Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

01/01/2012 – Leishmaniose Cutânea na Argélia
Resumo: De acordo com relatório divulgado pela Central de Serviços Hospitalares do Distrito de Daira, na província de Naamã, na Argélia, foi observado um aumento significatico no número de casos de Leismaniose Cutânea nos últimos anos. Em 2011, foram registrados 330 casos da doença, a maioria em crianças moradoras dos grandes centros urbanos. Segundo o relatório, a ausência ou inadequação de tratamento químico apropriado, a degradação do meio ambiente e a presença de grandes aglomerados urbanos são os principais fatores que favorecem a proliferação da doença no local.
01/01/2012 – Bartonelose no Peru
Resumo: O Serviço Geral de Epidemiologia peruano registrou um Surto de Bartonelose na cidade de Payaca, na província de Huancabamba, situado a noroeste do país. O Surto envolveu cinco casos, sendo 03 casos importados e 02 entre indígenas. A Bartonelose é uma doença infectocontagiosa emergente causada por uma bacteria gram negativa denominada Bartonella bacilliformis, a qual pode se manifestar de duas formas distintas: a Febre Oroya, uma forma de anemia hemolítica febril grave, e Verruga Peruana, através de erupções cutâneas.
02/01/2012 – Meningite na Paraíba: incidência aumentou em 2011
Resumo: Até o final de Novembro do ano passado, foram registrados 116 casos de Meningite – 47 casos a mais em relação a 2010 - na Paraíba, o que representa um aumento de 68,1%, segundo dados da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde do Estado. De acordo com o órgão, em 2011 foram registrados 8 óbitos pela doença, contra 10 no ano retrasado.
02/01/2012 – Surto de Leptospirose nas Filipinas
Resumo: Autoridades Sanitárias locais emitiram um alerta a população frente à ocorrência de um Surto de Leptospirose na região de Cagayan de Oro, nas Filipinas. Ao todo, 200 pessoas foram diagnosticadas com a doença. No entanto, segundo as autoridades, o número de casos ainda pode aumentar nos próximos dias, sobretudo, em virtude das fortes chuvas e inundações que têm ocorrido na região nesta época do ano.
03/01/2012 – Hantavirose no Chile
Resumo: Autoridades de Saúde chilenas confirmaram um caso grave de Hantavirose na região de Araucania (IXª Região Administrativa), localizada na porção central do país. Um homem de 27 anos foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Victoria com graves complicações respiratórias, hepáticas e renais. Os exames laboratorias confirmaram o diagnostico de Hantavirose. Foi divulgado que o rapaz atualmente reside próximo ao Lago Conguillio. Ações no sentido de promover o controle de roedores nos arredores da residência estão sendo desencadeadas pelos órgãos competentes locais.
03/01/2012 – Malária na Índia
Resumo: De acordo com as autoridades de saúde indianas, em relação aos últimos dois anos, foi registrado um aumento tanto na incidência, quanto na gravidade dos casos de Malária no país. Para os especialistas, a elevação destes indicadores ocorreu, principalmente, em função dos períodos prolongados de chuva no ano passado. Em Rajasthan, maior estado indiano, foram registrados 53 mil casos da doença no passado, 2 mil casos a mais do que em 2010. Quanto à gravidade da doença, no ano retrasado , foram registrados 2 mil casos de infecção pelo Plasmodium falciparum, agente causador da forma mais grave da doença, enquanto que em 2011, esse número saltou para 2.900 casos. Segundo o Departamento de Saúde local, as áreas mais alagadas são os principais reservatórios dos mosquitos transmissores, nos quais são encontradas condições propícias para reprodução.
04/01/2012 – Febre Aftosa no Paraguai
Resumo: Autoridades de Saúde paraguaias notificaram à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) acerca de um surto de Febre Aftosa no Departamento de San Pedro, aproximadamente 400 km ao norte da capital Assumpção. Porém, medidas de segurança já estão sendo tomadas. Na última terça-feira (03/01), o governo determinou o abate de mais de 150 cabeças de gado, suspeitos de terem sido contaminados. O Paraguai é um dos 10 maiores exportadores de carne bovina do mundo. Os prejuízos à indústria de carne já chegam a mais de 300 milhões de dólares.
04/01/2012 – Toxoplasmose na Austrália: incidência elevada em felinos
Resumo: A Associação de Agricultores e Pecuaristas da Tasmânia, na Austrália, emitiu um alerta ao Governo quanto à importância do monitoramento de animais nativos, sobretudo felinos, infectados pelo Toxoplasma gondii. De acordo com o órgão, as investigações demonstraram que as áreas que apresentam maior prevalência de animais infectados são justamente àquelas onde a concentração de gatos é mais elevada. Frente a isto, o risco de um animal apresentar teste positivo para o parasita é quase 5 vezes maior nas regiões com alta concentração de felinos.
05/01/2012 – Antraz na Sérvia
Resumo: Autoridades Sanitárias divulgaram a ocorrência de dois casos de Antraz em animais de uma fazenda localizada na província de Vojvodina, na Sérvia. A bactéria foi isolada em um cavalo e uma vaca doentes. O rastreamento dos animais da fazenda foi conduzido após a morte de uma novilha (vaca jovem que ainda não concebeu) em Junho do ano passado. As investigações evidenciaram que, dos 8 trabalhadores da fazenda que haviam tido contato com a novilha doente, três deles desenvolveram lesões cutâneas em forma de pápulas pruriginosas, acompanhadas de febre, sendo mais tarde confirmada infecção pelo Bacillus anthracis, o agente causador da doença.
06/01/2012 – Óbito por Hantavirose na Argentina
Resumo: Autoridades Sanitárias argentinas confirmaram a ocorrência de um óbito por Hantavirose na província de Ensenada, em Buenos Aires, Argentina. Trata-se de uma mulher de 33 anos que faleceu no dia 03/01 no Hospital Rodolfo Rossi. Embora a mulher residisse na província de Ensenada, o contagio teria sido no distrito de Punta Indio, localizado a 86 km de La Plata.
07/01/2012 – Secretaria de Saúde do RJ atua para evitar agravamento de doenças após enchentes
Resumo: Técnicos da Secretaria de Saúde do RJ participaram de uma videoconferência com representantes do Ministério da Saúde, além das Secretarias de Saúde de Minas Gerais e do Espirito Santo, com intuito de discutir ações integradas e efetivas para socorrer a população vítima de enchentes na Região Sudeste. O foco principal da discussão recaiu sobre a prevenção de agravos associados à inundações. Tais ações incluem a capacitação de profissionais de saúde para a detecção de indivíduos sintomáticos e tratamento de doenças comuns após enchentes.
10/01/2012 – Governo do RJ cria Força Tarefa de Saúde para atuar em situações de Desastres Naturais
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde do RJ decretou, nesta terça-feira (10/01), a criação de uma Força Tarefa de Saúde para atuar nas demandas emergenciais em casos extremos de desastres naturais ou eventos epidemiológicos. A determinaçao quanto ao início dos trabalhos acontecerá mediante a elaboração de relatórios técnicos que comprovem a necessidade de intervenção num dado município. Uma vez acionada, a Força de Saúde ficará incumbida de monitorar e orientar tecnicamente o envio de insumos, profissionais, recursos e, se preciso, hospitais de campanha às localidades afetadas.
10/01/2012 – Indonésia tem novo caso letal de Gripe Aviária
Resumo: Autoridades de Saúde local divulgaram um novo óbito por Influenza Aviária na Indonésia. Este é o primeiro caso fatal na Indonésia em três meses. No dia 10 de outubro do ano passado, a morte de duas crianças de 10 e de 5 anos foram confirmadas pela doença. O país mais afetado pelo vírus H5N1 já registrou cerca de 150 óbitos pela doença entre 2003 e 2011, conforme dados da Organização Mundial de Saúde.
