Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Todas Notícias

SMSDC-Rio mobiliza atores para o combate da dengue

Empresários, comerciantes, representantes de associações de moradores, entre outros atores, estarão reunidos no dia 21/11 para o 4º Encontro de Mobilização contra a Dengue. Participe!

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro (SMSDC-Rio) promove, no dia 21/11, o 4º Encontro de Mobilização contra a Dengue. Durante o evento, empresários, comerciantes, representantes de sindicatos locais, representantes de associações de moradores, entre outros atores, terão um panorama da incidência da doença no município e conhecerão as iniciativas da SMSDC-Rio no combate a dengue.  O Encontro terá início às 13h30 e será realizado no Auditório Meri Baran, do Centro Administrativo São Sebastião, localizado na Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, no Rio de Janeiro. Participe!

Programação

13h30: AberturaDr. Hans Dohmann (Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil/RJ)

14h: Painel - Coordenação: Ana Schneider (Subsecretária Geral da SMSDC/RJ)
- Panorama da Dengue no Município do Rio de Janeiro - Márcio Garcia (Superintendência de Vigilância em Saúde/SMSDC)
- Apresentação do Decreto 34377 de 31 de agosto de 2011 - Daniel Soranz (Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde/ SMSDC)

- Apresentação da Nova Central de Teleatendimento : 1746 -  Cristina Keiko Abe (Ouvidoria da  Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil)

15h30: Construindo Parcerias e Iniciativas Sustentáveis - Coordenaçao: Marcia Torres (Superintendencia de Promoção de Saude/SMSDC)

- Apresentação de experiências do Projac e SECONCI

16:15h: Debate

Serviço:
“4º Encontro de Mobilização contra a Dengue”
Data : 21 de novembro  de 2011
Horário : 13:30 às 17 horas
Local : 8º Andar - Auditorio Dra Meri Baran -  Centro Administrativo São Sebastião
Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Rio de Janeiro
Telefone: 22737398 / 22934854

Estudantes universitários terão nova oportunidade de estágio na Saúde

MS lança (dia 09/11), em Porto Alegre, novo VER-SUS Brasil. O projeto levará cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde em diversos municípios do Brasil


Os estudantes dos cursos de saúde das universidades brasileiras terão novas oportunidades de vivências e estágios, em serviços e redes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de janeiro. Isso porque o Ministério da Saúde (MS) acaba de retomar o projeto ‘Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil’ (VER-SUS Brasil). Ao longo de 2012, cerca de cinco mil estudantes, de carreiras como medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e saúde coletiva, entre outras, farão parte do projeto que visa oferecer uma experiência maior nas diversas esferas de funcionamento do SUS. A ideia é reunir grupos multiprofissionais de estudantes que vivenciarão a realidade do Sistema Único de Saúde , em particular na atenção básica, em complementação aos estudos que fazem na sua formação.

Ao organizar os alunos em grupos multiprofissionais, o MS pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão. O projeto VER-SUS Brasil será lançado oficialmente, pelo Ministério da Saúde, na próxima quarta-feira (dia 09/11), às 17h, na Tenda Paulo Freire do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que acontece na Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS). E um projeto piloto será realizado em janeiro e fevereiro de 2012, com 1000 estudantes da área da saúde de diversas instituições de ensino superior, em 10 municípios, para formar facilitadores para as etapas seguintes.

No VER-SUS Brasil, os estudantes aprenderão sobre: financiamento, estratégias de controle e auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor saúde. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Rede Governo Colaborativo em Saúde, o Grupo Hospitalar Conceição (Escola GHC), e a Associação Brasileira da Rede Unida são parceiras do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) na retomada do projeto.

Assista à entrevista com Alexandre Ramos, do Deptº de Atenção Básica do MS.

‘Saúde com Dilma’ sorteará duas isenções de inscrição para o 10º Congresso da Rede Unida

Coordenação Nacional da Rede ofereceu as isenções em apoio à equipe do blog para estimular a participação na escolha do novo nome. Não deixe de participar!

