: Na Rússia, um surto de Antraz resultou na morte de uma pessoa no povoado de Drujiba, localizado na região de Tselinny (Sibéria Ocidental). Além disso, outras 10 pessoas com suspeita da doença continuam internadas no Hospital Central de Biysk, o mesmo em que o único caso fatal estava sendo tratado. Outros dois casos da doença já foram confirmados. As investigações iniciais atentaram para o consumo de carne de vaca supostamente contaminada por parte dos indivíduos acometidos. Em Drujiba, dezenas de vacas morreram nos últimos dias, segundo relato dos moradores da localidade. Neste fim de semana, o Ministério das Situações de Emergência da Rússia instaurou um período de quarentena na região, tendo em vista a redução do risco de propagação da doença.
27/08/2012 – Surto de Varicela em população carcerária na Colômbia
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Colômbia detectou um surto de Varicela em detentos na Prisão Modelo de Bogotá. Embora o número exato de casos não tenha sido divulgado, o grande aglomerado populacional na instituição deixou em alerta as autoridades públicas de saúde. O presídio, cuja capacidade máxima é de 2.900 detentos, atualmente conta com um contingente carcerário de 8 mil prisioneiros. A principal medida adotada até o momento, por parte das autoridades públicas de saúde, foi restringir a visitação de crianças menores de cinco anos, mulheres grávidas e adultos com mais de 60 anos, aos detentos.
27/08/2012 – Canadá registra oito mortes após surto de Doença dos Legionários
Resumo: Nesta segunda-feira, autoridades sanitárias canadenses anunciaram o registro de oito óbitos devido a um surto de Legionelose em Quebec. Até o momento, pelo menos 104 casos foram notificados desde o dia 31 de julho. Além de inspecionar e desinfectar 89 torres de resfriamento na cidade, o governo local enviou cerca de 2.700 cartas para os proprietários de edifícios solicitando a limpeza e revisão dos sistemas de ar condicionado e refrigeração. O último surto da doença em Quebec havia sido registrado em 1995, quando 12 pessoas foram infectadas.
27/08/2012 – Em um mês número de mortes por Gripe A (H1N1) triplica em Minas Gerais
Resumo: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, mediante relatório divulgado no último dia 22/08, foram registrados 81 casos de Gripe A H1N1 no estado, incluindo 29 mortes. Segundo o relatório, em julho, o estado contava com 28 casos, sendo 08 fatais, o que mostra que em apenas um mês, o número de casos e mortes aumentou três vezes. Além disso, outros 173 casos e 14 mortes estão sendo investigados. Em 2011, foram contabilizados 28 casos, incluindo quatro mortes em todo o estado.
27/08/2012 – Surto de Diarreia Aguda em Canterbury (Nova Zelândia)
Resumo: Na última semana, moradores de uma pequena cidade rural de Canterbury, na Nova Zelândia, foram acometidos por um Surto de Diarreia Aguda. Pelo menos 110 pessoas doentes foram atendidos no Centro Médico Darfield uma semana após o Conselho Distrital de Saúde emitir um alerta à população frente os cuidados com a procedência da água para consumo, após ter detectado a presença de E. Coli em um importante rio que abastece a região - Rio Waimakariri. Todavia, 06 pessoas testaram positivo para infecção por Campylobacter até o momento.
27/08/2012 – Camboja registra pelo menos 27.590 casos de Dengue este ano
Resumo: Pelo menos 27.590 casos de Dengue foram registrados desde o início do ano no Camboja, conforme informações do Centro Nacional de Parasitologia, Entomologia e Controle da Malária, divulgadas no último sábado (25/08). Até o momento, este valor já representa um aumento de 150% na incidência da doença, em comparação com os 11.017 casos notificados em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram notificados 111 óbitos, contra as 48 mortes registradas no mesmo período de 2011. Durante todo o ano passado, foram contabilizados 15.980 casos de Dengue, incluindo 73 óbitos.
27/08/2012 – Louisiana (EUA) registra 145 casos de Febre do Nilo Ocidental
Resumo: Até o momento, foram registrados 145 casos de Febre do Nilo Ocidental (WNF, sigla em inglês) em Louisiana, estado localizado na região sul dos EUA. Além destas informações, o Departamento Estadual de Saúde de Louisiana relatou nove mortes relacionadas a doença. Somente na semana passada, foram detectados 53 casos, sendo 31 da forma neuroinvasiva, portanto, mais grave. O pior surto da doença na história de Louisiana havia sido registrado em 2002, quando 328 casos foram notificados, incluindo 24 óbitos.