05/01/2012 – Caso de Raiva em Massachusetts nos Estado Unidos
Resumo: Um homem de 60 anos, diagnosticado com Raiva, permanece internado em estado crítico em um hospital de Boston, após ter sido agredido por morcego. O caso, diagnósticado na semana passada, foi o primeiro registrado no Estado de Massachusetts em 75 anos. Um diagnóstico de Raiva é, normalmente, considerado fatal. No entanto, um modelo de tratamento desenvolvido na última década, intitulado “Protocolo de Milwaukee”, cujo objetivo é induzir uma sedação profunda semelhante ao coma para dar tempo do organismo desenvolver anticorpos contra o vírus, tem aumentado consideravelmente a sobrevida dos pacientes. Utilizado pela primeira vez com sucesso em 2004, o tratamento já ajudou a salvar 06 pessoas acometidas pela doença. De acordo com especialistas, este modelo de tratamento é capaz de elevar a taxa e sobrevivência de quase zero para 20 a 25%.
10/01/2012 – Caso de Raiva em Massachusetts nos Estado Unidos
Resumo: Um homem de 60 anos, diagnosticado com Raiva, permanece internado em estado crítico em um hospital de Boston, após ter sido agredido por morcego. O caso, diagnósticado na semana passada, foi o primeiro registrado no Estado de Massachusetts em 75 anos. Um diagnóstico de Raiva é, normalmente, considerado fatal. No entanto, um modelo de tratamento desenvolvido na última década, intitulado “Protocolo de Milwaukee”, cujo objetivo é induzir uma sedação profunda semelhante ao coma para dar tempo do organismo desenvolver anticorpos contra o vírus, tem aumentado consideravelmente a sobrevida dos pacientes. Utilizado pela primeira vez com sucesso em 2004, o tratamento já ajudou a salvar 06 pessoas acometidas pela doença. De acordo com especialistas, este modelo de tratamento é capaz de elevar a taxa e sobrevivência de quase zero para 20 a 25%.
10/01/2012 – Surto de Influenza A (H1N1) em Oaxaca - México
Resumo: Um Surto de Influenza A (H1N1) foi detectado na região de Valles Central, em Oaxaca, localizado no Sul do México. Até o momento, 15 indivíduos foram diagnosticados, sendo 03 em estado grave. Além destes casos, outro surto envolvendo 14 indivíduos com suspeita da doença foi identificado no Porto de Salina Cruz, localizado na região do istmo de Tehuantepec.
10/01/2012 – Aumenta a incidência de Gastroenterite na França
Resumo: Autoridades Sanitárias francesas registraram um aumento no número de casos de Gastroenterite no país, em relação aos últimos dois anos. De acordo com relatório elaborado pela rede sentinela francesa para monitoramento de doenças diarréicas, a taxa de incidência (em torno de 300 para cada 100.000 habitantes) ficou acima do esperado para o ano passado (282 casos para cada 100.000 habitantes). Em seis regiões a taxa de incidência ficou acima do limiar esperado, são elas: Aquitaine (308), Alsácia (319), Provence-Alpes-Côte-d’Azur (327), Baixa Normandia (339), Languedoc-Roussillon (571) e Nord-Pas-de-Calais (884). Desde 1990, é realizado o monitoramento dos casos de Diarréia Aguda no país.
10/01/2012 – Chikungunya na Indonésia
Resumo: De acordo autoridades sanitárias locais, aproximadamente 200 casos de Chikungunya foram registrados em Dezembro do ano passado, na cidade de Depok, na Indonésia. Casos da doença também foram registrados em distritos vizinhos, sobretudo em Tanah, Baru e Pancoran. A ocorrência de muitos casos da doença nestas regiões está associada às precárias condições sanitárias, as quais favorecem a proliferação do mosquito vetor da doença.
10/01/2012 – Cólera no Haiti: mais de 7.000 óbitos registrados
Resumo: De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais de 7000 pessoas morreram vítimas de Cólera no Haiti e cerca de 520.000 casos foram registrados, desde Outubro de 2010. A epidemia de Cólera começou no final de 2010, após o pior terremoto da história recente haitiana (12/01/2010), e se agravou no passado em decorrência dos períodos e chuva. A epidemia se estendeu para a República Dominicana, país vizinho, onde foram registrados 21.000 casos e 363 óbitos. Segundo a OPAS, são registrados, em média, 200 casos novos da doença por dia no Haiti.
10/01/2012 – Surto de Leishmaniose Canina na Argentina
Resumo: Um Surto de Leishmaniose Canina foi registrado na cidade de Corrientes na Argentina. Autoridades Sanitárias estão desempenhando ações no sentido de bloquear a propagação da doença, sobretudo para as cidades vizinhas. Embora não tenham sido registrados casos humanos até o momento, a cidade não está livre da presença de mosquitos flebotomíneos, vetores da doença. Portanto, ações de combate ao vetor também estão sendo discutidas e desenvolvidas em conjunto com a comunidade.
10/01/2012 – Surto de Leishmaniose Cutânea entre tropas britânicas egressas do Afeganistão
Resumo: Um Surto de Leishmaniose Cutânea tem sido observado em tropas britânicas egressas do Afeganistão. Nos últimos dois anos, lesões em pele e mucosa tem sido descritas entre militares britânicos, os quais prontamente são afastados de suas obrigações, regressando aos seus países de origem para receber o tratamento específico. A Leishmaniose é prevante em algumas regiões do Afeganistão. Em 2008, 50 militares britânicos de uma mesma tropa foram diagnosticados com a doença. Em dezembro de 2010, a ocorrência da doença entre militares holandeses em serviço no norte do Afeganistão foi descrita no American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.
10/01/2012 – Hantavirose no Oeste do Pará
Resumo: A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas, anunciaram a realização de um trabalho de Vigilância Ecoepidemiológico no município de Oriximiná - oeste do Estado - onde foram notificados dois casos de Hantavirose no ano passado. Além dos casos de Oriximiná, foram registrados mais 06 casos em Novo Progresso e 01 caso em Itaituba, municípios do sudoeste paraense, totalizando os 09 casos da doença registrados no ano passado, do quais 08 foram fatais.
10/01/2012 – Hantavirose no Oeste do Pará
Resumo: A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas, anunciaram a realização de um trabalho de Vigilância Ecoepidemiológico no município de Oriximiná - oeste do Estado - onde foram notificados dois casos de Hantavirose no ano passado. Além dos casos de Oriximiná, foram registrados mais 06 casos em Novo Progresso e 01 caso em Itaituba, municípios do sudoeste paraense, totalizando os 09 casos da doença registrados no ano passado, do quais 08 foram fatais.
10/01/2012 – Mais de 80 hipopótamos morrem por Antraz no Zimbábue
Resumo: Um surto de Antraz matou pelo menos 88 hipopótamos no Parque Nacional de Mana Pools, no norte do Zimbábue. As mortes aconteceram depois de um surto de Antraz nos Distritos nortistas de Mbire e Darwin, em dezembro, onde 40 moradores receberam tratamento para a doença. Além dos hipopótamos mortos, 45 búfalos, 30 elefantes e 02 antílopes apresentaram sintomas da doença, os quais estão sendo submetidos à exames laboratorias. Em 2008, a doença, que causa lesão cutânea acompanha da de febre e mal-estar, foi responsável pela morte de três zimbabuanos.