 

O ‘Blog Saúde com Dilma’ está convocando seus leitores para votarem e comentarem sobre a mudança do nome. A ideia é poder convidar mais e mais brasileiras e brasileiros a conversar sobre saúde, dialogar sobre o caráter necessariamente público, universal e gratuito dos serviços de saúde, fortalecendo a luta pela definitiva consolidação do SUS. Em apoio à iniciativa da equipe do ‘Saúde com Dilma’ e para estimular a participação, a Coordenação Nacional da Rede Unida ofereceu duas isenções de taxa de inscrição em seu 10º Congresso Internacional a serem sorteadas entre os que votaram e comentaram sobre o novo nome. O Congresso acontece entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro e tem como tema central “Educação, Saúde e Participação: Ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”.

Para votar no novo nome, acesse www.saudecomdilma.com.br.

Para saber mais sobre o 10º Congresso da Rede Unida, acesse www.redeunida.org.br ou http://conferencias.redeunida.org.br.

10º Congresso terá hospedagem solidária

Anfitriões das cidades do Rio e de Niterói receberão desconto de 50% na taxa de inscrição para hospedar participantes de outras regiões do país

A hospedagem solidária é uma forma de facilitar a vinda de participantes com dificuldade de custear a permanência durante os dias do congresso. A ideia é que os inscritos residentes nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói abram as portas de suas casas para receber congressistas de outras regiões do país. Pensando nisso, a comissão organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida anunciou o desconto de 50% na taxa de inscrições daqueles que aderirem à iniciativa, hospedando participantes.

Em poucos dias, a comissão disponibilizará dois formulários (um para anfitrião e outro para hóspede) que devem ser preenchidos a fim de viabilizar a comunicação entre os interessados.  A hospedagem solidária é uma experiência internacionalmente conhecida, favorece o intercâmbio entre culturas e aproxima membros da Rede Unida. Se você mora no Rio ou Niterói, não deixe de se inscrever.

O 10º Congresso Internacional da Rede Unida acontece entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. As inscrições e a submissão de trabalhos e/ou relatos de experiência estão abertas no endereço http://conferencias.redeunida.org.br
 

Rede Unida divulga programação final do Encontro Regional Nordeste

Evento acontece de 1º a 4/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza e terá como tema central a Participação na Saúde

 

A comissão organizadora do Encontro Regional Nordeste da Rede Unida acaba de divulgar a programação final do evento. Além de reuniões para planejamento do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, marcado para maio de 2012, no Rio de Janeiro, o encontro contará com reuniões executivas, rodas de conversa, círculos de cultura, entre outras atividades acerca do tema: “Desafios da Participação na Saúde: construindo teias com protagonismo popular”. O Encontro Regional Nordeste acontece de 1º a 4/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza.

 

Confira a programação do Encontro Regional Nordeste

 

 

Inscrições abertas para Encontro Regional Nordeste da Rede Unida

Desta vez, o tema central será a Participação na Saúde. Evento acontece de 1 a 4/9, em Fortaleza

 

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional Nordeste, uma das atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontecerá em maio de 2012, no Rio de Janeiro. Pensado a partir de metodologias surgidas no seio dos movimentos populares, o Encontro Regional Nordeste acontecerá de 1 a 4/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, e terá como tema central: “Desafios da Participação na Saúde: construindo teias com protagonismo popular”. Por conta da grande articulação da Rede Unida com movimentos de educação popular em saúde, o evento será realizado juntamente com o 1º Encontro Metropolitano de Educação Popular em Saúde e o 1º Encontro Metropolitano de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Fortaleza.