27/08/2012 – MS de Honduras anuncia aumento de 20% na incidência de Doenças Diarreicas em crianças no noroeste do país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde de Honduras anunciou um aumento em torno de 20% na incidência de Doenças Diarreicas em crianças, verificado em 12 municípios de Cortés, Departamento Sanitário localizado na região noroeste do país. De acordo com representantes do órgão, anualmente, são registrados cerca de 10 mil casos de diarreia em crianças, dos quais 9 mil ocorrem em menores de 5 anos.
27/08/2012 – Surto de Febre do Nilo Ocidental no Texas (EUA): atualizações
Resumo: Nesta terça-feira (27/08), o Departamento Estadual de Saúde do Texas anunciou, por meio de um relatório, a confirmação de 783 casos humanos de Febre do Nilo Ocidental (WNF, sigla em inglês) no estado, incluindo 31 mortes. Ainda segundo o relatório, Dallas continua sendo o condado com maior registro de casos (221) e mortes (11) do estado. Frente a isto, autoridades sanitárias locais estão convocando a população a participar cada vez mais das ações de combate ao mosquito transmissor (Culex).
27/08/2012 – Surto de Rickettsiose na Baixa Califórnia (México)
Resumo: Desde a última quinta-feira (23/08), quando o primeiro sintomático foi detectado, 28 casos de Rickettsiose foram registrados no estado mexicano conhecido como “Baixa Califórnia”, localizado na região noroeste do país. Até o momento, oito casos foram confirmados e 20 aguardam resultados laboratoriais. Equipes de saúde estão percorrendo 440 mil casas na região para promover a limpeza dos ambientes, além de solicitar o apoio da população.
27/08/2012 – Acidentes com animais peçonhentos: ataques de abelhas levam seis pessoas por dia ao hospital em SP
Resumo: Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo revelou que, a cada dia, em média, seis paulistas são atendidos em hospitais vítimas de ataques de enxames de abelhas. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 1.291 casos em todo o Estado, incluindo quatro mortes. Determinadas regiões apresentaram grande incidência de acidentes, tais como Campinas e Piracicaba, ambas com 218 notificações, seguidas de Botucatu com 118 casos e Araraquara com 114 notificações. Em 2011, o número de notificações no Estado chegou a 2.080 casos, incluindo três mortes. De acordo com as autoridades de saúde paulistas, os acidentes normalmente estão relacionados ao ambiente de trabalho, sobretudo, durante a manipulação das colméias.
28/08/2012 – Autoridades de saúde de Hong Kong confirmam caso de Encefalite Japonesa procedente da China
Resumo: No último fim de semana, autoridades de saúde de Hong Kong confirmaram um caso importado de Encefalite Japonesa. Trata-se de um homem de 48 anos morto no 16/08, cujos testes laboratoriais foram divulgados nesta semana, conforme informou o Centro de Proteção à Saúde de Hong Kong. No dia 02/08, a vítima iniciou os sintomas com febre e convulsão quando ainda estava na região de Chongqing, na China. Este foi o segundo caso da doença registrado no país este ano. Em 2011, um único caso foi detectado.
28/08/2012 – Governo deve incluir vacina contra Hepatite A no Calendário Básico oficial
Resumo: Neste ano, o Ministério da Saúde (MS) deve anunciar a incorporação da vacina contra a Hepatite A no calendário infantil de imunização. A recomendação foi feita no início do mês pela Conitec, comissão que assessora o MS na adoção de novas tecnologias no SUS, e divulgada nesta última terça-feira (27/08). A proposta surgiu mediante um levantamento feito pela Secretaria de Vigilância em Saúde. De acordo com o MS, a expectativa é de que seja definida uma posição sobre a possível transferência de tecnologia com um dos laboratórios produtores da vacina até o próximo mês. A princípio, o esquema sugerido é de duas doses para crianças, uma aos 12 meses e outra aos 18 meses de idade. O custo anual da vacina, considerada “econômica”, tem um custo anual estimado em R$ 149 milhões. Segundo relatório da Conitec, entre 1999 e 2009, pelo menos 354 surtos de Hepatite A foram registrados no país, atingindo 4.446 pessoas.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
Maio 2014 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031