10/01/2012 – Autoridades Sanitárias mineiras alertam para doenças transmitidas pela água após enchentes
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais emitiu um alerta à população acerca dos cuidados para prevenção de doenças transmitidas pela água contaminada após enchentes. A enxurrada e a lama dos locais afetados podem ter sido contaminados pela urina de roedores, como ratos e camundongos, favorecendo a ocorrência de Leptospirose. Quando ocorrem inundações, também se verifica um aumento no risco de contaminação da água e de alimentos por vários tipos de patógenos causadores de doenças, sobretudo diarreicas, além da proliferação de vetores, como baratas, moscas e formigas. Cuidados de higiene pessoal e do ambiente, a limpeza de reservatórios de água (caixas d’água, poços e cisternas), bem como a desinfecção da água e dos alimentos consumidos, são fundamentais para evitar a propagação destas doenças.
11/01/2012 – Febre Aftosa no Paraguai: Brasil enviará equipe técnica
Resumo: O Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (MAPA) anunciou que enviará, na próxima semana, uma missão técnica até o município de San Pedro, no Paraguai. O objetivo da missão é averiguar a situação após a detecção de um Foco de Febre Aftosa em uma fazenda na região. Frigoríficos credenciados para exportação também serão vistoriados pela equipe técnica brasileira.
11/01/2012 – Aumenta incidência de Coqueluche na Austrália
Resumo: O Departamento de Saúde australiano ocidental está lançando uma campanha para incentivar os pais a vacinar seus filhos contra Coqueluche, tendo em vista o aumento de casos da doença registrados nos últimos 02 anos. Em 2011, foram noticados 3.597 casos, contra 1.458 no ano anterior. Nos últimos 04 anos foram registrados 04 óbitos em menores de 1 ano, em decorrência de complicações da doença.
11/01/2012 – Febre Tifoide em Fiji
Resumo: Autoridades Sanitárias confirmaram 42 casos de Febre Tifoide na localidade de Nanoko na Ilha de Fiji, após uma triagem obrigatória envolvendo 922 moradores. De acordo com o governo local, as principais causas do surto são: a presença de portadores crônicos da doença, a má qualidade da água na comunidade, a fragilidade das medidas de segurança dos alimentos e as condições precárias de saneamento básico. Cerca de 90% das famílias não possuem banheiro em casa e têm higiene pessoal inadequada.
11/01/2012 – Antraz no Zimbabwe: Atualizações
Resumo: Até o momento, mais de 165 animais morreram em decorrência de um Surto de Antraz no Parque Nacional de Mana Pools, no Zimbabwe. Diversos animais adoeceram nas últimas semanas, dentre os quais: hipopótamos (88), búfalos (45), elefantes (30) e antílopes (2). O Departamento de Serviços Veterinários local informou que as carcaças dos animais estão sendo queimadas para evitar a propagação da doença.
12/01/2012 – Raiva Canina em Puno (Perú): número de casos aumenta em 1 ano
Resumo: O Escritório de Saúde Ambiental da cidade de Puno (Peru) registrou um aumento no número de casos de Raiva Canina nos últimos 02 anos. Segundo o órgão, nos últimos meses foram registrados 05 casos, dos quais 04 ocorreram em Puno e 01 no distrito de Manãzo. Em 2011, foram registrados 523 casos de mordidas de cães na província. Também foi informado que 129 pessoas foram imunizadas contra a Raiva na cidade, após acidentes com cães, o que provocou a antecipação da campanha de vacinação canina para o mês de Agosto.
12/01/2012 – Febre Aftosa no Paraguai: mais de 160 animais sacrificados
Resumo: O Serviço Veterinário do Departamento de San Pedro, no norte do Paraguai, informou que 168 animais foram abatidos, a maioria, pertencentes à fazenda onde foi registrado o Surto de Febre Aftosa. Medidas de proteção e vacinação do gado estão sendo implementadas na região, tendo em vista a prevenção e controle da doença, bem como a redução dos impactos econômicos. O Paraguai é o maior exportador mundial de carne, com um estoque de 12.500.000 cabeças de gado.
12/01/2012 – Informe técnico sobre a Coqueluche no Brasil em 2011
Resumo: O Ministério da Saúde divulgou, mediante Informe Técnico, o consolidado dos casos de Coqueluche até a 32ª Semana Epidemiológica do ano passado. Ao todo, foram notificados 1.975 casos suspeitos, dos quais 583 foram confirmados, sendo 73,6% em menores de 1 ano. Os estados com maior número de casos são: São Paulo (815), Rio Grande do Sul (201), Bahia (147) e Pernambuco (108). Também foram registrados 03 surtos no ano passado: Santana do Mundaú (AL) em Março (53 casos suspeitos e 20 confirmados), Jaramataia (AL) em Julho (41 casos suspeitos e 20 confirmados) e Feira de Santana (BA) em Agosto (82 casos suspeitos e 47 confirmados).
13/01/2012 – Aumenta incidência de Gastroenterites em Buenos Aires (Argentina)
Resumo: Nos últimos 10 dias, houve um aumento de 15% no número de atendimentos médicos pediátricos em decorrência de Gastroenterites na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, segundo dados da Direção Provincial de Atenção Primária do Ministério da Saúde. O órgão informou que este aumento tem sido comum no verão, visto que o aumento da temperatura favorece a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos, reduzindo consideravelmente seu tempo de armazenamento.
13/01/2012 – Síndrome Respiratória Aguda no México
Resumo: De acordo com o Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS), ocorreu um aumento de 30% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda, neste inverno. Todavia, este aumento está associado à intensificação das atividades de monitoramento, a partir da detecção precoce, dos casos de Influenza H1N1. Nos últimos dois meses, o IMSS registrou 08 casos de pneumonia, sendo um fatal.
13/01/2012 – Comércio ilegal de carne selvagem aumenta risco de doenças infecciosas
Resumo: Nos Estados Unidos, um estudo baseado na análise laboratorial de carnes importadas ilegalmente, confiscadas em aeroportos, revelou a presença de inúmeros patógenos que constituem verdadeiro risco à saúde humana. Tais patógenos são potencialmente capazes de provocar surtos em seres humanos. Diversas variantes de Retrovírus e Herpesvírus foram isolados a partir de restos mortais de algumas espécies de macacos em extinção. Cientistas estimam que 75% das doenças infecciosas emergentes se disseminaram em seres humanos a partir do contato com animais selvagens, sobretudo oriundos da África.
13/01/2012 – Sarampo na República Democrática do Congo
Resumo: O Ministério de Saúde da República Democrática do Congo registrou um aumento no número de casos de Sarampo em seis províncias, no ano passado. De acordo com o órgão, mais de 16.000 casos suspeitos foram identificados no ano passado. Somente no último trimestre de 2011, foram identificados 210 casos suspeitos e 03 óbitos na região de Faradje.
13/01/2012 – Surto de Gastroenterite na Tailândia
Resumo: Um Surto de Gastroenterite envolvendo 46 pessoas foi registrado na cidade de Ban Lin na Tailândia. Os indivíduos foram admitidos no Hospital Township Hlaing Thar Yar com sintomas de náuseas, vômitos e diarréia, após comer sopa, frango e molho curry servido durante um funeral. Amostras dos alimentos foram enviadas ao Laboratório Nacional de Saúde.
13/01/2012 – Influenza Aviária (H5N1) no Vietnã
Resumo: Autoridades Sanitárias informaram a ocorrência de um surto de Gripe Aviária (H5N1) envolvendo 450 frangos em uma casa no sul da província de Hau Giang, no Vietnã. Um relatório divulgado pelo Serviço de Veterinária provincial informou que todos os frangos infectados foram abatidos, sendo instalada quarentena no local.
