Você está aqui: Página Inicial / Ajuda / Tutorial das Comunidades de Práticas

O que é a Plataforma para Comunidades de Prática CoPPLA?

 

A plataforma para Comunidades de prática CoPPLA possibilita a criação de espaços para comunidades de prática, onde é possível compartilhar conhecimento, ideias e experiências. Comunidades de Prática são grupos de pessoas interessadas em aprimorar suas competências em um domínio específico, aprendendo de forma colaborativa e social.
CoPPLA é desenvolvido em Python/Zope/Plone e funciona como uma extensão de um portal plone. Um portal plone pode funcionar sem as comunidades, mas as comunidades do
CoPPLA não funcionam sem estar dentro de um portal Plone.
A tecnologia Zope/Plone, mais especificamente, faz referência a duas coisas: primeiramente, o Zope1, que é um servidor de aplicativos web usado para criar sites e sistemas na linguagem de programação Python2 .
O Plone3 é um sistema de gerenciamento de conteúdos que funciona juntamente com o Zope, e segue a mesma regra das comunidades: o Zope pode funcionar sem Plone, mas o Plone não funciona sem Zope. O que o Plone faz é extender as funções do Zope, dando mais facilidade para a criação de um site onde múltiplos usuários possam ter papéis diferentes e possam realizar tarefas diferentes, com foco na criação, publicação e gerenciamento de conteúdos (documentos, notícias, imagens, etc).
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930