Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Atenção Primária / ‘Prontuário eletrônico’ nas Clínicas da Família agilizam atendimento a pacientes no Rio

‘Prontuário eletrônico’ nas Clínicas da Família agilizam atendimento a pacientes no Rio

Tecnologia a serviço da saúde Vinte e quatro mil moradores da região de Santa Margarida, em Campo Grande, ganham hoje uma nova unidade de saúde. A Clínica da Família Rogério Rocco é equipada com o ‘prontuário eletrônico’ — software que permite aos médicos acessar todo o histórico dos pacientes através de computador. A unidade que começa a funcionar hoje é a 10ª a contar com este avanço tecnológico, que a partir deste mês será estendido a outras 18 clínicas.

O Dia – RJ
Tecnologia a serviço da saúde
‘Prontuário eletrônico’ nas Clínicas da Família agilizam atendimento a pacientes no Rio
 
Vinte e quatro mil moradores da região de Santa Margarida, em Campo Grande, ganham hoje uma nova unidade de saúde. A Clínica da Família Rogério Rocco é equipada com o ‘prontuário eletrônico’ — software que permite aos médicos acessar todo o histórico dos pacientes através de computador. A unidade que começa a funcionar hoje é a 10ª a contar com este avanço tecnológico, que a partir deste mês será estendido a outras 18 clínicas.
“Com o prontuário eletrônico, numa nova consulta de um mesmo paciente, os médicos têm condição de saber se ele tem hipertensão, se é diabético, se tem histórico de doenças crônicas na família. Ou seja, o paciente não precisa repetir o que foi dito na primeira vez. Isso agiliza o atendimento e gera confiança do paciente”, explica o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. Segundo ele, os agentes de saúde vão às casas dos moradores da região e coleta de informações sociais, como principais atividades, condições de moradia, idade e aspectos da saúde, como existência de doenças crônicas.

 

TRATAMENTO MAIS EFICIENTE

As informações alimentam o prontuário eletrônico, no qual o médico insere dados clínicos e usa a base de dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais eficientes, de acordo com os hábitos e condições de vida. “Com isso, teremos uma base de dados fiel à realidade. Será possível elaborar programas de saúde mais específico e com resultados eficazes”, afirma Dohmann. Responsável pela implantação do sistema de prontuário Vitacare, que atua em 66% das Clínicas da Família do Rio, Luis Cruz explica que o sistema foi adaptado do que é usado no Programa Saúde da Família de Portugal. “Foram necessárias adaptações, como a inclusão de informações sobre saúde odontológica, que em Portugal não é feita na atenção básica. Além disso, algumas condições de saúde, como Doenças Sexualmente Transmissíveis e tuberculose, de baixa incidência em Portugal,
foram incluídas na versão brasileira”.
 


Unidades Interligadas
 
Mãe dos meninos Carlos, 5 anos, e Miguel, 1 ano, a dona de casa Cristiane Diniz, 22, conta que ter uma clínica da família perto de casa, em Realengo mudou a vida da família.
 
"Além de ser bem tratada, eu não perco o dia para que meus filhos sejam atendidos. e não preciso ficar repetindo tudo a cada consulta, e nem levar todos os exames para o médico. Já está tudo registrado no computador, até os remédios que a que tenho alergia, por exemplo," diz Cristiane, atendida na Clínica Olímpia Esteves, em Realengo.
 
Segundo Dohmann, o sistema de prontuário das clínicas é interligado. Ou seja, caso Cristiane se mude, o prontuário dela e da família poderá ser acessado por outra clínica da família. 

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930