14/01/2012 – Surto de Leptospirose nas Filipinas: Atualizações
Resumo: Autoridades de Saúde locais emitiram um alerta à população acerca de um Surto de Leptospirose na Ilha de Mindanao, nas Filipinas. De acordo com relatório divulgado pelo órgão, foram registrados mais de 314 casos e 08 óbitos na cidade de Cagayan de Oro. O aumento no número de casos da doença é resultante das tempestades e inundações que estão atingindo a região, onde 38.000 pessoas ficaram desabrigadas, 1.250 morreram e 100 permanecem desaparecidas. Em 2009, após a passagem do Tufão Ketsana, foram registrados 2.000 casos da doença na ilha, com 167 óbitos.
16/01/2012 – Malária em Angola
Resumo: Autoridades Sanitárias angolanas divulgaram o registro de 56.839 casos de Malária em 2011, em diferentes unidades sanitárias da província de Cunene. No ano passado, foram registrados 81.561 casos, dos quais 226 foram fatais, a maioria gestantes e menores de 5 anos. De acordo com os gestores de saúde local, a redução no número de casos é fruto da intensificação das ações de combate ao mosquito vetor desesnvolvidas ao longo do ano passado.
18/01/2012 – São Paulo registra primeiro caso de Raiva Animal em 30 anos
Resumo: Autoridades Sanitárias paulistas confirmaram o primeiro caso de Raiva Animal após 30 anos. Profissionais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP atenderam em Dezembro de 2011 um gato infectado pelo vírus da raiva. O felino era procedente da Zona Sul, próximo ao Parque Ibirapuera e provavelmente teria sido infectado por um morcego.
19/01/2012 – Jogos Olímpicos 2012: Agência de Proteção à Saúde londrina lança plano para conter possíveis epidemias
Resumo: A menos de 200 dias do início dos Jogos Olímpicos, a Agência de Proteção à Saúde de Londres anunciou um plano de ação para coibir possíveis epidemias. O plano consiste na implantação de um sistema de monitoramento para conter a propagação de doenças contagiosas ou incomuns. Estima-se que a cidade receberá aproximadamente 3 milhões de turistas a mais em 2012, dos quais 450 mil durante os 15 dias de competições.
19/01/2012 – Óbito por Hantavirose no Paraguai
Resumo: Autoridades Sanitárias paraguaias confirmaram nesta semana um òbito por Hantavirose no Distrito de Itapúa Poty. Trata-se de um rapaz de 19 anos morador da comunidade de Katupyry, na colônia San Buenaventura. As investigações apontaram que o rapaz trabalhava em área rural debulhando grãos e em sua casa foram encontrardas condições propícias à proliferação de roedores, principais reservatórios da doença.
19/01/2012 – Surto de Raiva em Bovinos atinge cidades no norte do Paraná
Resumo: Técnicos do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) confirmaram a existência de nove focos de transmissão de Raiva Bovina em cidades do norte do Paraná: três deles em Primeiro de Maio, um em Bela Vista do Paraíso, outro em Sertanópolis e quatro no município de Florestópolis. À fim de conter o surto da doença, veterinários da Seab notificaram criadores de gado quanto à necessidade de vacinação dos rebanhos. As vacinas estão sendo adquiridas pelos proprietários ruais ao custo de R$ 0,65 a dose. Vale lembrar que são necessárias duas doses para garantir a proteção temporária em bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Até o momento, nove animais morreram em decorrência da doença.
19/01/2012 – Óbitos por Diarréia Aguda em crianças indígena no Acre
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, registrou a morte de oito crianças indígenas por Diarréia Aguda, desde o dia 15 de Dezembro do ano passado. O Sesai informou que as crianças mortas pertenciam as etnias Kaxinawá e Kulina, e viviam nas aldeias de Nova Família, Morada Nova, Novo Repouso, Nova Fronteira, Nova Aliança, Kanamari e Moema, localizadas na região de Santa Rosa do Purus, no Acre. Embora exames laboratorias ainda não tenham sido divulgados, a principal suspeita é de infecção pelo Rotavírus.
19/01/2012 – Infecção por H5N1 no Camboja
Resumo: O Ministério da Saúde cambojano divulgou no dia 13/01 o primeiro caso de infecção pelo vírus H5N1, causador da Influenza Aviária, em 2012. Trata-se de um menino de 02 anos morador da província de Banteay Meanchey, situada no noroeste do país. No dia 03/01, o menino cursou com quadro de febre, coriza e vômitos. O menino encontra-se internado em estado grave no Hospital Angkor, localizado na província de Siem Reap. As investigações epidemiológicas comprovaram o contato prévio com aves doentes ou mortas. Este é o décimo nono caso da doença registrado no país, dos quais 16 foram fatais.
19/01/2012 – Febre Maculosa em Limeira-SP
Resumo: A Secretaria Municipal de Saúde de Limeira-SP confirmou o segundo caso de Febre Maculosa no município este ano. Trata-se de um homem de 42 anos, o qual cursou com febre, náuseas, vômitos, diarréia, hiperemia conjuntival, cefaléia, dores abdominais, mialgia, icterícia e prostação. Na semana passada, um homem de 69 anos também havia sido diagnosticado com a doença.
19/01/2012 – Meningite em Mato Grosso
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) emitiu um alerta à população acerca do aumento do número de casos de Meningite durante os meses de verão. Neste ano, foram registrados 05 casos de Meningite Meningocócica e 01 caso suspeito de Menigite por Haemophilus. Dos 05 casos confirmados, 02 são de Cuiabá (01 cura e 01 óbito), 02 de Jaciara, 01 de Alto Araguaia. O caso em investigação é do município de Colíder. No ano passado, foram notificados 206 casos da doença no Estado, dos quais 31 foram fatais. Dos 61 casos por Meningite Bacteriana, 25 foram do tipo Meningocócica.
19/01/2012 – Surto de Raiva Bovina na Argentina e no México
Resumo: Surtos de Raiva Bovina têm sido registrados na Argentina e no México desde a semana passada. Na Argentina, seis animais infectados de uma fazenda morreram no Município de Santo Tomé. De acordo com as autoridades sanitárias locais, a principal meta é vacinar cerca de 13.500 animais susceptíveis à doença nas redondezas. Outro surto de Raiva Bovina, envolvendo 23 animais, foi registrado na fazenda Santa Gertrudis, no Estado de Tamaulipa, no México. Na ocasião, mais de 6.000 cabeças foram vacinadas com intuito de impedir a propagação da doença.
19/01/2012 – Malária no Camboja
Resumo: De acordo com o Centro Nacional de Malária do Camboja, ocorreram 98 óbitos por Malária no país em 2011, representando um declínio de 35% na taxa de mortalidade da doença em relação a 2010, quando foram registradas 151 mortes. No ano passado, foram registrados 62.690 casos da doença no Camboja. A meta é reduzir a zero o número de óbitos por Malária até 2015.
19/01/2012 – Leishmaniose Visceral em crianças de um acampamento de refugiados no Norte do Sudão
Resumo: Um Surto de Leishmaniose Visceral envolvendo 93 crianças foi identificado em um acampamento de refugiados no Estado de Darfur do Norte, no Sudão. Somente em uma creche que abrigava 41 crianças foram registrados 16 casos da doença. Embora seja uma doença reconhecidamente prevalente no Sul do país e na porção Oriental, a situação em Darfur do Norte preocupa por envolver uma parcela expressiva de crianças confinadas. Medidas de controle incluindo a eliminação de roedores, principal reservatório, assim como a eliminação dos locais de proliferação de mosquitos transmissores (flebótomos) estão sendo realizadas no acampamento.