Mais informações em www.redeunida.org.br

Campanha de Doação de Sangue 2011

Ministério da Saúde espera atingir quatro milhões de voluntários até 2012. Desta vez, o público alvo da campanha são os jovens entre 18 e 29
Campanha de Doação de Sangue 2011

Campanha de Doação de Sangue 2011

Levantamento aponta melhora nos índices de saúde dos praticantes das Academias Cariocas

São 25 unidades espalhadas pela cidade com mais de 5 mil usuários

 

O programa Academia Carioca da Saúde, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, está completando dois anos em julho com indicadores que mostram sensível melhora clínica no quadro dos seus mais de 5 mil usuários. Com 25 academias funcionando em unidades de saúde de toda a cidade, o programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus participantes, diminuindo suas vulnerabilidades e riscos à sua saúde, especialmente as doenças crônicas não transmissíveis, com a possibilidade de praticar exercícios orientados por um profissional de educação física e com acompanhamento médico.
Um dos principais resultados apresentados pelo programa é a redução do uso de medicamentos entre seus usuários: 46% deles conseguiram reduzir a dosagem e a quantidade de remédios, 10% diminuíram a frequência de uso e 2% deixaram de usar remédios.
A Academia Carioca da Saúde já apresenta resultados positivos também entre os usuários com sobrepeso e obesidade. O levantamento mostrou que 72% dos alunos perderam peso, 97% conseguiram controlar a pressão e 86% dos diabéticos reduziram as taxas de glicemia. Nota-se uma redução de aproximadamente 22% no peso (IMC).
Os dados da SMSDC indicam que o público predominante nas academias são as mulheres. No entanto, a participação masculina, antes quase nula, cresce sensivelmente. Quase metade dos usuários é de idosos (43%).
A Academia é formada por um conjunto de 10 aparelhos, com módulos triplos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Atende principalmente a grupos com necessidades específicas de saúde, como hipertensos e diabéticos. Além das 25 já em funcionamento, outras 15 serão implantadas até o final do ano. A previsão é de ter pelo menos 60 academias em funcionamento até o final de 2012.
VEJA A LISTA DAS ACADEMIAS EM FUNCIONAMENTO
AP 3.1
Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira (Ilha do Governador)
Clínica da Família Assis Valente (Ilha do Governador)
Clínica da Família Zilda Arns (Alemão)
Centro Municipal de Saúde (CMS) Augusto Boal (Maré)
Policlínica José Paranhos Fontenelle (Penha)
CMS Padre Teresa de Calcutá (Ilha do Governador)
AP 3.2
Policlínica Rodolpho Rocco (Del Castilho)
AP 3.3
CMS Flávio do Couto Vieira (Anchieta)
CMS Fazenda Botafogo (Fazenda Botafogo)
AP 4.0
CMS Harvey Ribeiro (Recreio)
Clínica da Família Professor Maury Alves de Pinho (Barra da Tijuca)
AP 5.1
Clínica da Família Olímpia Esteves (Realengo)
Policlínica Manoel Guilherme da Silveira (Bangu)
CMS Athayde José da Fonseca (Catiri/Bangu)
CMS Dr. Henrique Monat (Vila Kennedy)
CMS Dr. Silvio Barbosa (Santíssimo)
AP 5.2
CMS Manoel de Abreu / PACS Vila Verde (Santíssimo)
CMS Belizário Penna (Campo Grande)
CMS Edgard Magalhães Gomes (Inhoaíba)
CAPS Profeta Gentileza (Inhoaíba)
CMS Mário Rodrigues Cid (Campo Grande)
CMS Dr. Alvimar de Carvalho (Pedra de Guaratiba)
Clínica da Família Dr.Hans Jürgen Fernando Dohmann (Campo Grande)
Clínica da Família Alkindar Soares Pereira (Guaratiba)
AP 5.3
CMS Aloysio Amâncio (Santa Cruz)

 

 

Lançamento de livro marca um ano de atividades da Clínica da Família Victor Valla

Publicação reúne uma série de depoimentos de pessoas que trabalharam com o pesquisador da Fiocruz na construção do conceito e de experiências em educação popular

 

Para marcar o aniversário de um ano de atividades da Clínica da Família Victor Valla, localizada em Manguinhos, no dia 28/6, às 16h, haverá o lançamento do livro ‘Victor Vincent Valla: companheiro de lutas, de idéias, de vida’. A publicação reúne uma série de depoimentos de pessoas que trabalharam com o pesquisador da Fiocruz na construção do conceito e de experiências em educação popular. Estão previstas para a ocasião diversas atividades, como uma mostra de varal contendo as produções e os projetos desenvolvidos pelos profissionais da clínica para melhorar sua gestão, exposições fotográficas e leitura da biografia do homenageado.

