Você está aqui: Página Inicial / Clinica da Família / Apresentação

Apresentação

O Programa Saúde Presente marca o início de uma nova fase para o atendimento de saúde do carioca. Este novo modelo de saúde tem como objetivo focar as ações nos Cuidados Primários de Saúde, trabalhar a prevenção, a promoção da saúde e realizar diagnóstico precoce de doenças, através da implantação das Clínicas da Família.

As Clínicas da Família representam um marco na reformulação da Atenção Primária e na gestão do cuidado no município do Rio de Janeiro, sendo prioridade da gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) na consolidação da Estratégia de Saúde da Família.

As Clínicas possuem de três a nove equipes de Saúde da Família e de uma a quatro equipes de Saúde Bucal. A equipe  de Saúde da Família é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico em enfermagem, 6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 1 Agente de Vigilância em Saúde (AVS) e a equipe de Saúde Bucal é composta por 1 cirurgião-dentista, 1 técnico em saúde bucal (TSB) ou 1 auxiliar de saúde bucal (ASB) e é responsável pelo acompanhamento de 3.450 habitantes.

As Clínicas da Família proporcionam um atendimento de melhor qualidade, mais próximo ao cidadão, com aumento da resolutividade do atendimento local, através da coleta diária para os principais exames laboratoriais, realização de ultrassonografia, Raio X e eletrocardiograma.

Desta forma, será possível melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil, a qualidade de vida da população, e conseqüente redução do fluxo de pacientes nas grandes emergências do município, na medida em que aumentará a medicina preventiva, diminuindo internações, consultas e exames.

Até 2012 serão construídas 70 Clínicas da Família, ampliando para 35% a cobertura da Saúde da Família no município do Rio de Janeiro.

As Clínicas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 20h, e aos sábados, de 9 às 12h.

 

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Março 2024 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31