19/01/2012 – Antraz Bovino em Tacna (Peru)
Resumo: O Diretório de Saúde Ambienta de Tacna, no Peru, divulgou a morte de 02 bezerros em decorrência de infecção por Antraz na aldeia de Poquera, no início de Janeiro deste ano. Até o momento, nenhum caso foi detectado em humanos nos arredores da aldeia. Medidas de biossegurança estão sendo implementadas na área. Em 2005, um surto de Antraz no Distrito de Sama de Las Yaras, também localizado na província de Tacna, resultou em casos humanos e na morte de alguns animais. Tacna compreende a região situada no extremo sul do Peru, na fronteira com o Chile e a Bolívia.
19/01/2012 – Sarampo em Madrid (Espanha)
Resumo: De acordo com Autoridades Sanitárias Madrilenhas, o número de casos de Sarampo aumentou cerca de 20 vezes nos últimos 02 anos na cidade. Em 2011, foram confirmados 29 casos da doença, contra 588 no ano retrasado. Especialistas atribuem o aumento na incidência à redução da cobertura vacinal detectada nos últimos anos. No ano passado, foram registrados mais de 30.000 casos de Sarampo e 08 óbitos na Europa. Somente na Espanha, foram confirmados 1.876 casos da doença até Dezembro do ano passado.
20/01/2012 – Chikungunya nas Ilhas Maurício
Resumo: Autoridades Sanitárias locais confirmaram o primeiro caso de Chikungunya nas Ilhas Maurício este ano. Trata-se de um homem de 60 anos morador da região de Ebene. Ações de bloqueio voltadas para a identificação e eliminação de possíveis criadouros de mosquitos vetores já estão sendo tomadas, sobretudo, em conjunto com a comunidade.
20/01/2012 – Acidentes por Animais Peçonhentos em épocas de chuva: alerta à população
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso emitiu um alerta à população quanto ao aumento na incidência de acidentes com animais peçonhentos durante dos períodos de chuva. De acordo com o órgão, no ano passado foram registrados 1.880 acidentes envolvendo animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas. Caso algum destes animais seja encontrado em quintais ou no interior das casas, quer seja na zona rural, quer seja na zona urbana, a Secretaria recomenda acionar o Corpo de Bombeiros ou o Centro de Controle de de Zoonoses (CCZ) para providenciar a remoção do animal de maneira segura.
20/01/2012 – Surto de Varicela em Ipu (Ceará)
Resumo: A Secretaria Municipal de Saúde de Ipu, localizada a 324 km de Fortaleza (Ceará), divulgou a ocorrência de um surto de Varicela no município, em Janeiro deste ano. Até o momento, foram registrados 80 casos da doença. Duas crianças morreram em decorrência de complicações da doença. Autoridades solicitaram junto ao Ministério da Saúde o envio de doses de vacina contra Catapora com o intuito de imunizar uma parte da população, sobretudo, os grupos mais vulnerável.
20/01/2012 – Surto de Conjuntivite em Rio Branco (Acre)
Resumo: Um Surto de Conjuntivite tem preocupado as autoridades públicas de saúde em Rio Branco, capital do Acre. Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal, só na última semana de 2011, foram registrados 106 casos da doença. Indivíduos com idade acima de 15 anos estão inseridos na faixa etária com maior incidência. Os bairros mais atingidos são Mocinha Magalhães, Floresta, Rui Lino e a região do Distrito Industrial.
21/01/2012 – Aumenta a incidência de Malária em Riohacha (Colômbia)
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um aumento no número de casos de Malária na cidade de Riohacha, localizada no Departamento de Guajira, na Colômbia. Ao analisar amostras de 143 indivíduos sintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 49 amostras apresentaram lâmina positiva para a doença, colocando a população em estado de alerta. Somente no Hospital Nuestra Señora de los Remedios cinco crianças pertencentes a uma mesma família foram diagnosticadas com a doença e permanecem internadas em estado grave.
21/01/2012 – Raiva humana transmitida por Gambá no México
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um caso de Raiva humana transmitida por Gambá no Estado mexicano de Chihuahua. Em um caso considerado atípico, um homem foi atacado pelo animal durante uma atividade de caça. Nesta localidade, onde quase cem por cento da população é de origem indígena, os gambás são domesticados e utilizados para rastrear outros animais e ervas medicinais. Mais de 70.000 doses de vacinas estão sendo disponibilizadas para a população exposta.
21/01/2012 – Cólera na República Democrática do Congo
Resumo: Uma Epidemia de Cólera vem assolando a província de Bukavu, na República Democrática do Congo. Somente em Kivu do Sul, capital da província, cuja população aproximada é de 4,5 milhões de pessoas, foram confirmados mais de 1.600 casos até a semana passada, com 14 óbitos. No ano passado, foram registrados mais de 19.000 casos no país, sendo mais de 200 casos fatais. Alguns fatores estão direta ou indiretamente associados com a propagação e persistência da epidemia, tais como: a falta de higiene por parte da população, a dificuldade de acesso à água potável, a pobreza extrema e os conflitos no leste do país, os quais já duram mais de uma década.
21/01/2012 – Infecção pelo Vírus Influenza H5N1 no Egito
Resumo: O Ministério da Saúde e População do Egito notificou à Organização Mundial de Saúde a ocorrência de dois casos de infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária. O primeiro caso acometeu uma menina de 02 anos na cidade do Cairo. O segundo caso envolveu um homem de 31 anos em Fayium, o qual permanece internado em uma Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital local. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública e as investigações apontaram contato prévio com aves doentes no domicílio das vítimas.
21/01/2012 – Legionelose na Espanha
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram um Surto de Legionelose em um hotel em Calpe, localizado na província de Alicante, na Espanha. Até o momento, quatro casos foram confirmados e 16 suspeitos aguardam o resultado dos exames laboratorias. A Agência de Proteção à Saúde espanhola emitiu um alerta à população acerca da notificação de casos entre indivíduos que cursarem com sintomas respiratórios associados à viagem prévia à Calpe (Costa Blanca) nas últimas duas semanas, visto que esta é uma região turistica na Costa do Mediterrâneo que apresenta intenso fluxo de pessoas ao longo do ano.
21/01/2012 – Salmonelose sorotipo Typhimurium DT 193 no Reino Unido
Resumo: Autoridades de Saúde britânicas estão preocupadas com o aumento do número de casos de Salmonelose pelo sorotipo Typhimurium DT 193, uma cepa capaz de causar quadros de infecção entérica extremamente graves. Nos últimos oito anos, a incidência da doença cresceu cerca de 630%, passando de 71 em 2004 para 518 em 2011, na Inglaterra e em País de Gales, segundo dados da Agência de Proteção à Saúde. Outro aspecto que tem preocupado as autoridades sanitárias britânicas diz respeito à alta resistência aos antimicrobianos identificada nos últimos anos. Carnes bovinas, suínas e leite não pasteurizado ainda são os alimentos mais comumente associados á infecção por Salmonelose.
21/01/2012 – Óbito por Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo em Omã
Resumo: O Ministério da Saúde de Omã divulgou a ocorrência de um óbito a partir de infecção pelo Vírus da Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo. Especialmente comum na África Ocidental e Oriental, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%.