Os pesquisadores Eduardo Stotz e Maria Alice Pessanha, ambos da Fiocruz, são os responsáveis pelo lançamento. O evento será realizado na Clínica da Família Victor Valla, no endereço Av. Dom Hélder Câmara 1.390, em anexo à UPA Manguinhos/RJ.

Serviço
Livro: ‘Victor Vincent Valla: companheiro de lutas, de ideias, de vida’
Lançamento: 28/6/2011
Horário: 16 horas
Local: Clínica da Família Victor Valla
Av. Dom Hélder Câmara 1.390, em anexo à UPA Manguinhos/RJ

14ª Conferência Nacional de Saúde

Evento acontece de 30/11 a 4/12 em Brasília e terá como eixo central “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”
14ª Conferência Nacional de Saúde

14ª Conferência Nacional de Saúde

MS divulga prêmio para pesquisas sobre o SUS

Pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde podem concorrer a prêmios que variam entre cinco e quinze mil reais, conforme a categoria


Entre 13/6 e 29/7, pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde podem se inscrever no site do Ministério da Saúde para concorrer ao 10º Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011. Nesta edição, cinco categorias de pós-graduação serão premiadas, totalizando um investimento de R$ 55 mil reais em prêmios. O objetivo é reconhecer e premiar trabalhos que apresentem avaliações e indicadores sobre o acesso, acolhimento e atendimento da população, visando à promoção da saúde e prevenção de doenças. A nova categoria ‘Acesso ao Sistema Único de Saúde’ é o destaque desta edição, com um prêmio de R$ 15 mil para o melhor trabalho.

As cinco categorias são:

- Tese de Doutorado (com premiação no valor de R$ 15 mil);
- Dissertação de Mestrado (R$ 10 mil);
- Trabalho Científico Publicado (R$ 10 mil);
- Monografia de Especialização ou Residência (R$ 5 mil); e
- Acesso ao Sistema Único de Saúde (R$ 15 mil).

Inscrições em www.saude.gov.br/premio.

A caminho do Sul

Rede Unida divulga data para Encontro Regional que debaterá as inovações e desafios no cotidiano do SUS
A caminho do Sul

Parque da Redenção

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até 13/5

Além de pessoas com mais de 60 anos e indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e trabalhadores de serviços de saúde também serão vacinados

OTICS está nas Redes Sociais

Facebook e Twitter do Observatório visam ampliar o espaço de debate sobre questões de Saúde

Inscrições abertas para Encontro Regional Sudeste da Rede Unida

Evento, no Rio, reunirá profissionais da Saúde, acadêmicos, gestores, entre outros, para debater o “Trabalho em Saúde”. Faça sua inscrição!

Manual traz 30 indicadores judiciais sobre medicamentos

Com o documento, gestores, profissionais de saúde e de direito poderão compreender melhor a demanda de medicamentos por meio da Justiça

‘Transferência Fundo a Fundo’ na saúde

Tabelas mostram os repasses referentes à atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, gestão do SUS e investimento


O Ministério da Saúde disponibiliza em seu site para o conhecimento de todos os cidadãos, as tabelas referentes à transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para todos os municípios do país no que diz respeito à saúde. A ‘Transferência Fundo a Fundo’, como é mais conhecida, consiste no repasse de valores de forma, regular e automático para Estados e Municípios, independentemente de convênio ou instrumento similar. Para acessar os dados, o cidadão deve selecionar o Estado (no mapa do Brasil) e em seguida o município desejado. As tabelas são divididas por blocos que se referem ao repasse de recursos para atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, gestão do SUS e investimento. Não deixe de ver como os recursos públicos da saúde estão sendo gastos!

