Sepetiba ganha a primeira Clínica da Família
A Prefeitura inaugurou no dia 4 de julho, a primeira Clínica da Família de Sepetiba, a Clínica de Saúde da Família Valeria Gomes Esteves, que beneficiará a 16 mil moradores do bairro. A clínica conta com consultórios, salas de ultrasonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos e curativos, imunização, saúde bucal, farmácia e almoxarifado. Além de consultas médicas e odontológicas e visita domiciliar, a unidade fará trabalho de prevenção, como pré-natal, exames de laboratório, tratamento e acompanhamento de diabetes, hipertensão e outras doenças.
O prefeito Eduardo Paes participou da inauguração ao lado dos secretários municipais de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann; de Obras, Alexandre Pinto; do secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e subsecretários municipais. Paes destacou que há 25 anos não se construía uma nova unidade de saúde da Prefeitura na Zona Oeste.
“O nosso problema não é hospital. É proteção básica para as pessoas não irem ao hospital. Nossa meta é construir 70 Clínicas da Saúde em toda a cidade. Toda a Zona Oeste vai ter em breve uma equipe de Saúde da Família. Também vamos construir uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Sepetiba. Isso é uma conquista”, disse Paes.
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, explicou o conceito da Clínica da Família, que é focado na prevenção e promoção da saúde. “Essa unidade é para cuidar de cada uma das famílias e evitar que vocês fiquem doentes. Aqui, vocês acham soluções para quase todos os problemas de saúde”, disse Dohmann aos moradores da região. Ainda de acordo com o secretário, a população receberá um cartão com o telefone celular do médico para os casos de urgência.
Atualmente, a cidade conta com Clínicas da Família em Realengo, Cantagalo / Pavão-Pavãozinho, Mangueira, Manguinhos, Rocinha (2), Santa Marta, Santa Cruz, Alemão (2) e Paciência. Elas fazem parte do programa “Saúde Presente”, uma inovadora estratégia de atendimento público de saúde de forma territorializada. Cada área da cidade contará com uma teia formada por unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas, hospitais de referência e Caps, evitando que as emergências funcionem como porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Outras Clínicas da Família estão em construção em Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.
A Clínica de Saúde da Família Valeria Gomes Esteves, em Sepetiba, fica na Rua Vitória Régia, 4. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.