21/01/2012 – Óbito infantil por Escarlatina em Hong Kong (China)
Resumo: O Centro de Proteção à Saúde chinês investiga a ocorrência de dois casos graves de Escarlatina, um deles fatal, envolvendo crianças em Hong Kong. O primeiro, relacionado à uma criança de 14 anos, a qual iniciou quadro de tosse, coriza e mal-estar no dia 06/01, acabou evoluindo para Choque Séptico, Pneumonia, Derrame Pleural e óbito. O segundo caso envolveu um menino de 11 anos que iniciou quadro de febre, tosse e coriza desde o dia 08/01, o qual permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital local.
21/01/2012 – Caso fatal de Infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1 no Vietnã
Resumo: O Ministério da Saúde vietnamita confirmou a ocorrência de um óbito associado à infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária, na província de Kien Giang. Um rapaz de 18 anos foi admitido no dia 14/01 em um hospital local com quadro de insuficiência respiratória grave, tendo falecido dois dias depois. A confirmação do caso ocorreu no dia 17/01 pelo Instituto Pasteur, ligado ao Centro Nacional de Monitoramento de Influenza da Organização Mundial de Saúde (OMS), situado na cidade de Ho Chi Minh. As investigações apontaram exposição prévia da vítima à patos doentes em seu domicílio. Com este, o Ministério da Saúde já contabiliza 120 casos confirmados da doença, dos quais 60 foram fatais.
24/01/2012 – Sarampo no Equador
Resumo: Dois dias após o término da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, o Ministério da Saúde Equatoriano divulgou o registro de 203 casos da doença este ano, sendo 120 confirmados laboratorialmente e 83 por vínculo epidemiológico. A Província de Tungurahua foi a que registrou o maior número de casos (131), seguida pela Província de Pichincha (28), Guayas (17), Pastanza (16) e Chimborazo (08). O principal objetivo da Campanha de Vacinação foi proteger crianças e adolescentes com idade entre 06 meses e 14 anos.
24/01/2012 – Surto de Salmonelose em Batatais (SP)
Resumo: O Serviço de Vigilância Epidemiológica do município de Batatais (SP) divulgou a presença de Salmonela na maionese servida em um restaurante da cidade, o qual resultou em um surto envolvendo mais de 155 pessoas. A análise laboratorial de 10 amostras do alimento evidenciaram a presença da bactéria em 06 resultados. Na ocasião, 50 pessoas foram hospitalizadas, muitas em estado grave. A morte de um homem de 55 anos, que também fez uma refeição no estabelecimento, em decorrência de intoxicação alimentar, continua sendo investigada.
24/01/2012 – Surto de Salmonelose em Batatais (SP)
Resumo: O Serviço de Vigilância Epidemiológica do município de Batatais (SP) divulgou a presença de Salmonela na maionese servida em um restaurante da cidade, o qual resultou em um surto envolvendo mais de 155 pessoas. A análise laboratorial de 10 amostras do alimento evidenciaram a presença da bactéria em 06 resultados. Na ocasião, 50 pessoas foram hospitalizadas, muitas em estado grave. A morte de um homem de 55 anos, que também fez uma refeição no estabelecimento, em decorrência de intoxicação alimentar, continua sendo investigada.
24/01/2012 – Salmonelose em cadeia de restaurante norte-americana
Resumo: Autoridades Sanitárias norte-americanas estão investigando múltiplos casos de Salmonelose (sorotipo Enteritidis) associados ao consumo de alimentos de uma cadeia de restaurantes mexicanos, estilo fast food, em diversos estados. À partir de 19/01, 68 indivíduos foram diagnosticados com a doença em 10 estados. Embora ainda não tenha identificado um produto alimentar como fonte causadora do surto, é possível deduzir que se trata de um alimento amplamente distribuido pela rede de restaurantes. De fato, todos os indivíduos diagnosticados tem em comum o fato de ter frequentado, pelo menos uma vez, algum dos estabelecimentos ligados à cadeia de restaurantes na semana em que ocorreram os primeiros sintomas.
24/01/2012 – Aumenta incidência de Gastroenterite em El Salvador
Resumo: O Ministério da Saúde de El Salvador emitiu um alerta a população em vista do aumento do número de casos de Gastroenterite, sobretuto por Rotavírus, em Janeiro deste ano. Neste período, foram registrados 11.521 casos de Gastroenterites, com 109 amostras positivas para o Rotavírus. Segundo o órgão, o aumento da incidência deste agravo está diretamente associado às precárias condições de tratamento da água e higiene pessoal, refletindo a ampla vulnerabilidade da população salvadorenha.
24/01/2012 – Infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1 na China: Segundo óbito confirmado
Resumo: O Ministério da Saúde chinês confirmou o segundo óbito em decorrência de infecção pelo Vírus H5N1, causador da Influenza Aviária, este ano no país. Trata-se de um indivíduo não identificado que esteve internado em um hospital na província de Guizhou, ao Sul da China. De acordo com o Departamento de Saúde da Província, as investigações não comprovaram contato prévio com aves mortas ou doentes. No entanto, 71 pessoas que mantiveram contato com o caso estão sendo investigadas. Com este, já somam 28 óbitos por causa da Influenza sorotipo H5N1, desde 2003, no país, e um total de 42 casos humanos da doença.
24/01/2012 – Febre Tifoide no Zimbabwe: atualizações
Resumo: Mais de 600 moradores da cidade de Harare, no Zimbabwe, foram acometidos por Febre Tifóide nos últimos dois meses. Dentre os indivíduos doentes, 90 são funcionários de um hotel onde foi identificado um surto em Novembro do ano passado. Além disso, uma fonte de contaminação foi identificada em produtos alimentícios vendidos a céu aberto em um centro comercial em Kuwadzana. Amostras de carne crua, cozida e peixes apresentaram resultado positivo para Salmonella typhi.
24/01/2012 – Fórmula infantil contaminada por Salmonela: Autoridades Sanitárias belgas alertam população mundial
Resumo: Autoridades Sanitárias belgas, ligadas ao Departamento Nacional de Segurança Alimentar, informaram ter descoberto evidencias de que uma marca de leite em pó produzido no país foi a provável fonte de infecção por Salmonelose (sorotipo entérico), a qual envolveu 16 crianças em um surto registrado, no início de Novembro, no Norte da Rússia. Cerca de 20 toneladas do produto foram exportadas para diversos países, como Rússia, Burundi, República Democrática do Congo, Haiti e Moçambique. Autoridades belgas notificaram o evento para o Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações.
25/01/2012 – Malária na Angola: Cerca de 2,9 milhões de casos registrados em 2011
Resumo: A Coordenação do Programa de Combate à Malária informou o registro de, pelo menos, 2,9 milhões de casos de Malária em todo o país, no ano passado. O órgão informou ainda que testes rápidos para o diagnóstico da doença, bem como um modelo de tratamento eficiente, estão sendo disponibilizados nos serviços de saúde. Embora a incidência registrada em 2011 tenha sido menor que a esperada (cerca de 4 milhões de casos), a Malária ainda constitui um grave problema de saúde pública no país, com padrão de incidência elevada.
25/01/2012 – SMSDC-RJ realizará Mostra de Experiências em Vigilância em Saúde, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) divulgou a realização da I Mostra de Experiências em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida. A primeira edição da Mostra tem por objetivo divulgar os trabalhos e experiências bem sucedidas no âmbito da vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos no município do Rio de Janeiro. Os interessados em participar e concorrer a premiações poderão submeter seus trabalhos e relato de experiências a partir do dia 07/02. O Congresso acontecerá entre os dias 06 e 09 de Maio de 2012, no Centro de Convenções Sul América, ao lado do prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, no bairro Cidade Nova.