Conheça o mapa aqui ou acesse o endereço www.saude.gov.br.

Inscrições abertas para Encontro Regional Sudeste da Rede Unida

Evento, no Rio, reunirá profissionais da Saúde, acadêmicos, gestores, entre outros, para debater o “Trabalho em Saúde”. Faça sua inscrição!


Nos dias 26 e 27/5, o Rio de Janeiro será o palco do Encontro Regional Sudeste, atividade preparatória para a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para maio de 2012. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro (SMSDC) junto à Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o encontro reunirá profissionais da Saúde, acadêmicos, pesquisadores, educadores e gestores, bem como estudantes e representantes de Ong’s e movimentos sociais que debaterão o tema “Trabalho em Saúde”. Depois de passar pelo Rio, a Rede Unida segue para Porto Alegre (RS), no final de junho, e para Fortaleza (CE), no mês de agosto, dando sequência à mobilização para o evento internacional do próximo ano. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever pelo site www.redeunida.org.br

A Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A principal ideia força da Rede é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias.

Realize sua inscrição (vagas limitadas).

O Brasil envelhece

Relatório do Banco Mundial aponta que população idosa brasileira irá mais do que triplicar em 40 anos

Um relatório divulgado em abril, pelo Banco Mundial em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES), revela que o Brasil está se tornando um país onde predomina a população idosa. O relatório “Envelhecendo em um Brasil Mais Velho” aponta que nos próximos 40 anos a população idosa brasileira irá mais do que triplicar, saindo de 20 milhões, em 2010, para aproximadamente 65 milhões, em 2050. Um número que significa quase 50% dos habitantes do país.

De acordo com o Bando Mundial, o envelhecimento da população não deve ser encarado como um fator negativo. Para os especialistas, populações mais velhas normalmente estão associadas a países com maior grau de desenvolvimento social e econômico. Entretanto, para que o Brasil possa tirar proveito dessa mudança demográfica e impulsionar seu crescimento será preciso adotar políticas e estratégias de planejamento adequadas para envelhecer e ao mesmo tempo se tornar desenvolvido.

O relatório diz ainda que algumas mudanças, como o equilíbrio dos gastos públicos, serão evidentes por conta da própria transformação demográfica. Por exemplo, a população em idade escolar diminuirá de 50% para 29% entre 2005 e 2050, devido à queda na fecundidade, o que liberará mais recursos para outros propósitos, como o aumento na qualidade da educação e mais acesso ao ensino infantil.
 
Saiba mais sobre o relatório no site do Banco Mundial

Rocha e bairros do Méier ganham Clínica da Família

A 33ª unidade inaugurada no Rio de Janeiro irá beneficiar cerca de 24 mil moradores


Foi inaugurada na última quinta-feira (14/4), a Clínica da Família Anna Nery que atenderá moradores do Rocha e demais bairros do Méier. Com seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, a unidade beneficiará cerca de 24 mil moradores da região. A Clínica foi batizada com este nome para homenagear a pioneira na área de enfermagem no Brasil, Anna Justina Ferreira Nery, que acompanhou os filhos e o irmão na guerra do Paraguai. A Clínica da Família Anna Nery fica na Rua General Belfort, s/n, esquina com a Rua Anna Nery. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 

 

Saúde do município do Rio inova com editais culturais

Concursos de textos, vídeos e fotografias premiarão as melhores produções sobre os avanços do sistema de saúde dos cariocas

 

As inovações em curso no sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro serão registradas com o lançamento de três novos editais previstos para o primeiro semestre de 2011. Com os concursos, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio em parceria com a Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desejam estimular o relato das experiências no cotidiano do sistema de saúde dos cariocas por meio de textos a serem publicados em uma revista, bem como através de vídeos e fotografias. O anúncio aconteceu durante a reunião ampliada da coordenação da Rede Unida, dia 08/04, no Centro do Rio. Na ocasião, representantes da SMSDC, da Fiocruz e da UFRGS estabeleceram um plano de trabalho para lançar os concursos que irão refletir as inovações e fomentar a cultura da saúde.

