Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Saiba como prevenir doenças causadas pelo contato com água de chuvas e enchentes

Saiba como prevenir doenças causadas pelo contato com água de chuvas e enchentes

Informações sobre higiene e limpeza, cuidados com o consumo de água, acidentes com animais peçonhentos e o período de incubação de doenças são algumas das recomendações importantes para o cidadão


Os brasileiros têm acompanhado através dos noticiários o desastre natural causado por fortes chuvas e enchentes no sudeste do País, principalmente, no estado do Rio de Janeiro. Para orientar à população sobre como evitar doenças transmitidas pela água, a coordenação de informação estratégica em vigilância em saúde, da prefeitura do Rio de Janeiro, acaba de divulgar algumas medidas para prevenir doenças como hepatite A, leptospirose, febre tifóide e outras, recorrentes em pessoas que entraram em contato com água de chuvas e enchentes. Informações sobre higiene e limpeza, cuidados com o consumo de água, acidentes com animais peçonhentos e o período de incubação de doenças são algumas das recomendações importantes para o cidadão. O alerta é para redobrar os cuidados no mês de janeiro, quando há maior ocorrência de fortes chuvas e enchentes, na região sudeste do País.

Nestas situações, o momento crítico é justamente quando ocorre a diminuição das chuvas, pois há uma redução no nível da água e a lama tende a acumular uma grande quantidade de microorganismos. Ao entrar em contato com a água contaminada, a população fica sujeita a adquirir doenças como diarréia, febre tifóide, hepatite A, entre outras. Neste caso, a população afetada deve ficar sob vigilância até 45 dias após o contato com a água contaminada e, caso apareça algum sintoma como febre, dor de cabeça, vômito, dor no corpo e diarréia, a Prefeitura do Rio recomenda procurar imediatamente um serviço de saúde para a realização de uma avaliação médica.

Confira um quadro com as principais doenças e o período de incubação:

Doença:

Período de incubação:

Diarréia

Depende do agente etiológico

Febre tifóide

1 a 3 semanas (em média 2 semanas)

Hepatite A

15 a 45 dias (em média 30 dias)

Leptospirose

1 a 30 dias (em média 5 a 14 dias)

Para encontrar a unidade de saúde mais próxima, basta acessar o site: www.saude.rio.rj.gov.br ou ligar para o Telessaúde (telefone: 3523-4025). No caso de acidentes com animais peçonhentos, o cidadão deve procurar o Hospital Municipal Lourenço Jorge, localizado na Av. Ayrton Senna, nº 2000, na Barra da Tijuca (RJ). O telefone para contato é 21 3325-0475.

O que fazer na hora da limpeza?

Para fazer a limpeza dos locais afetados pelas chuvas o cidadão deve tomar alguns cuidados para não contrair doenças. Neste sentido, a população deve utilizar botas de cano alto ou botinas com perneiras, assim como luvas de raspa de couro ou mangas de proteção. Caso o cidadão não tenha esses equipamentos, recomenda-se a utilização de sacos plásticos duplos para proteger as mãos, braços, pés e pernas.

Confira algumas dicas para um consumo de água seguro:

 1- Toda água para consumo deve ser primeiramente filtrada com coador de papel, pano limpo ou um filtro doméstico;

 2- Em seguida, a água deve ser fervida. Somente com a fervura da água, serão eliminados vírus, bactérias e parasitas causadores de doenças. Caso não seja possível ferver a água, recomenda-se utilizar água sanitária: para cada litro de água, adicione 2 (duas) gotas de água sanitária e deixe descansar por 15 minutos;

3- Mantenha os recipientes para armazenamento de água sempre limpos e bem fechados.

E os alimentos?

Os alimentos também merecem destaque na lista de cuidados a serem tomados neste período. A contaminação acontece justamente no contato com a água contaminada. Para o cidadão consumir alimentos com segurança, a Prefeitura do Rio dá dicas como: os alimentos devem ser selecionados antes de serem consumidos; qualquer alimento que tenha tido contato direto com a água contaminada deve ser descartado; lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos e depois de manipular alimentos crus (carnes, frutas, verduras e legumes); e lavar e desinfetar todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos com sabão e água.

E não se esqueça de dar um destino adequado para o lixo.  Não jogue lixo em esgotos, córregos e terrenos baldios, pois além de atrair roedores, dificulta o escoamento da água, o que causar ainda mais inundações.

 

 

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
Junho 2016 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930