25/01/2012 – Surto de Leptospirose em construção civil no Uruguai
Resumo: Um trabalhador morreu e dois estão internados em decorrência de um Surto de Leptospirose em uma construção civil no município de Rio Branco, no Uruguai. No próprio prédio comercial em reforma, onde os trabalhadores permaneciam alojados durante a noite, foram encontrados diversos pontos de proliferação de roedores. Além disso, foram identificadas precárias condições de higiene e instalação, tais: como falta de água potável, colchonetes espalhados no chão juntamente com restos de comida, e a exposição de alimentos perecíveis em péssimas condições de armazenamento.
25/01/2012 – Surto de Norovirose em turistas canadenses egressos de Cuba
Resumo: A Agência de Saúde Pública canadense registrou mais de 60 casos de Gastroenterite mediante infecção por Norovírus entre turistas egressos de Cuba, na última semana. Até o momento, passageiros de cinco vôos foram acometidos, os quais desembarcaram em Montreal, Otawa e Toronto, após ter visitado a província de Holguin, sobretudo com estadia em instalações turísticas nas praias de Guardalavacha e Turquesa. O Ministério da Saúde Pública cubano já foi informado acerca da situação, mas ainda não se pronunciou.
26/01/2012 – Surto de Gastroenterite no Município de Pains (MG)
Resumo: Um Surto de Gastroenterite envolvendo pelo menos 400 pessoas (cerca de 5% da população) foi registrado no Município de Pains, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Nos últimos 10 dias, houve uma atípica sobrecarga de atendimentos nos serviços de saúde locais por indivíduos com sintomas de náuseas, vômitos e diarréia. No início do mês, as enchentes deixaram a população ilhada por 3 dias e o abastecimento de água suspenso por 2 dias. Embora a água tenha sido apontada como provável fonte de infecção, os primeiros testes não comprovaram a presença de contaminação.
26/01/2012 – Doença de Lyme no Reino Unido
Resumo: Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bristol evidenciou que a Doença de Lyme pode ser bem mais prevalente no Reino Unido do que se imaginava. Uma inspeção aleatória em 3.534 cães de estimação entre Março e Outubro de 2009, mostrou que 19,4% estavam infestados por carrapatos, dos quais 2,3% estavam infectados pela bacteria Borrelia burgdorferi, causadora da doença. Em 2010, foram registrados 953 casos da Doença de Lyme na Inglaterra e em País de Gales.
27/01/2012 – Síndrome Hemolítica-Urêmica na Argentina
Resumo: Dois casos de Síndrome Hemolítica-Urêmica em crianças foram confirmados na província de Entre Rios, na Argentina. As crianças permanecem internadas com Insuficiência Renal Aguda Grave, em tratamento dialítico, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital San Roque. Em crianças, a doença é causada pela bactéria E. Coli sorotipo O157H7 e se manifesta a partir de dores abdominais, diarréia sanguinolenta, distúrbios de coagulação e Insuficiência Renal Aguda.
27/01/2012 – Malária nos Emirados Árabes
Resumo: No ano passado, mais de 2.000 casos de Malária foram notificados em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Foram registrados 2.129 casos da doença nos primeiros nove meses de 2011, sendo 1.000 casos a mais do que no ano anterior. No entanto, autoridades sanitárias locais informaram tratar-se de casos importados. Em 1997, os Emirados Árabes se tornaram o primeiro país do Oriente Médio a atingir o status de “País livre de Malária”, conferido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o Centro Árabe de Controle de Infecção, casos autóctones no Oriente Médio somente são registrados no Sul da Arábia Saúdita e no Iêmem.
27/01/2012 – Surto de Influenza em hospital japonês (Saitama)
Resumo: Autoridades sanitárias japonesas identificaram um Surto de Influenza em um hospital localizado na cidade de Saitama. O Surto, iniciado no dia 26/01, envolveu 39 pessoas, sendo 20 pacientes e 19 funcionários. Até o momento, 31 pessoas apresentaram teste laboratorial confirmando infecção pelo vírus influenza A sazonal. Dentre os infectados, uma mulher de oitenta anos morreu faleceu por complicações da doença e duas pessoas permanecem internadas em estado grave.
27/01/2012 – Febre Hemorrágica Boliviana em Beni (Bolívia)
Resumo: O Departamento de Epidemiologia e Saúde provincial de Beni (Bolívia) registrou um aumento no número de casos de Febre Hemorrágica Boliviana em Janeiro deste ano, sobretudo nas regiões de Mamoré e Itenez. A infecção, causada pelo Mapucho vírus (Arenavírus), foi responsável pelo óbito de um morador de Mamoré. Seis pessoas permanecem internadas em estado grave com sintomas compatíveis com a doença, sendo 03 em San Ramom e 03 em Magdalena.
27/01/2012 – Surto de Escarlatina no Noroeste do Canadá
Resumo: Mais de 100 casos de Escarlatina têm sido registrados nas últimas semanas no Noroeste do Canadá. Sobretudo no território de Yellowknife, autoridades de saúde emitiram um alerta à população em virtude do aumento vertiginoso do número de casos da doença no mês passado. Antes da introdução de antibióticos específicos na década de 50, a infecção pelo Estreptococus β Hemolítico do Grupo A (Streptococcus pyogenes) era a principal causa de óbito em crianças no Canadá.
27/01/2012 – Intoxicação alimentar por Campylobacter na Pensilvânia (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde da Pensilvânia (EUA) informou que 06 pessoas desenvolveram sinais de intoxicação alimentar por Campylobacter a partir da ingestão de leite não pasteurizado. O consumo de leite “cru” (não pasteurizado) tornou-se popular nos Estados Unidos, onde algumas pessoas acreditam ser este mais nutritivo do que a forma pasteurizada, visto que no momento em que é submetido ao aquecimento para destruição de microrganismos, proteínas e vitaminas importantes sofrem alterações. No entanto, a Agência Nacional de Saúde americana alertam para os potenciais riscos à saúde associados ao consumo de leite não pasteurizado, sobretudo às intoxicações alimentares por Campylobacter.
28/01/2012 – Surto de Varicela em clínica de Cali (Colômbia)
Resumo: Autoridades Sanitárias colombianas registraram um Surto de Varicela em uma clínica de Cali, capital do país. Na ocasião, cinco pessoas foram infectadas (02 pacientes e 03 funcionários). Ações voltadas para o bloqueio vacinal dos indivíduos expostos estão sendo realizadas para impedir a propagação da doença. No ano passado, foram registrados 7.582 casos da doença na capital. Em 2012, foram disponibilizadas 35.000 doses da vacina para a população de Cali, entretanto, a prioridade é vacinar as crianças menores de 1 ano.
30/01/2012 – Surto de Gastroenterite nas Ilhas Cayman
Resumo: Autoridades Sanitárias locais confirmaram um Surto de Gastroenterite após participar um Festival Gastronômico nas Ilhas Cayman. Pelo menos 20 pessoas apresentaram sinais e sintomas de intoxicação alimentar, dentro os quais náuseas, vômitos e diarréia poucas horas depois de participar do evento, realizado na noite do último sábado. De acordo com os especialistas, é difícil apontar de forma precisa a fonte de contaminação, tendo em vista a variedade de alimentos servidos no Festival. No entanto, a principal suspeita é de infecção por Estafilococos. Amostras de alimentos servidos estão sendo analisadas.
30/01/2012 – Surto de Gastroenterite em Porto Alegre (RS)
Resumo: A Vigilância Sanitária de Porto Alegre (RS) relizou a interdição de um restaurante após receber 171 notificações de indivíduos que apresentaram sinais de Intoxicação Alimentar, tais como náuseas, vômitos e diarréia. O restaurante foi interditado na última quinta-feira (26/01) após fiscais encontrarem 540 kg de produtos de origem animal (carne, ovos, queijo e bacon) sem procedencia comprovada.