Com o edital ‘Revista Saúde em Foco’, os organizadores visam estimular a produção de textos que relatem as inovações do cotidiano do sistema de saúde. Isso porque, muitas vezes, o conhecimento gerado na prática dos profissionais de saúde não é registrado em uma mídia capaz de recuperar e ampliar sua visibilidade. A Revista Saúde em Foco é uma publicação consagrada da Secretaria que está sendo revitalizada para ampliar o diálogo entre seus profissionais como uma das estratégias do projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otics).

Já os concursos de vídeos e fotografias serão duas ações para envolver toda a sociedade na reflexão sobre os avanços do sistema de saúde do Rio e fomentar a produção de imagens da saúde. A expectativa é que moradores do Rio, profissionais e produtoras independentes participem, apresentando seus múltiplos olhares sobre as inovações no setor Saúde. Além disso, os concursos contribuem para reforçar um novo conceito que entende a cultura como um meio de promover saúde. Os vídeos e fotografias inscritas serão depositados no Otics, estarão disponíveis na internet e servirão como objetos de aprendizagem no processo de educação permanente em saúde.

De acordo com a comissão organizadora, os três editais serão divulgados no endereço www.otics.org, onde também ocorrerão as inscrições. Os melhores relatos em texto e os melhores vídeos e fotografias serão premiados com equipamentos eletrônicos, participação em eventos científicos, exibição em canais de TV e cursos para os autores.

 

 

Visibilidade do SUS é tema da Radis

Edição de abril destaca a presença do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano de 100% dos brasileiros

A edição de abril da Revista Radis destaca a presença do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano de 100% dos brasileiros. Para comprovar isso, a reportagem apresenta exemplos como o acesso universal e gratuito aos antiretrovirais e o financiamento de 95% dos transplantes realizados no Brasil. Dentre outros assuntos, esta edição traz uma entrevista com a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tania Araújo-Jorge, que fala sobre a importância de se colocar as doenças negligenciadas na agenda de pesquisa em saúde no país.

Leia a edição de abril da Radis (http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/index.html)

Mobilização contra Dengue neste sábado dia 02-04-2011

Grande mobilização de todas as unidades de saúde da SMSDC contra a dengue neste sábado

Milhares de pessoas estarão reunidas neste final de semana na cidade do Rio de Janeiro em uma grande mobilização contra a dengue. Acompanhe as informações em tempo real pela

http://otics-rio.blogspot.com

Saúde dos africanos é tema de peça no Rio

Montagem teatral “Sangue Ruim” entrará em cartaz a partir de 01/04, no Museu da Vida. Entrada franca


Pesquisa científica e teatro se misturam no Rio de Janeiro. A montagem teatral “Sangue Ruim” estará em cartaz a partir de 01/04, no Museu da Vida, na Fiocruz. Com texto de Paul Sirret, a peça acompanha a história de Clare, uma britânica que coordena um estudo na África com mulheres grávidas portadoras do vírus HIV, e Patrice, um africano que se aproxima de Clare para estudar inglês. O contraste entre as origens e a trajetória dos personagens serve de base para a narrativa. A peça será apresentada as terças e quintas-feiras em dois horários: 10h30 e 13h. No dia da estreia, “Sangue Ruim” se apresenta, excepcionalmente, às 14h. Entrada franca.

Saiba mais no endereço: www.museudavida.fiocruz.br

Abertas as inscrições para mestrado em Vigilância em Saúde na Região Leste do Rio

Curso espera formar um quadro técnico qualificado para a produção de novos conhecimentos e inovações nessa região


Estão abertas até 01/04 as inscrições para o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), o curso espera formar um quadro técnico altamente qualificado, e com condições bastante favoráveis à produção de novos conhecimentos e inovações na área de Vigilância em Saúde nessa região. Ao todo, serão oferecidas 25 vagas.

Saiba mais no endereço: www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
Abril 2016 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930