30/01/2012 – Carne de ave contaminada por Salmonella na Ucrânia
Resumo: Após uma inspeção de rotina do Serviço de Veterinária e Fitossanitária do Estado de Gosvetsluzhba, na Ucrânia, vários lotes de carne de aves apresentaram contaminação por Salmonella. Cerca de 30 toneladas de frango destinadas ao mercado consumidor estavam contaminadas, caracterizando o maior surto de Salmonelose já registrado no país. Inspeções de rotina na Ucrânia tornaram-se mais frequentes, sobretudo, após o incidente ocorrido no Complexo Aviário de Dnipropetrovsk, quando produtos contaminados chegaram ao mercado consumidor causando Intoxicação Alimentar em 14 indivíduos.
30/01/2012 – Óbitos por Cólera na Angola
Resumo: O Departamento de Saúde Pública angolano registrou dois óbitos por Cólera na província de Bié. Amostras de fezes enviadas ao Laboratório Central de Luanda confirmaram o diagnóstico. Ambos os indivíduos eram moradores do município de Andulo, onde também foram registrados mais 06 casos da doença. A população local está sendo orientada quanto às medidas de higiene, tratamento da água e dos alimentos, com intuito de deter a propagação da doença.
01/02/2012 – Infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1 no Vietnã: registrado segundo óbito
Resumo: O Ministério da Saúde Vietnamita registou o segundo óbito decorrente de infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária, este ano. Trata-se de uma mulher de 26 anos moradora da província de Mekong Delta, cuja amostra foi confirmada pelo Laboratório Pasteur de Ho Chi Minh. De acordo as investigações epidemiológicas, a mulher teria abatido e se alimentado de aves infectadas em seu domicílio.
02/02/2012 – Surto de Cólera em campo de refugiados chinês
Resumo: Um Surto de Cólera foi registrado em três campos de refugiados chineses localizados na fronteira com a Birmânia. Mais de 30 crianças adoeceram e uma delas morreu no acampamento Pajau, em Waimaw Township. No Estado de Kachin, mais dois acampamentos também enfrentam grave situação. A falta de água potável tem sido associada ao aumento expresivo do número de casos da doença na região. Os acampamentos localizam-se em áreas montanhosas, o que dificulta o acesso à água potável e instalações sanitárias adequadas.
02/02/2012 – Surto de Salmonelose associado ao consumo de lingüiça de porco na França
Resumo: O Centro de Referência Nacional para Salmonella alertou o Instituto de Saúde Pública francês acerca de um aumento no número de casos de infecção por Salmonella entérica sorotipo 4, desde Novembro do ano passado. Somente entre 31 de Outubro e 18 de Dezembro do ano passado foram registrados 337 casos. Embora ainda não tenha havido uma confirmação laboratorial, fortes evidencias apontam o consumo de carne de porco (incluindo seus derivados e embutidos) como principal fonte de infecção.
03/02/2012 – Salmonelose na Europa: melancia procedente do Brasil pode ser a principal causa
Resumo: A Agência Britânica de Segurança alimentar emitiu um alerta a cerca do aumento do número de casos de Salmonelose na Europa. Até o momento, dados apontam que 30 pessoas foram infectadas no Reino Unido, sendo uma delas fatal, em decorrência de complicações respiratórias. Também foram registrados 15 casos na Alemanha e 04 na Irlanda. De acordo com a autoridade sanitária britânica, foi identificada uma fonte comum de infecção, tendo em vista que a maioria dos indivíduos adoeceu após ter consumido melancia contaminada procedente do Brasil. Amostras da fruta estão sendo analisadas em laboratorio.
03/02/2012 – Surto de Febre Amarela no Norte de Camarões
Resumo: O Ministério da Saúde camaronês notificou a OMS acerca de um Surto de Febre Amarela na região norte do país. Foram registrados 23 casos, incluindo 07 óbitos nos últimos quatro meses. Pelo menos 13 casos em 06 distritos (Guider, Bibemi, Gaschiga, Lagdo, Mayo Oulo e Golombe) foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Pasteur de Camarões. Mediante apoio do escritório da OMS no país, o governo camaronês iniciou no dia 23 de Janeiro uma Campanha de Vacinação em massa em 08 distritos considerados de alto risco, a qual pretende cobrir mais de 1,2 milhões de pessoas.
03/02/2012 – Rickettsiose na Índia: Alerta para o “Tifo das Moitas” em Maharashtra
Resumo: Autoridades Sanitárias indianas confirmaram a ocorrência de quatro casos graves da Rickettiose conhecida como “Tifo das Moitas”, causada pela bactéria Rickettsia tsutsugamushi, a qual é transmitida ao homem por ácaros encontrados em florestas. Os casos foram notificados na região de Maharashtra e os indivíduos acometidos desenvolveram quadro de febre, dores musculares e lesões cutâneas. Internados em três hospitais na região de Pune, os indivíduos têm demonstrado piora em relação ao quadro clínico nas últimas semanas, sobretudo, em função da resitência bacteriana aos antibióticos específicos. O Serviço de Vigilância Epidemiológica local está realizando a busca ativa de sintomáticos, principalmente entre agricultores, pastores e montanhistas.
03/02/2012 – Surto de Influenza nas Ilhas Canárias (Espanha)
Resumo: O Ministério da Saúde espanhol emitiu um alerta em relação ao aumento expressivo no número de casos de Influenza registrados em Fevereiro nas Ilhas Canárias. A taxa de incidência alcançou 198 casos por 100.000 habitantes. Em nota, o órgão espera que este aumento persista por pelo menos duas semanas, afetando sobretudo crianças menores de 05 anos. De acordo com o Departamento de Saúde Pública, até o momento, somente foi isolada a cepa sazonal H3N2 nas amostras enviadas ao laboratório, revelando um perfil semelhante ao restante do país. Seis casos continuam internados em estado grave. O Ministério está promovendo a vacinação dos grupos mais vulneráveis, dentre eles: gestantes, idosos, obesos e portadores de doenças crônicas.
03/02/2012 – Óbito por Hantavirose no Chile
Resumo: O Instituto de Saúde Pública chileno anunciou a ocorrência de um óbito por Hantaviroses na região de Maule. Trata-se de um homem de 43 anos, o qual foi internado no último dia 31 com quadro de Pneumonia grave, no Hospital Curicó, em Potrero Grande. Este foi o primeiro caso notificado em Maule neste ano. Em 2010, foram notificados 11 casos de Hantavirose em Maule, sendo três deles fatais (letalidade de 27,2%). Já no ano passado, ocorreram 06 casos da doença, sendo um deles fatal.
03/02/2012 – Surto de Febre Amarela na República de Gana
Resumo: O Ministério da Saúde da República de Gana confirmou um Surto de Febre Amarela em 03 distritos (Builsa, Kassena-Nankana-West e Kitampo South). Foram confirmados 03 casos, incluindo 02 óbitos desde Outubro do ano passado. Autoridades Sanitárias locais estão programando uma Campanha de Vacinação em massa contra a Febre Amarela, a qual tem por objetivo imunizar cerca de 235.000 pessoas. Esta Campanha representará uma atividade complementar à segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, programada para imunizar 1,7 milhões de pessoas em 17 distritos. Vale lembrar que a primeira fase foi realizada em Novembro do ano passado, tendo como alvo 5,8 milhões de pessoas em 40 distritos.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031